TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Universidade Luterana do Brasil Cursos de Computação

Por:   •  21/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ULBRA – Universidade Luterana do Brasil Cursos de Computação – ULBRA Canoas

                                 Cultura Religiosa    

 Prof. Orlando Konrad

Acadêmico: Paulo Pedrozo paulopedrozo@rede.ulbra.br

Atividade Resumo da Aula 15/10 - Elabore um resumo da aula de hoje. Deve ser feito com suas palavras, usando entre 12 e 15 linhas.

Na Aula do dia 15/10 foi falado sobre filme Lutero que levou ao assunto da Organização e progressão da Igreja na idade média pela questão do Poder (decretos e Leis), Poder do Dinheiro (Áreas de terras) e o Poder da Sabedoria (Controle da educação para os interesses da Igreja). Onde Igreja tinha várias divisões sociais (Camponeses, Artesãos, Burgues, Cavaleiros, Bispos, Duques, Condes, Viscondes e Papa, reis nos níveis mais alto). Os nobres podiam comprar posições (Títulos) sem mesmo ter instrução. Na época havia venda de Relíquias (Cabelos do João Bastista entre outros) que podiam ser comprados em uma feira acimas das escadarias, Bispo Henrique de Liege que tinha 65 filhos ilegítimos, os frades de São Teodardo criaram as ‘pernadas”( O direito da Primeira noite, a noiva que casava sua primeira noite ser com o senhor feudal na idade média) contas em um filme do Coração Valente.

“CONHECIMENTO CIENTÍFICO E REFORMA: NOVOS PARADIGMAS E SUAS INTERFACES COM A PÓS MODERNIDADE”,
- O contexto da reforma é dividido em dois movimentos, Centrípeto e Centrífugo.

Centrípeto é um movimento (ideias de fora pra dentro) – Fortalecimento das nações, Renascença, Artes, Humanismos pelos estudos com foco na educação, para ter também uma melhor interpretação da religião, Surgimento da imprensa que foi usado pelos monges, a decadência moral que Lutero vivenciou. Período de crise no período do séculos XIV e XV que afetou a teologia cristã medieval, Clérigos viviam de maneira escandalosa para a época, sustentando esposas e filhos e ressaltava a alta carga de impostos pagos neste período.

Centrifugo é um movimento (ideias de dentro pra fora) - Comercio mercantilistas, Evolução do transporte marítimo, novas descobertas e enfraquecimento do Feudalismo. Lutero descobre a salvação espiritual pela fé, venda das indulgências pelo João Tetzel assinada pelo Papa, Lutero propões a discussão das 95 teses, Excomunhão da igreja católica, Expansão para outros países da Europa, Rompimento da igreja católica, o qual cria uma nova religião e uma nova hermenêutica (interpretação) bíblica.

Relatado também as consequências destas mudanças, teve uma mudança a mentalidade do homem, aumento do individualismo como crença na capacidade de discernimento do indivíduo, implantação do pluralismo entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (234 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com