TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSOLIDAÇÃO: ORIENTAÇÃO PARA OS PRIMEIROS PASSOS DA VIDA CRISTÃ

Por:   •  7/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

AULA 1

CONSOLIDAÇÃO: ORIENTAÇÃO PARA OS PRIMEIROS PASSOS DA VIDA CRISTÃ

Consolidar significa tornar sólido, seguro, firme.

  1. - VOCÊ NASCEU DE NOVO

. O que é o novo nascimento?

Sinônimo da aceitação do sacrifício de Jesus, o que nos acrescenta a vida de Deus á nossa vida natural, e esta experiência denomina-se regeneração (2ºCor.5:17), inclui-se o perdão dos pecados, purificação, santificação, justificação, libertação da escravidão e a regeneração e o propósito de Deus é que recebamos sua vida dentro de nós para realmente nascermos de novo e afirmarmos sermos filhos dele. E como todo filho traz a natureza dos pais biológicos, assim nós trazemos a vida e a natureza de Deus após a transformação de criaturas para filhos. Alegre- se pois agora você é um filho de Deus com todos os direitos que essa posição lhe confere. O novo nascimento ou regeneração é a entrada da vida de Deus em você, primeira experiência na vida cristã, o início para um crescimento em Deus, vamos compreender melhor como isso aconteceu.

COMO VOCÊ ERA ANTES DO NOVO NASCIMENTO

A experiência do novo nascimento envolve quatro aspectos:A natureza, o coração, o espírito do homem, e a vida de Deus.

Veja Jeremias 17:9

. Coração (Natureza): É o ser interior da pessoa que abrange desejos, sentimentos e pensamentos que não pode se transformar sozinho, sendo o único remédio á graça de Deus. (Ezequiel 11:19-20).

  • . Coração: Seu coração era duro como pedra, endurecido, rebelde, insensível às coisas de Deus. (Ezequiel.32:26)
  • . espírito: O seu espírito estava morto para Deus, estava impedido de sintonizar-se com Deus. (Gálatas 5:19-21)
  • . Separado da vida de Deus: Natureza de um ser não regenerado é corrupta e endurecida a voz de Deus e a do Espírito santo. (Efésios 4:18)
  1. - COMO OCORREU O NOVO NASCIMENTO

  • . O Espírito Santo o iluminou, fazendo perceptível que a natureza anterior (corrupta e rebelde) é desagradável aos olhos de Deus e o conscientizou da sua condição espiritual.
  • . Seu coração foi quebrantado diante de Deus, e o Espírito Santo o fez enxergar seus pecados contra Deus e os homens, por causa desta luz nosso coração humilha-se diante de Deus.

. Seu espírito compungido e contrito, devido o arrependimento do seu coração

. Você recebeu a vida de Deus dentro de si em seu espírito, vida que Deus queria que o homem provasse lá no jardim do Éden, porém o homem pecou ao desobedece-lo. (Gênesis 3:24)

O homem não pode ter a vida de Deus em si, então ele mandou Jesus para derramar o seu sangue na cruz, abrindo caminho para a vida eterna. Mediante isto ao recebermos a Jesus, recebemos contrição, arrependimento e fé, recebemos a vida de Deus em nós. (1º João 5:11)

  1. – QUEM VOCÊ SE TORNOU APÓS NASCER DE NOVO

. Você é ciente da natureza má, mas não confia nela e não deixa dominar-se por ela.

. Você recebeu um novo coração, não guia-se segundo a natureza antiga mas anseia pelas coisas espirituais e está de coração aberto a voz de Deus para a obediência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com