TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adolescência

Por:   •  19/5/2016  •  Resenha  •  2.796 Palavras (12 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 12

SAUDAÇÃO

AGRADECIMENTOS : Deus / Pastor / Coordenação dos Adolescentes

TEMA DA PALESTRA : SER ADOSLESCENTE

SLIDE

OBJETIVOS :

  • Descrever a fase de Desenvolvimento do Jovem Adolescente
  • Equlibrar a Relação Pais x Filhos adolescentes
  • Deus Procura Adolescentes Adoradores

  • Leitura Oficial : Salmos 139 Versos : 14 - 17

SLIDE

ADOLESCÊNCIA

O Conceito de adolescência é relativamente Novo, para a minha Geração, haja visto que no meu tempo de Mocidade, não havia a Fase que hoje conhecemos como Adolescência.

Quando completávamos 12 anos de idade, batizávamos e entrávamos no Grupo da Mocidade.

Este fase Criança x Mocidade era comum naquele tempo, na Igreja e na sociedade, visto que todos os Jovens que completavam 15 anos, automaticamente procurava Emprego, e muitos parava de estudar.

O Conceito de Adolescência foi criado no nos Países Desenvolvidos, logo após a 1. Guerra Mundial, e obedecia às seguintes regras :

SLIDE

  • Leis na Educação : A Criança deve permanecer mais tempo na escola
  • Leis no Trabalho : O Jovem Adolescente não pode trabalhar em Período Integral
  • Leis da Delinquência Juvenil : São as Leis que diferenciam : Menores x Adultos

Atualmente a Adolescência pode ser definida:

SLIDE

INFÂNCIA

ADOLESCÊNCIA

FASE ADULTA

Dependência dos Pais

Transição 12 – 21/24 Anos

Independência

SLIDE

  • SENHORES PAIS :

Nesta fase de Desenvolvimento Físico, é necessário, que Jamais, Nunca, depreciem a Imagem dos Adolescentes.

Mas Orem, Conversem, Elogiem, suas Atividades e Atitudes, condizentes com a Bíblia.

Isto aumentará a Auto Estima do Adolescente

SLIDE

  1. DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL

Inicia-se agora a Fase dos “Porquês”, a Mente traça agora Pensamentos e Questionamentos mais Complexos e Independentes, começando a Fase de Formadores de Opinião. Surge nesta Fase :

SLIDE

  • ANSEIO POR EXPLICAÇÕES

Não basta apenas responder : “Porque Sim”, pois o Senso Crítico em Desenvolvimento gera o desejo de Argumentar e Debater.

SLIDE

  • PREOCUPAÇÃO COM O FUTURO

Projetos e Sonhos, brotam como uma Avalanche na Mente, e se por algum momento os Sonhos começam a ser Frustrados, alguns buscam alternativas nas Drogas, Álcool e até no Suicídio.  

Um estudo recente Americano estabeleceu que na Sociedade Atual 85% dos Jovens Adolescentes com idade de 12-13 Anos, experimentaram Àlcool, 25% maconha e 5% Drogas mais fortes.

Nas Igrejas também existem Jovens que estão indo por este mesmo caminho, e os Pais por não terem Comunhão e Comunicação com seus Filhos,  estão perdendo lentamente

SLIDE

  • DROGAS

  • O Caso que iremos relatar agora é muito Forte e Preocupante, é necessário para que Oremos pelos Jovens do nosso País

Dinheiro e  poder é o que a companhia de um bandido (Fiel) traz para estes menores, segundo a concepção deles. O "Fiel" é mais importante que os outros amigos, mais importante que os pais, parece existir uma nova estrutura de autoridade para estas crianças – "...onde a bala come, a lei é a do cão"...

Um monstro que está engolindo as nossas crianças e levando-as para o interior de covas rasas em cemitérios de periferia. Que está ceifando suas infâncias e condenando-as a uma vida criminosa numa idade tão tenra.

De quase todas as crianças ouvidas neste documentário podia-se perceber a revolta pela ausência do pai, da falta da estrutura familiar completa, que as orientasse, lhes desse o carinho e o aconchego de um lar.

Além desta mudança nos valores da família e da sociedade, podemos atribuir também à péssima distribuição de renda que penalizou nosso país por tantos anos.

O Consumismo também, fruto maior da globalização, que planta na cabeça dos jovens idéias do poder através do consumo. Se a criança não tem as últimas novidades para apresentar na comunidade, na escola, aos seus amigos, seu conceito de gente, de humano, é inferiorizado.

Pode parecer uma posição retrograda criticar esta mudança na escala de valores sociais, com referência a família, a religião, ao sexo, hoje banalizado, que levou a gravidez precoce e não planejada, o consumismo, aliados a estes fatores, o desemprego, a educação de má qualidade (ausência de um projeto sério de escola integral), também foram apontados como causa para que aqueles meninos tenham adentrado a criminalidade.

E uma vez dentro daquele antro, como foi dito por uma mãe: "eles se tornam agressivos e perdem o gosto por estudar, perdem o medo da morte e a esperança da vida".

SLIDE

  • FP. 2:15 : Para que sejais Irrepreensíveis e Sinceros, Filhos de Deus. Inculpáveis, no meio de uma geração : Corrompida e Perversa, entre o qual Resplandeceis como Astros no Mundo 


SLIDE

  1. DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL

Nesta fase as emoções são imprevisíveis, pois numa hora estão explodindo de Alegria, e em poucos minutos estão fechados em seus sentimentos

Sua emoções passam por Picos de Humor e Tristeza, pois dependendo como nós falamos com vocês, é um motivo forte para chorarem ou ficarem com muita raiva ( sem motivo aparente )

SLIDE

  • INTERESSE PELO SEXO OPOSTO

Nesta fase nasce o interesse em ter alguém mais próximo de você, alguém que seja especial a tal ponto que o Grupo de Amigos, fica em 2º plano.

É a fase dos conflitos entre : Ficar x Paixão x Amor

SLIDE

  • FICAR

Ficar é o mesmo que Flertar : “Manipular os sentimentos de alguém, mediante Conversas e Atitudes, que podem Seduzir Física e Emocionalmente”

É Brincar com os sentimentos de outra pessoa ...

SLIDE

  • PAIXÃO

Estou Apaixonado(a) !!!

Amor e Paixão, são sentimentos que se confundem, mas são totalmente diferentes

Em I Coríntios Cap. 13 Vers. 4-7 – Paulo descreve em pormenores o que é Amor

SLIDE

  • PAIXÃO :  Sentimento Forte e profundo, Interesseiro, Egoista, Passageiro e Obssessivo

No Livro de II Samuel cap. 13 Vers. 2 – 28 – relata em detalhes uma história de :

“Paixão x Incesto x Estupro x Assassinato”  

SLIDE

  1. DESENVOLVIMENTO SOCIAL E MORAL

Fase em que sentem necessidade de serem reconhecidos como pessoas com Opiniões Próprias e personalidade.

Uma fase marcada muitas vezes por conflitos entre Pais x Filhos,  pois surge instintivamente uma Busca por Independência.

Principais reclamações dos Jovens :

 

SLIDE

  • MEUS PAIS ME TRATAM COMO CRIANÇA

É Natural que os Pais, ainda sintam necessidade de que seus filhos necessitem de cuidados Especiais, pois é muito difícil para internamente os Pais sentirem que aquela criancinha que esteve sobre a sua proteção 100% esteja escapando aos poucos de sua dependência.

É importante que você Adolescente, mostre com suas Atitudes que você não é mais uma Criança, mas sim um Jovem que irá fazer seus Pais sentir Orgulho.

  

SLIDE

  • MEUS PAIS SÃO MUITO RIGOROSOS

É preciso que o Jovem entenda, que existe uma diferença de Gerações : Pais x Filhos.

O fato de às vezes o Pai agir com rigor ( não sendo um Carrasco ) é sempre para protegê-los, para o seu próprio Bem.

É interessante conversar com seus Pais, expressar seus Sentimentos e Conflitos, sem Desrespeitá-los.

SLIDE

  • TENHO VERGONHA DE MEUS PAIS

NUNCA” ... Jamais deixe este tipo de Sentimento entrar em seu Coração ...

Em Efésios cap. 06 Vers. 2- 3 diz : “Honra teu Pai e Tua Mãe, pois é o primeiro Mandamento com Promessa . Para que te vá Bem e  vivas muito Tempo sobre a Terra

ORGULHE-SE” deles, pois tudo o que você alcançou até agora dependeu de Deus e de Esforços de seus Pais.

SLIDE

  • VEJA AGORA A FOTO DO ARTISTA

[pic 1]

  • Um grave acidente na prática de wrestling (luta, arte marcial) lesou a coluna, Doug Landis perdeu os movimentos principais de braços e pernas.
    Foi pela iniciativa do irmão, triste por vê-lo cair em forte depressão, que Doug começou a desenhar e retomar o gosto pela vida. Ele pode ter perdido muito de sua liberdade física, mas conseguiu libertar seu espírito. Ele é categórico ao afirmar: “Encontrei um talento em mim, que me leva a crer que todo mundo tenha talento. Se eu posso fazer de alguma maneira, todos podem encontrar a sua própria maneira de fazer. Encontrar seu talento ajuda a ter esperança e a atravessar melhor a vida”.
    Após recente exposição na Bélgica, onde seu trabalho recebeu resposta extraordinária, muitas oportunidades surgiram.


Muitas vezes arranjamos desculpas para não fazer as coisas devido às dificuldades, mas, quando há vontade de fazer, sempre há uma maneira de se conseguir.

A Entrada da Criança no Mundo Adulto, é um  choque muito grande, pois antes ela era 100%  Dependente de seus Pais, agora todo o seu Interior e Exterior “Grita” por Independência ...

Esta é a Fase das Mudanças

SLIDE

  1. DESENVOLVIMENTO FÍSICO

As Moças iniciam a sua Adolescência 2 Anos antes que os Moços

SLIDE

  • Moças : 11 – 12 anos ( Ciclo Menstrual )
  • Moços : 12 – 14 Anos ( Implusos Sexuais )

Nesta fase, o Adolescente fica mais Fortes, mais Alto, seu coração aumenta 50%, suas Mãos e Pés crescem mais rápido que o restante do Corpo.

SLIDE

  • APETITE ENORME

Em função deste Desenvolvimento rápido, o consumo de Energia é Alto, motivo este terem um Apetite enorme

SLIDE

  • ENERGIA x CANSAÇO

O Metabolismo nesta Fase é marcado por Picos de estrema Energia e Cansaços.

Em um momento o Adolescente está explodindo de Energia, e daqui à pouco, sua Bateria vai à Zero

SLIDE

  • APARÊNCIA

Com o Desenvolvimento Físico, o Adolescente toma Consciência mais ampla de sua Aparência, e procura estabelecer seus próprios conceitos de Beleza, que muitas vezes é Influenciado pelo Grupo de amigos que ele pertence.

SLIDE

  • FALCÃO : MENINOS DO TRÁFICO

É um documentário brasileiro produzido pelo rapper MV Bill, E seu empresário Celso Athayde e o centro de audiovisual da Central Única das Favelas que retrata a vida de jovens de favelas brasileiras que trabalham no tráfico de drogas em 2006

Falcão é o jovem que vigia e protege os traficantes, a "boca" e os moradores da comunidade, é aquele que está no tráfico noturno. Não dorme, e para manter-se acordado, na sua grande maioria, faz uso de drogas.

( Durante as gravações, 16 dos 17 falcões entrevistados morreram, sendo 14 em apenas três meses, vítimas da violência na qual estavam inseridos.  O único sobrevivente foi

empregado pelos dois produtores mas acabou voltando para o tráfico até ser preso )

Geralmente são menores que vendem a droga no varejo, droga para eles é sinônimo de dinheiro, e dinheiro é a solução para todos os males, vendendo o crack

Começam cedo a distribuir a droga e vão até a madrugada. Eles tem que ficar num ponto estratégico da favela, e com a ajuda dos "fogueteiros",  que "trabalham" no tráfico e sinalizam usando foguetes quando a polícia o e os inimigos dos traficantes chegam.

Falcão não dorme, nunca descansa... quem é viciado, fica na "onda"! O cansaço é extremo, é a droga que os mantêm acordados: cheirar cocaína.

O objetivo com o que ganham no tráfico é: Ajudar a mãe, quase sempre uma mulher abandonada pelo companheiro, comprar roupas de "grife" famosa, sustentar o vício e freqüentar bailes funks, para pegar jovens que se expõem nos bailes.

As armas exercem um enorme fascínio sobre estes jovens, que as define como algo que os protege, dá respeito e atrai as meninas, para eles é um instrumento de poder .

Eles acham que não fazem parte da sociedade, que o morro é um caso à parte. Acham que não são nada e que estão ali para tudo, para o que vier. Não parecem ter medo de qualquer força de repressão, estão ali para enfrentar, para matar ou morrer, e a morte é vista como uma conseqüência natural para quem vive do tráfico.

A delação é o pecado mais grave que se pode cometer, o delator é o X-9, sua morte deve ser violenta para servir de exemplo, são torturados e queimados vivos, nos “microondas" feitos com pneus, onde é introduzida a pessoa e depois é ateado o fogo.

SLIDE

  • SUICÍDIOS

É a 2ª Causa de morte entre Jovens Adolescentes, sendo maior entre os de Ensino Médio e Universitários.

Motivo Principal :

SLIDE

  • CRISE EXISTENCIAL x IDENTIDADE PRÓPRIA  

 

Sentimento de tristeza profundo, conflito Espiritual entre a Criatura x Criador .

É querer entender o Sentido da Vida, sem ao menos tê-la vivido com Cristo.

Quem Sou Eu ? Qual o Sentido Para a Minha Vida ?”

O fato de ás vezes nos sentirmos sozinhos, não quer dizer que Deus nos abandonou

Em Mt. Cap. 27 Vers. 46 – Cristo clama em alta Voz :

Deus Meu... Deus Meu... Porque Me Desamparaste?”

Mas Cristo estava debaixo da Vontade de Deus, pois o Projeto em favor de nossas vidas era muito grande

Quer descobrir qual a vontade de Deus para asua vida ?

Entrega o seu caminho/Vida ao Senhor, Confia Nele, e Ele tudo fará”  Sl. 37 Ver. 5

SLIDE

  • COMPLEXO DE INFERIORIDADE

Avaliação Negativa, que você faz de Si próprio ... “Não Tenho Valor Nenhum”, “Ninguém Gosta de Mim”... Você se sente Incapaz e Impotente, para superar as dificuldades que atravessa nesta Fase ...

No livro de Isaías Cap. 49 e Vers. 15-16b diz Deus :

Ainda que uma Mãe esqueça de seu filho, o filho do seu ventre, diz Deus :

Eu não me esquecerei de Tí ... Pois nas palmas de minhas mãos tenho o seu Nome gravado “ ...

 

SLIDE

  • PERSONAGENS
  • Amnon ( 22 anos ) x Tamar ( 15 Anos ) x Absalão ( 20 Anos )
  • Jonadabe ( Primo )  x Davi ( Pai )

Vers. 2 : - Amnon apaixona-se por sua ½ irmã Tamar ( Filha de Davi com outra Mulher ), ao   ponto de Adoecer-se de Angústia e Desejo por ela

Vers. 4 : - Ele não dormia mais em paz, começou a perder o apetite, começou a emagrecer, a Paixão consumia seu Interior

Vers. 3-5 : - Jonadabe, seu  primo lhe dá um conselho maligno, e diz :

 “ Deita-te na tua cama e finge-te de doente e quando Davi seu pai vier te visitar, peça que sua irmã Tamar te dê de comer pão e prepare a comida diante de seus olhos”

Vers. 6-10 : - Amnon aceita o conselho de seu primo e coloca em prática o Plano

Vers. 12-14 : - O Sentimento doentio de Paixão de Amnon por sua irmã, não media nenhuma conseqüência e ele forçou Tamar a deitar-se com ele

( Ele cometeu um Incesto [relacionamento entre Irmãos] seguido de Estupro )

Vers. 15 : - Após o ato consumado, a Paixão de Amnon transformou-se em Ódio, e ele Enojado pela sua Irmã, a expulsa de sua Presença.

Vers. 21 : - Davi ao saber do fato, fica Irado, mas não toma nenhuma Atitude ...

Vers. 23, 28-29 : - Por causa da falta de atitude de Davi com relação ao ato cometido por Amnon, Absalão (irmão de Amnon), procura resolver de sua maneira, e passado 02 anos, ele ordena que seus Servos matem Amnom.

SLIDE

  • Sentir Emoções não é Pecado, mas Atitudes Pecaminosas geram conseqüências que poderão ser desastrosas em suas Vidas.  

Por ser esta Fase repleta de Sentimentos e Impulsos Sexuais Fortes, o Adolescente necessita de Conselho, e Orientação dos Pais e Pessoas Maduras Espiritualmente que conduzam o Jovem, para um Futuro debaixo das Bençãos Espirituais de Cristo.

SLIDE

  • NÃO CONSIGO PERDOAR MEUS PAIS

“Se por algum motivo” o seu Coração está cheio de Amarguras, Desapontamento, Ódio, Rancor pelos seus Pais

Em Efésios Cap.06 Vers. 1 e o 4 nos diz :

“Vós Filhos, sede obedientes aos vossos pais no Senhor, porque isto é Justo”

“E vós Pais, não provoqueis a Ira a vosso filhos, mas Criai-os na Doutrina e Admoestação ( Conselho ) do Senhor

PERDOAR NÃO É UMA OPÇÃO : É MANDAMENTO

SLIDE

CONCLUSÃO

Deus conhece o Adolescente, por completo, sabe de suas Limitações, Conflitos Internos, Sua Disposição em Adorar e Entregar toda a sua Vida para ser Usado por Deus ...

Talvez você esteja dizendo dentro de você : “O QUE EU TENHO QUE DEUS PODE USAR” ?

Preste Atenção nos Desenhos Abaixo

[pic 2]

SLIDE

  • RESPONDA AGORA A PERGUNTA

  • O QUE EU TENHO QUE DEUS PODE USAR” ?
  • Moiséis : Havia esquecido que Deus em suas Mãos, havia lhe dado um Cajado, e com esta Ferramenta o Mar Vermelho se abriu : - Êxodo Cap. 4 Vers. 2-4
  • Gideão : Se sentia o Menor e Incapaz, e Deus lhe deu 300 Homens para Lutar e Vencer : - Juizes Cap. 6 Vers. 11-22
  • 04 Leprosos : - Durante o cerco de Samaria, por Ben-Hadade, Deus usa 04 Leprosos ( Pessoas com Defeitos, Rejeitados pela Lei e pelos Homens ) porém foram usados como Agentes de Deus para um Grande Milagre.  Milagre este que colocou os 04 Leprosos, para serem lembrados por toda a História da Humanidade: - I Reis Cap. 7 Vers. 1-8       
  • Jesus : Escolheu uma Equipe de 12 Homens, que nenhuma Empresa no mundo montaria esta Equipe. Mas Jesus acreditou neles, no Potencial Oculto deles.

Os Díscipulos acreditaram tanto no Projeto de Cristo, que se ofereceram de Corpo, Alma e Espírito em favor da Obra... : - Mc. Cap. 3 Vers. 13-19

  • DEUS ACREDITA TANTO NOS ADOLESCENTES, QUE TEM EM SUAS MÃOS GRAVADO O NOME DE CADA UM ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (220 Kb)   docx (105.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com