TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A pessoa do espírito santo e sua divindade

Por:   •  12/11/2019  •  Artigo  •  5.739 Palavras (23 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 23

CENTRO INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISAS E EXTENSÃO

BET - HAKAN

A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO E SUA DIVINDADE

RIBAMAR-MA

2018

JANILSON ROSA MENDES

A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO E SUA DIVINDADE

RIBAMAR-MA

2018

A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO E SUA DIVINDADE

JANILSON ROSA MENDES¹

RESUMO: Este artigo foi desenvolvido sobre a pessoa e a divindade do Espírito Santo, o qual é a 3ª pessoa da Santíssima Trindade, Ele como uma pessoa divina possui vários atributos divinos. As escrituras apresentam o Espírito Santo como uma pessoa idêntica ao Pai e ao Filho e ao mesmo tempo diferente de ambos. Mas grupos insistem dizer que o Espírito Santo não passa de uma mera energia ou poder de Deus. Em resposta a essa teoria, Nas escrituras sagradas é revelado o suficiente, sobre a pessoa e a divindade do Espírito Santo. Ele tem atributos divinos. O Espírito Santo também é DEUS, tendo personalidade, vontades, sentimentos e características da Santíssima Trindade entre outros. O Espírito Santo é o autor de uma paz que ultrapassa todo o entendimento, em seu papel de “Parákleto”, Ele sempre faz alguma coisa para ajudar os cristãos. Ele opera para prover forças para a batalha, além de consolar, depois de terminada a batalha. Ele é aquele ajudador que foi enviado pelo mestre Jesus Cristo, para preparar a sua igreja, e estar sempre ao lado da igreja e ainda para fazer lembrar todas as coisas que a Palavra de Deus tem ensinado.

PALAVRAS-CHAVE: Espírito Santo, personalidade, divindade, dons, frutos e símbolos.

THE PERSON OF THE HOLY SPIRIT AND ITS DIVINITY

ABSTRACT: This article was developed on the person and divinity of the Holy Spirit, who is the 3rd person of the Holy Trinity, He as a divine person possesses various divine attributes. The scriptures present the Holy Spirit as a person identical with the Father and the Son and at the same time different from both. But groups insist that the Holy Spirit is nothing but a mer e energy or power of God. In response to this theory, the sacred scriptures reveal enough about the person and the divinity of the Holy Spirit. He is a member of the Trinity and has the same divine attributes, the Holy Spirit is also GOD, having personality, wills, feelings and characteristics of the Holy Trinity among others. The Holy Spirit is the author of a peace that transcends all understanding, in his role of "Parachurch," He always does something to help Christians. It operates to provide forces for battle, in addition to console, after the battle is over. He is the helper who was sent b y the master Jesus Christ t o prepare his church, to be always at the side of the church, and to remember all the things that the Word of God has taught.

KEY WORDS: Holy Spirit, personality, divinity, gifts, fruits and symbols.

Introdução

Não é de hoje que tentam ocultar através de heresias a pessoa do Espírito Santo. Isso vem ocorrendo ao longo de toda história da igreja cristã. Primeiro foram os monarquianos, depois vieram os arianos, socianos e hoje os unitarianos liberais e alguns teólogos neo-ortodoxos. Mas existem muitas evidências que fala diferente, e essas evidências se encontra na bíblia sagrada, e provam que ele é uma pessoa.

Muitos pneumatômancos “REL Epíteto nominal que os católicos davam aos arianos, por estes combaterem a divindade do Espírito Santo”, ou seja, opositores do Espírito, que surgiram em épocas distintas da história do cristianismo tentando refutar “destruir com razões incontestáveis as afirmações da bíblia sagrada sobre a pessoa e a obra do Espírito Santo”. Hoje não é diferente ainda encontramos religiosos e céticos que não aceitam a ideia de existir alguém invisível, intangível, sem corpo físico e que seja uma pessoa. O Espírito Santo pode até não ter osso nem carne mesmo assim ele existe.

 “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; tocai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho” (lc 24: 39).

Declarações básicas do antigo e do novo testamento e das declarações fundamentais da cristandade sobre o Espírito ratificam que ele é real e pessoal. O Espírito pode até não ter um corpo físico, mas Ele tem personalidade. Personalidade é a “condição única partilhada pelos seres humanos, anjos e Deus que envolve a habilidade de pensar, agir e avaliar”. A capacidade de relacionamento e as emoções também fazem parte da sua personalidade.

Também não são diferentes com sua divindade, muitas heresias são criadas a respeito da divindade do Espírito Santo, não é de hoje que ouvimos dizer que ele não é Deus e sim uma influência ou um poder especial. Mas o Senhor Jesus foi bem enfático ao afirma que enviaria outro consolador; quer dizer outro igual a Ele, com o mesmo poder e autoridade.

E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique convosco para sempre. O espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós” João 14. 16-17.

O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA.

Quando Jesus foi ser batizado o Espírito Santo apareceu em forma de pomba, desta maneira o Pai se fez presente por intermédio de sua voz que é ouvida dos céus. (Mt 3: 16-17). O Espírito Santo é uma pessoa, Ele não pode ser comparado com uma força ativa de Deus, visto que a Ele são distribuídas características pessoais e divinas. A própria afirmação de Jesus cristo em Mateus 28: 19 deixam isso bem claro, veja que o mestre fala do Espírito Santo da mesma forma que fala do Pai e do filho, quer dizer que Ele é da mesma natureza divina, o Espírito Santo é uma pessoa e tem um nome próprio e por isso não pode ser igualado a uma força ativa.

Existem muitas pessoas que levam consigo um conceito completamente errôneo e herético acerca da pessoa do Espírito Santo, pois acreditam que o Espírito Santo é simplesmente uma virtude, uma força, uma energia, uma essência, ou uma manifestação que provem de Deus, mas segundo as Sagradas Escrituras o Espírito Santo não é uma manifestação divina, mas sim uma pessoa, e esta pessoa chamada Espírito Santo é conhecida teologicamente como a terceira pessoa da trindade. (GABRIEL NUNES, 2015, p. 9)

Quem diz que o Espírito Santo é uma simples força e não uma pessoa poderia observa melhor os atributos pessoais apresentados pela bíblia sagrada, que são: emoção, intelecto, vontade. Características e qualidades próprias que somente uma pessoa pode possuir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (213.1 Kb)   docx (228.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com