TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Existência de Deus

Por:   •  20/5/2018  •  Tese  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

A Existência de Deus

. Então disse Moisés a Deus: Eis que, quando vier aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós Ex 3.13 - 14

Moisés tinha uma missão maior do que apenas libertar o povo do Egito, ele tinha que fazer o povo acreditar em Deus novamente, comprovar a sua existência e sua presença e convence-los de que Deus o havia enviado até eles para podê-los libertar do cativeiro egípcio, só que como qualquer pessoa normal ele se deparava com um problema o fato das pessoas não acreditarem nele por quem ele era.

Como fazer com que as pessoas em plena crise acreditarem que exista (existência) um Deus poderoso que lhes quer fazer o bem? E ainda lhes dizer que aquele Deus sempre esteve como seu povo?

1º Passo de Moisés– Quem eu sou?

 

Moisés era um desconhecido para aquele povo já havia quarenta anos que ele tinha saído do Egito fugindo para o deserto. Uma coisa impressionante é que, Deus falava diretamente com Moisés naquele momento no monte Horebe através da sarça ardente e mesmo assim Moisés temia ir. O monte se encontra no deserto na Península do Sinai, 2.215 MT de altura, 10 km de caminhada até o alto, só existe uma única fonte de água em toda essa trajetória, chove de uma a duas vezes por ano. Segundo a história o que atraiu Moisés aquele lugar foi à vegetação que era mais verde do que em outros lugares. Acreditava-se que Deus morava ali.

Deus nos criou a sua imagem e semelhança

Imagem- Deus é Espírito e não é formado por um corpo como nós. A imagem significa aquilo que se reflete e se transmite. Era para o homem transmitir paz, serenidade e para tudo aquilo que estava ao redor do homem sentir bem com a presença dele. A imagem de Deus está ligada à nossa natureza moral, intelectual e espiritual. O homem foi criado para conhecer, amar e servir a Deus. Esta imagem é que nos dá o conhecimento de Deus e nos faz buscar a comunhão com Ele.

Semelhança – A semelhança com Deus está ligada ao caráter divino, como justiça, pureza e principalmente a inteligência.

Existem três tipos de classe de atributos de Deus, o primeiro é definição: aquilo que define quem Deus é ao qual Ele pode ser distinguido e identificado. O segundo tipo é classificação aqueles que só pertencem a Deus e aqueles que se estendem ao homem em um sentido limitado, sendo incomunicáveis e comunicáveis. O terceiro é descrição, atributos que não estão relacionados a mais nada no universo dizendo respeito á natureza intimam de Deus.

1º Grupo - Simplicidade – Unidade - Infinitude:

2º Grupo - Justiça – Amor – Verdade – Liberdade – Santidade

3º Grupo - Eternidade – Imutabilidade – Onipresença – Soberania – Onisciência - Onipotência

2º passo de Moisés - O que atemorizava Moisés?

A - Moisés não se sentia capaz

Quando lemos a resposta de Moisés a Deus nós vemos isso. Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? Ex 3.11. Segundo a cultura egípcia Moisés tinha no mínimo doze tipos de faculdade diferentes, pois foi criado como filho da filha de Faraó, sendo preparado assim para assumir uma liderança. Quando Moisés fugiu do Egito ele se achava bem capaz, pois estava julgando seus irmãos hebreus Ex 2.13, depois de ter passado quarenta anos no deserto aprendeu com Deus e viu que não era ninguém e precisava do amparo de Dele.

B - Moisés temia ser reconhecido

Quando Deus manda Moisés ir ele pergunta a Deus o que ele diria quando os filhos de Israel chegassem até ele e perguntassem o seu nome, afinal foi embora dali foragido alguém com certeza o reconheceria e como poderia um foragido ser um enviado do Senhor. Então disse Moisés a Deus: Eis que, quando vier aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Ex 3.13. Deus mandou Moisés somente dizer que ele estava indo em seu nome, não precisando se preocupar com quem ele era e sim com quem, estava enviando ele até ali. Moisés somente chegou até o povo e disse que o EU SOU me enviou a vós. Frequentemente, os nomes na Bíblia representam o caráter de uma pessoa. A Bíblia diz em Gênesis 32.27-28 Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido. Moisés temia, mas Deus disse que estaria com Ele, e que ele não deveria temer, pois a partir daquele dia esse nome seria um memorial eterno de geração em geração. Moisés tinha a segurança de saber de que Deus estava com ele. Deus revela a Moisés quem Ele é declarando as suas características e atributos, implicando assim a sua absoluta existência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (222.7 Kb)   docx (478.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com