TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidadania Cristã Participativa

Por:   •  4/5/2020  •  Artigo  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2]

[pic 3]

Conselho Estadual de Diretores do Paraná.

Rua Francisco Nunes, 1218 - Prado Velho - Curitiba - PR.

41 | 3213-3100

[pic 4]

SUMÁRIO

PALAVRA DO PRESIDENTE.        03

PALAVRA DO CONSELHEIRO...        04

01 - A CIDADANIA MOLDADA PELA PALAVRA DE DEUS – Part.1:.        05

02 - A CIDADANIA MOLDADA PELA PALAVRA DE DEUS – Part.2:.        07

03 - A CIDADANIA MOLDADA PELA PALAVRA DE DEUS – Part.3:.        09

04 - A CIDADANIA MOLDADA PELA PALAVRA DE DEUS – Part.4:.        11

Palavra do Presidente

O propósito deste material é a conscientização e valorização dos assuntos que serão alvo de nossas próximas reuniões com nossos grupos pequenos.

Aproximamo-nos de um momento muito especial.

A carta aos Romanos é considerada como um dos maiores tratados teológicos de todos os tempos, porque nela aprendemos como a Igreja do Senhor deve atuar em toda a terra.

Neste tratado vemos a expectativa de comportamento para cada membro do Reino de Deus, e isso reflete diretamente na sociedade, transformando ambientes e construindo novas consciências de relacionamento.

Paulo conceituou aqueles que serviram com muito amor no meio do povo de Deus na igreja primitiva como um serviço ao Senhor, já que era realizado PARA O BEM DE TODOS.

Somos cristãos em toda parte, a qualquer momento. A vida cristã não se dissocia da vida prática. Logo, levamos nossos valores e princípios para toda a vida, no trabalho, no passeio familiar, nas férias, e na política.

Deus, nosso Pai, nos santificou integralmente, logo nossa vida cristã também deve ser vivida e exercida na totalidade, inclusive como aspiração missiológica enquanto igreja, preocupando-nos com o TODO do ser humano.

Devemos ser estimulados a uma consciência politizada com vistas a participar efetivamente dos processos políticos, promovendo profunda transformação social a partir da conscientização de nossos deveres como cristãos atuantes no Reino de Deus.

Não há mais espaço para a omissão, precisamos provocar um avivamento político e social, envolvidos na cidadania cristã participativa, em nossas Cidades, Estada e Nação.

Pr. Irineu Rodrigues                                                                                                  

 Presidente CED-PR

Palavra do Secretário de Cidadania

Cidadania é a palavra da moda. O termo está presente na mídia e redes sociais, mas erroneamente é considerado por muitos como sinônimo de eleição. A verdade é que cidadania é algo muito maior do que exercer o direito de votar. Na verdade, está relacionada ao exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais de um individuo. O fato é que exercer com plenitude a cidadania é assumir uma postura participativa na sociedade.

Mas como se dá isto? Em nosso dia a dia, na escola dos nossos filhos e netos, nos conselhos municipais e estaduais, nas associações de moradores. E nós, cristãos, temos o exemplo de Jesus Cristo para levar e propagar nesses locais. Temos compromisso com a vida, à família e a sociedade. Fomos criados por Deus para adorá-lo, para vivermos juntos e para sermos cidadãos zelosos pelo mundo em que vivemos.

E Deus nos chama a construir uma sociedade onde todos tenham lugar, onde haja o suficiente para que todos possam viver com alegria, dignidade e cuidado mútuo. A igreja, que somos nós, deve expressar esse cuidado divino na sociedade. Por isso, não podemos cruzar os braços diante das dificuldades. Precisamos também participar, orando ao Senhor pela nação e pelos governantes, para que tenham compromisso com os valores da família, a justiça e a democracia.

Precisamos nos mobilizar a sociedade para a construção dessa cidadania participativa, que busca a justiça, que celebra a verdade e prioriza a superação da discriminação, da pobreza e do mau uso dos recursos públicos. Que dá bons exemplos, que respeita e cuida bem das pessoas, em especial das crianças e idosos.

Que o Espírito Santo nos conceda a graça de ver a nossa juventude em busca do Evangelho, a nossa igreja vivendo os valores do Reino e a nossa sociedade cada vez mais participativa, trilhando o caminho da justiça e do bem estar comum, a fim de que todos sejam marcados pelo temor a Deus.

Pr. Gilson de Souza

Secretário de Cidadania-PR

Parte 1/4

A CIDADANIA MOLDADA PELA PALAVRA DE DEUS:

QUEBRA GELO 01:

Dinâmica da: UNIÃO e CONFIANÇA.

Montar um caminho com vários obstáculos (pode ser cadeiras, caixas, sapatos), para realizar a dinâmica.

Uma pessoa terá os olhos vendados. A pessoa com os olhos vendados deverá passar pelos obstáculos.

Objetivo:

As pessoas que estão sem as vendas, não poderão deixar a pessoa com as vendas nos olhos esbarrar nos obstáculos. Elas terão que fazer a outra pessoa sentir confiança nela e chegar ao final da prova.

Reflexão:

Quando estamos unidos com o mesmo objetivo chegaremos ao final e venceremos juntos todos os obstáculos.

MENSAGEM 01:

Ao longo dos tempos os cristãos tem se posicionado de forma apática no tocante ao compromisso de cidadania, por essa razão convém refletir e, sobretudo resgatar o grande exemplo de Jesus e os ricos ensinamentos bíblicos, para em fim, podermos exercer com excelência a nossa cidadania cristã.  

I – Exerça sua cidadania com ética pessoal:

“Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herança” Salmos 33.12.

PRINCÍPIOS DE DEUS QUE DEVEM REGER A POLÍTICA.

1. O povo de Deus precisa ter critérios claros na escolha de seus representantes– Dt 17:14-20

Pessoas apontadas por Deus e não pessoas estranhas.

Pessoas que não se dobrem diante da sedução do PODER, SEXO, DINHEIRO.

O PERFIL DE UM POLÍTICO SEGUNDO OS PRINCÍPIOS DE DEUS.

1. Vocação.

 Há pessoas dotadas e vocacionadas para o poder público. Uma pessoa está credenciada para ser um bom candidato guando é exemplo. Exemplo: José do Egito – Sempre foi líder em casa, na casa de Potifar, na prisão, no trono.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (339.1 Kb)   docx (93.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com