TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência Religião

Por:   •  15/10/2019  •  Artigo  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Fernanda Claudino Abicalaf  Lakoski

Resenha - desigualdade racial e desenvolvimento.

Analisando o capitulo 5:  do livro “ O Significado da Raça na Sociedade Brasileira” escrito pelo auto norte-americano Edward Teles, é evidente a estrutura sócio econômica do Brasil, mostrada pelo autor, dividida por “linhas raciais” em vários indicadores de condições sociais ( renda, educação, saúde). Assim os  “não brancos” aparecem  negligenciados em todos os índices e recebendo , em média,  menos que a metade dos brasileiros brancos desde os anos 70.

O autor expõe a desigualdade racial no Brasil e o compara com os EUA e, também à Africa do Sul, mostrando o país sul-americano semelhanças e diferenças com os dois países. Isso pelo contexto histórico semelhante das nações de marginalização social do negro. Teles destaca que a diferença entre as raças no Brasil é maior que nos EUA, pois a mobilidade de classe social para não brancos é mais difícil e pela distribuição de renda da população. O autor comenta que, Brasil é o terceiro país no ranking com maior índice desigualdade de renda, sendo que 10% da população detém mais da metade das riquezas do país. Dentro desta discussão ele trás vários estudos e gráficos, Relacionando Desigualdade de Renda, Desenvolvimento Humano, Pobreza, Desemprego. Com os problemas sociais de racismo e segregação racial e consegue a partir dessas afirmações e estudos afirmar que os problemas Raciais estão relacionados aos preconceitos raciais e que existe sim muito mais negros passando problemas sociais do que brancos. E mostra que em outros países ocorre os mesmos problemas, mesmo sendo muita das vezes menor, mas existem. Chegando a comparar as diferenças entre Negros e Pardo, sendo assim que quando mais negro, maiores são as dificuldades de integrações sociais.

Ele também relaciona os problemas de desigualdade de gênero com a cor de pele. Sendo uma mulher branca com maiores índices de renda salarial do que as outras mulheres, negras, pardas. Dentro da discussão de ensino superior, se mostra em gráficos que brancos tem um número muito maior de formados do que negros e pardos dentro das universidades no geral. Relacionando do tema que o autor comenta e trás várias as pesquisas mostra que os problemas raciais estão diretamente ligados aos outros problemas como de saneamento básico, educação, segregação de moradia por exemplo.  Criando uma séries de discussões e que demostra com fatos que são problemas decorrentes da cor de pele e que ocorrem mesmo em países desenvolvidos como nos Estados unidos.

Portanto, tendo em vista a análise demonstrada, pode-se concluir que no caso brasileiro o efeito da industrialização pode aumentar a desigualdade social no topo das estruturas de classes, no que contradiz algumas visões liberais tradicionais ou mais modernas. Além atualmente com o mundo capitalista, necessita-se cada vez mais uma mão de obra preparada, nesse ambiente o Brasil investiu boa parte do dinheiro no ensino superior, de modo, a criar carências em seu sistema educacional primário e secundário negligenciando principalmente a parcela não branca da população.

Sobre o contato com os locais indicados, mandei e-mail para as instituições e não obtive retorno de nenhuma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com