TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Família E A Vida Sacramental

Por:   •  13/8/2023  •  Ensaio  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 5

A Família e a vida sacramental

Leitura para meditar - Mc 5, 25-34

     Deus nos criou livremente para participarmos da sua vida bem-aventurada e nos convoca para a unidade da sua família que é a Igreja. Ele nos quer família como também Ele é família, e nos convida para que nos tornemos, no Espírito Santo, seus filhos adotivos.

     Se a finalidade de cada homem e mulher, inseridos numa família humana, é alcançar a bem-aventurança eterna, então não pode ser outra a finalidade da família senão preparar-se para, um dia, ser uma só e grande família no Reino dos Céus. Deus, que está sempre perto nos ajudando a encontra-Lo, conhece-Lo e ama-Lo, dispôs de todos os meios necessários para que a família alcance a sua finalidade.

    Nicodemos, diante do mistério da ação de Deus, mas sem entender o que dissera Jesus sobre renascer da agua e do Espírito, Lhe perguntou: “Como se pode fazer isso? ”. Nós hoje, diante do mesmo mistério, poderíamos lhe perguntar: Como pode a minha família se preparar, aqui nesta vida, para a Eterna Felicidade? Como é, Senhor, que vais nos alimentar, curar, perdoar, fortalecer, consolar...?   Como estará conosco todos os dias até fim dos tempos? Como nos dará o Teu Espirito Santo?  Nos Sacramentos, diz a Igreja. 

“Sentado à direita do Pai e derramando o Espírito Santo sobre o seu corpo que é a Igreja, Cristo age agora pelos sacramentos, que instituiu para comunicar a sua graça. (CIC 1084)

São Leão Magno diz que “O que era visível no nosso Salvador passou para os seus sacramentos”, e vemos claramente a ideia da ação dos Sacramentos na figura da hemorroísa (Mc 5, 25-34), curada ao tocar a orla do manto de Jesus. Os Sacramentos “São como que forças que saem do Corpo de Cristo para curar as feridas do pecado e para nos dar a vida nova do Cristo" (CIC 1116), portanto, é o próprio Jesus quem nos toca e nos transmite Sua graça em cada um dos sacramentos.

    Instituídos por Cristo e entregues à Sua Igreja os Sacramentos são necessários para a nossa Salvação, pois para estar em comunhão com Cristo é preciso ter vida sacramental, isto é, frequência nos Sacramentos.

O fruto da vida sacramental é que o Espírito de adoção deifique os fiéis, unindo-os vitalmente ao Filho único, o Salvador. ” (CIC 1129)

    Papa Francisco ensina que “O sacramento não é um rito mágico, mas um encontro com Jesus Cristo”.

É fundamental compreender que a importância deste encontro com Jesus (nos Sacramentos) é necessário à nossa salvação, pois o Papa diz que não se trata apenas da necessidade de receber os Sacramentos, mas também da forma como nós os recebemos.  Diz São Paulo, advertindo os fiéis sobre o zelo da vida sacramental que “Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação”, (I Cor 11, 29) e São Pio X, confirmando as palavras do Apóstolo, diz de maneira muito clara que os que não recebem os Sacramentos ou os recebem sem a devida preparação, “ tornam inútil para si próprios a morte de Jesus Cristo”.

Olhemos para os santos Sacramentos com a fé da Igreja, pois deles nos vem tudo que o cristão precisa para ser sal da terra e luz do mundo. Seus frutos, ação do Espirito Santo em nossas almas, devem saltar aos olhos da sociedade para que “vejam nossas boas obras e glorifiquem o Pai que está nos céus”, mas é dentro de casa o nosso primeiro lugar de testemunhas deste encontro com o Cristo Ressuscitado.

Como tenho crido nos Sacramentos?  Como os tenho recebido?  Onde estão seus frutos?

De uma forma concreta, como a minha família e a sociedade se beneficiam destes meus “encontros com Jesus“ nos Sacramentos? Como está minha família e a sua vida sacramental?

Os Sacramentos

“Cristãos, se vocês fossem incorpóreos, os dons de Deus para vocês também o seriam; mas como suas almas estão unidas aos seus corpos físicos, Deus quis apresentar-se por meio dos dons sensíveis...”

 (São João Crisóstomo, 344 - 407 d.C.), bispo e doutor da Igreja

Diz o santo que como vivemos num mundo físico, Deus manifesta sua Graça por meio de sinais físicos (sensíveis): os Sacramentos.

O que é Sacramento?

Sacramento é um sinal sensível e eficaz da graça, criado por Jesus Cristo e confiado à Igreja, para santificar as nossas almas, perdoar nossos pecados, nos comunicar a Sua graça, e infundir e aumentar em nós as virtudes da fé, da esperança e da caridade.

São eficazes porque neles age o próprio Cristo; é Ele quem atua em seus Sacramentos a fim de nos comunicar a Sua graça. Por exemplo, no Batismo, o ato de derramar a água sobre cabeça da pessoa, e as palavras: “Eu te batizo”, isto é, eu te lavo, “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, são um sinal sensível do que o Batismo opera na alma, porque assim como a água lava o corpo, assim a graça, dada pelo Batismo, pela ação de Cristo, purifica a alma do pecado.

 

Por que Jesus instituiu os Sacramentos? 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (199.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com