TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Etica Cristã

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  1.313 Visualizações

Página 1 de 8

Segundo Envio: Leia o capítulo 03 e 04 da Apostila e responda:

Para o escritor Norman Geisler e para o teólogo Tomás de Aquino, existe uma gradatividade entre os vícios e pecados (nem todos os pecados são iguais).

1) Que textos bíblicos podem ser apresentados para fundamentar esta tese?

Eu destaco Levítico 1 ao 7 onde trás os diferentes tipos de pecados que o povo de Israel praticava e havia diferentes tipos de sacrifícios para que os seus pecados fossem perdoados, sacrifícios de animais. Se todos os pecados fossem iguais, por que Deus não estabeleceu um só sacrifício para todos eles. Isso já desmonta a teoria de que Deus considera que todos os pecados com a mesma proporção. Cada pecado diferente, um sacrifício diferente.

2) O documentário brasileiro chamado BAGATELA apresenta uma mulher extremamente pobre sendo punida pelo roubo de dois queijos que subtraíra para levar aos filhos. Pode-se dizer que este tipo de roubo tem a mesma gravidade que aquele cometido por líderes religiosos de comunidades onde não há tesoureiros específicos, e que por isso, roubam dinheiro dos dízimos e ofertas da comunidade? Por que?

Roubo é roubo, mas quando se trata de um líder religioso envolvido em roubar os dízimos e as ofertas é muito grave. A mulher está desesperada em poder alimentar os filhos e esse desespero acaba fazendo com que ela não tenha consciência do certo e o errado e sem se preocupar com a consequência. O líder religioso deveria ser a única pessoa que não deveria tomar uma atitude de roubar os dízimos e as ofertas, pois ele tem consciência de que é certo e errado e que roubar não é a melhor solução. Ele sabe que os dízimos e as ofertas são para manter a casa de Deus. Então para mim os líderes religiosos que roubam o dinheiro dos dízimos e das ofertas é muito mais grave.

3) Existem crimes cometidos por pessoas de alto poder aquisitivo, e que no Brasil muito raramente são punidos. Outros, cometidos por pessoas de baixo poder aquisitivo, que dificilmente escapam do Judiciário. Com essa consciência, é coerente afirmar que o único fato que diferencia um erro de outro são as suas consequências?

Há diferença na condução de ações envolvendo pessoas com maior poder aquisitivo, com dinheiro para pagar bons advogados, e aquelas relacionadas aos pobres negros e pessoas sem conexões. As pessoas são tratadas de forma diferente de acordo com seu status, sua cor de pele e o dinheiro que têm. Tudo isso tem um papel enorme no sistema judicial e especialmente na impunidade. Prevalece uma proximidade antiética entre advogados poderosos e juízes, o que acaba desequilibrando a prestação de Justiça. Essa pessoa poderosa pode contratar um advogado poderoso com conexões no Judiciário, que pode ter contatos com juízes, sem nenhum controle do Ministério Público ou da sociedade. E depois vêm as decisões surpreendentes: uma pessoa de alto poder aquisitivo acusada de cometer um crime é deixada em liberdade.

4) Se o Poder Legislativo de um País elegesse a teologia para orientar a criação do Direito Penal, o que a teologia poderia dizer em relação à gradatividade das penas entre um crime e outro? As penas deveriam ser todas iguais, independente do tipo de crime cometido (a mesma pena aplicada para estupradores e assassinos violentos deveria ser aplicada para que vendesse DVD`s piratas)?

Diria que a pena que é aplicada para um estuprador ou assassino tem que ser mais severa do que aquele que comete o crime com vendas de DVD’s piratas. O estuprador e o assassino utilizam de métodos que a meu ver são mais violentos e que acabam levando a morte. São crimes mais bárbaros. O que já tira qualquer duvida sobre como as penas deveriam ser diferentes. O vendedor de DVD pirata, esta cometendo um crime de pirataria e venda ilegal. Deve pagar pelo crime sim, mas não se deve comparar um com o outro. Para cada crime deve haver uma sentença especifica.

5) Que Argumento de Tomás de Aquino você considerou mais importante?

O argumento onde ele fala sobre a questão: A gravidade do pecado varia de acordo com o seu objeto? Tomás de Aquino diz que a finalidade do pecado é o que o torna pior. Pois se comparar alguém que mata com alguém que rouba, com certeza o homicídio vai trazer um sofrimento maior para os familiares da vitima. O objeto roubado pode conseguir comprar outro, mas a vida tirada pelo assassino, essa não volta.

Leia o capítulo 05 da Apostila. Após isto, responda aos problemas abaixo:

O escritor Norman Geisler fornece um paradigmático caso ético que deve ser analisado cuidadosamente antes da pronúncia de qualquer juízo de valor.

Na Segunda Guerra Mundial, milhares de mulheres foram levadas cativas para campos de concentração, tanto da parte dos alemães quanto da parte dos russos. Destes, muitas jamais voltaram para suas casas, mesmo após a guerra ter terminado. Sabendo destes fatos, considere:

“Certa mãe alemã de dois filhos foi presa pelos russos perto do fim da Segunda Guerra Mundial. As regras da sua concentração de prisioneiros na Ucrânia permitiram sua soltura para a Alemanha somente mediante a gravidez; neste caso, seria devolvida como uma responsabilidade dispendiosa. A mulher pediu que um guarda amigo no acampamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com