TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO AO FENÔMENO EDUCATIVO

Por:   •  4/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO FENÔMENO EDUCATIVO

PROFESSORA: DERLANGE BELIZARIO

ANA VITÓRIA CARNEIRO DE CARVALHO

Atividade sobre o filme "A onda "

1. A partir da frase “disciplina é poder” identifique as diretrizes adotadas no filme;

Tendo em vista que a frase em questão norteia o movimento autocrata seguido pelo grupo “a onda”, as diretrizes adotadas envolviam o poder na mão de um único líder, o qual definia as regras a serem seguidas pelo grupo, a disciplina, a união e a intolerância a opiniões contrarias às do grupo.

2. Que métodos o grupo utiliza para perpetuar a identidade da  “Onda”?

Eles iniciam com a padronização de um uniforme, de forma a garantir a identidade visual do grupo, seguida pela definição de uma logo, símbolo que foi espalhado por toda a cidade como uma tentativa de “dominação” e marcação de território.

3. Quais as semelhanças que consegue apontar entre a situação proposta no filme e diversos aspectos do mundo contemporâneo?

Nesse sentido, diversos pontos podem ser destacados. Algo bastante semelhante com a contemporaneidade é a intolerância, que se manifesta na sociedade de diversas formas, quando indivíduos ou grupos não aceitam opiniões contrarias e passam a agir de forma violenta ou excludente. É fácil relacionar a conduta do grupo com o atual cenário de fanatismo político, onde pessoas se vem obrigadas a escolher um lado e, consequentemente, entrar em guerra com o outro, apenas por divergências de opiniões.

4. Diferencie autocracia x  anarquia e autoritarismo x democracia.

A autocracia é o regime politico em que o poder se concentra nas mãos de um líder, o qual dita as regras a serem seguidas pelo grupo baseado em suas próprias convicções. Nesse regime o que ocorre é uma doutrinação do grupo com base nas ideias do líder. A anarquia, em contrapartida, vai contra qualquer tipo de governo. Esse movimento defende que não haja nenhuma dominação ou hierarquia, de forma em que a sociedade seja organizada em acordo por todos os cidadãos.

O autorismo é uma forma de governo em que o líder detém poder absoluto e exerce este de forma a privar seus seguidores de qualquer liberdade de expressão. Esse sistema pode estar relacionado com o modelo de governo autocrata.

A democracia, por outro lado, é o regime que defende “o poder nas mãos do povo”, em que os cidadãos elegem seus próprios representantes, de forma a garantir que as decisões tomadas estejam de acordo com os interesses da maioria e que as liberdades sejam preservadas.  

5. Qual a sua opinião sobre o que viu no filme, fazendo uma analogia com o comer, a comida e o corpo, no mundo contemporâneo?

Tendo em vista que o filme evidencia um sistema de organização social em que nota-se certo autoritarismo, doutrinação, intolerância e exclusão, é possível relacionar esse cenário com diversas situações que envolvem a nutrição no mundo contemporâneo. Sabe-se que o ato do “comer” deve ser leve, espontâneo e saudável, entretanto, ainda se nota muito radicalismo nesse sentido. Algumas pessoas defendem a adoção de dietas extremamente restritivas e modelos radicais de estilo de vida e alimentação que tornam o comer um ato árduo e, em certos casos, traumatizante. Além disso, com a adoção das famosas “dietas da moda”, tornou-se comum a divulgação de cardápios que, além de restritivos, envolvem alimentos caros e inacessíveis para grande parte da população, o que acaba por gerar um cenário de exclusão e insegurança. Pode-se, ainda, fazer relação das diretrizes adotadas no filme com os padrões de beleza definidos pela sociedade, os quais, desde muito tempo atrás, definem um “modelo ideal” de corpo a ser seguido, que é responsável por diversos transtornos quando pessoas não conseguem se adaptar a tais, resultando em mais situações de opressão e exclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (87.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com