TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens comercio internacional

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

1.Por que as nações participam do comércio internacional?

As vantagens nos países para o comércio internacional estão na entrada e saída de mercadorias, tanto na entrada de produtos variados que atendam as necessidades do país como a saída de produtos que atendam a necessidade de outros países, com o objetivo de obter vantagens econômicas com produtos internos no mercado internacional, tornando-se assim mais competitivos internacionalmente e elevando o bem-estar da sociedade. Também, participando do mercado internacional, os países podem receber a entrada de novos mercados, de forma a aquecer o mercado e trazer maior competitividade também internacionalmente.

2.Hoje o Brasil tem uma participação de 1,3% das exportações mundiais. Há espaço para o Brasil ampliar esta participação? Quais as oportunidades e possibilidades de ampliação da participação do país no comércio internacional?

Atualmente o Brasil tem maior participação no mercado internacional em commodities e produtos agrícolas, sendo que o país tem poucos produtos de alto valor agregado, não gerando aumento significativo nas exportações mundiais. A possibilidade de ampliação seria tanto em maiores investimentos na exportação brasileira com incentivos governamentais, como tem se mostrado prioridade pelo MDIC, e não somente a desvalorização cambial, que mesmo com a depreciação do real não traz um aumento significativo para as exportações, como informações da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

As dificuldades de entradas de novos mercados no Brasil impedem a melhoria dos setores nacionais em buscar mais competitividade e qualidade nos produtos, pois o país ainda está caminhando para novos conhecimentos e técnicas para tornar-se mais competitivo. Portanto, acredito que maior investimento também nos setores de educação é de suma importância para termos pessoas mais bem preparadas para o crescimento econômico do país e de sua participação no mercado internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (745.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com