TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Cidadania

Por:   •  1/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.002 Palavras (25 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 25

Ética e Cidadania

Turma: 6° ano

Professora: Vitória

1° Bimestre

INTRODUÇÃO

O que é ser ético?

Ética é uma palavra muito usada para explicar valores que são importantes para a sociedade. Fala-se que quem é ético é honesto, correto, cumpridor de seus deveres e obrigações. E um pouco mais. Quem é ético se preocupa com o outro.

A ética conduz as pessoas para o caminho do bem

A ética conduz as pessoas para o caminho do bem. Mas o que é o bem? É cuidar do mundo, da cidade e do cidadão. E quem é o cidadão? Todos nós que cuidamos da cidade. E como se cuida da cidade?

Ninguém vive isolado. Na sociedade, cada um realiza uma função. O pai, a mãe, os filhos, e outros. Também o médico, o engenheiro, o advogado, o administrador, o pedreiro, o policial, o professor, e assim por diante. Cada um realiza um trabalho que acaba ajudando toda a sociedade. Há também os músicos, os artistas, os escritores. Há aqueles que trabalham com turismo, culinária, parques de diversão. Enfim, a vida em sociedade tem o sentido dos cidadãos exercerem atividades diferentes para ajudarem a todas as pessoas. As pessoas são diferentes mas têm em comum a necessidade da convivência. É convivendo que aprendemos. É convivendo que melhoramos o mundo em que vivemos.

NASCEM OS DIREITOS

O que são os direitos humanos?

“Se queremos progredir, não devemos repetir a história,

mas fazer uma história nova.” -Mahatma Gandhi

O que são os direitos humanos? São os direitos fundamentais do ser humano. São fundamentais porque sem eles a pessoa não pode existir ou participar plenamente da vida.  Então podemos dizer que os direitos humanos são as necessidades essenciais, iguais para todos os seres humanos, e que devem ser atendidas para que todos possam viver com dignidade.

Podemos dizer como direito fundamental à própria vida, porque sem ela ninguém existe. Assim, a preservação da vida é uma necessidade de todo ser humano. Mas, para existirmos, precisamos atender a outras necessidades fundamentais, como: alimentação, saúde, educação, moradia, segurança, cuidado afetivo, cultura e outras mais.

Você conhece seus direitos? Você tem direito ao que é necessário para que sua vida seja digna? Vamos tomar como exemplo: ter um nome, ter casa, poder ir à escola, ser cuidado por um adulto (ou mais) etc.

Grande momento histórico dos direitos humanos

As primeiras conquistas que deram origem aos direitos atuais ocorreram na Idade Moderna e foram: a Magna Carta Inglesa (1215), na Inglaterra; a Declaração de Direitos da Virgínia (1776), nos Estados Unidos; e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789), na França.

O grande momento histórico dos direitos humanos ocorreu logo após a Segunda Guerra Mundial, com a criação da Organização das Nações Unidas – ONU, em 1945, como resposta às atrocidades cometidas durante a guerra.

A ONU é uma organização criada por pessoas de diferentes nações para manter a paz e garantir o respeito aos direitos humanos. Ela defende a dignidade do ser humano, a liberdade e a igualdade entre todos

Assim, em 1948, a Assembleia Geral da ONU proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essa declaração serviu de modelo para todos os outros documentos relativos aos direitos humanos.

Cinco primeiros artigos da Declaração dos Direitos Humanos

Artigo I – Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

Artigo II – 1. Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

Artigo III – Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo IV – Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.

Artigo V – Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

Há ainda outros artigos na Declaração Universal dos Direitos humanos que tratam das garantias às crianças, aos idosos e ao meio ambiente. No total são 30 artigos.

Direitos humanos no Brasil

Breve história sobre os direitos humanos no Brasil

Começamos a conhecer as nossas Constituições. Constituição é uma espécie de lista com nossos direitos decretados, a serem seguidos.

Constituição Imperial de 1824

Foi considerada liberal no reconhecimento dos direitos.

Primeira constituição Republicana, 1891

Ampliou os direitos humanos já instaurados pela Constituição anterior e inseriu os direitos sociais e culturais. Vigorou até a entrada do Estado Novo, que introduziu o autoritarismo no Brasil, anulando as conquistas dos direitos humanos até aquela data.

Constituição de 1946

Restaurou e ampliou os direitos e garantias individuais, além dos direitos sociais e culturais.

Constituição de 1967

Trouxe inúmeros retrocessos, suprimiu a liberdade e manteve punições e arbitrariedades decretadas pelos atos institucionais. O maior deles foi o AI-5, que desrespeitou os direitos humanos no país, instalou o medo e a revolta na população.

Constituição de 1969

O retrocesso iniciado na constituição anterior aumentou ainda mais; perdurava o desrespeito aos direitos humanos.

Constituição de 1988

Restaurou os direitos fundamentais e marcou a institucionalização dos direitos humanos no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (513 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com