TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Autoatividade

Por:   •  1/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

AUTOATIVIDADE DO CAPITULO 1. (metodologia)

  1. De acordo com o exposto no capitulo, escreva com suas próprias palavras uma definição para ciência.

R.  Ciência significa conhecimento ou saber, adquirido através do estudo ou da prática de forma sistemática, baseado em método cientifico.

2- Escolha e apresente três tipos de conhecimento.

R. Conhecimento empírico é aquele conhecimento que adquirimos no dia-a-dia, com base na tentativa e erro, ou seja, o conhecimento adquirido através da observação, da experiência, do senso comum, dispensando a necessidade de comprovação científica. Empírico tem sentido de experiência cotidiana.

Conhecimento Científico:  é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. Para ser reconhecido como um conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria.

Conhecimento Teológico: O Conhecimento Teológico é um conjunto de verdades a que os homens chegaram, não com o auxílio de sua inteligência, mas mediante a aceitação de uma revelação divina. O objetivo do conhecimento teológico é provar a existência de Deus e que os textos sagrados foram escritos mediante inspiração divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis.

  1. Explique porque razões um pesquisador deve possuir um espirito científico e possuir ética.

R. Ter um espirito cientifico possibilita a orientação e criatividade da pesquisa e suas descobertas, a ética produzira uma pesquisa consciente.

4- Escolha e apresente as características de um tipo de raciocínio que pode ser adotado para desenvolver uma pesquisa?

R: Método dedutivo é a modalidade do raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter uma conclusão a respeito de determinadas  premissas(conteúdo), parte do geral para o específico, procura a todo custo confirmar hipóteses.

exemplo: premissa 1: todo homem é mortal;

premissa 2: Pedro é homem;

premissa 3: conclusão “Pedro é mortal”.

AUTOATIVIDADE DO CAPITULO 2. (metodologia)

  1. Qual a diferença entre pesquisa simples e aplicada?

R: Simples – tem como objetivo gerar conhecimentos novos que sejam uteis para o avanço da ciência. 
 Aplicada – tem o objetivo de gerar conhecimento para o avanço da ciência.

  1. Descreva como as pesquisas podem ser classificadas? 

R: Pesquisa exploratória: explora onde há dados limitados, desenvolve hipóteses, coleta dados.

Pesquisa Descritiva: tenta descobrir que, o que, onde, quando, uma pesquisa mais detalhada contem analise, interpretação, levantamento de dados.

Explicativa: pretende saber o porquê, tentando relacionar a teoria com a pratica.

  1. Como as pesquisas são classificadas segundo os seus procedimentos?

R: Documentação direta: os dados são extraídos do local onde ocorrem os fenômenos/fatos (pesquisa de campo, pesquisa de laboratório)

Documentação indireta: os dados são extraídos de fontes levantadas por outras pessoas, utilizando a pesquisa documental e  pesquisa bibliográfica.

  1. O que é planejamento de pesquisa e como pode ser realizado?

 R: Um planejamento de pesquisa é a estratégia para um estudo e o plano através do qual a estratégia deve ser desenvolvida, com todas as possibilidades possíveis, ações, objetivos e pode ser realizado com pré-projeto e projeto.

  1. Seguindo os passos do pré projeto elabore um pré-projeto contendo: o tema, a problematização, (com 5 perguntas com respostas), a delimitação (a escolha de uma pergunta) a hipótese.

Tema – Crianças, a igreja de hoje! –

A igreja deve proporcionar um trabalho de qualidade para o ministério infantil, criando oportunidades, um espaço especifico para elas se sentirem inseridas na igreja, desafios que gerem o crescimento espiritual, formando o caráter cristão dos pequenos, para que estes possam crescer entendendo o que é ser um discípulo de Cristo, tendo amor por almas, sabendo sua identidade.  

Problematização: A experiência das crianças com o evangelho verdadeiro é apenas superficial? Sim, quantas crianças que ao se tornarem jovens, não querem mais ir à igreja, devido uma infância má cuidada espiritualmente falando.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com