TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arminianismo e o Pensamento Wesleyana

Por:   •  16/11/2018  •  Artigo  •  5.102 Palavras (21 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 21

Arminianismo e o Pensamento Wesleyana

Introdução

        Este trabalho é de cunho pastoral, não há nenhuma pretensão de esvaziar o tema proposto, muito menos acirrar os ânimos entre calvinistas e arminianos de plantão. Segundo Wesley: “É dever de todo pregador arminiano, primeiro: Jamais, nem em público, nem em particular, usar a palavra calvinista com deboche (...) Cuidado com os cismas!, de fazer uma separação na Igreja de Cristo. É teu coração reto como é o meu? Não te pergunto mais. Se for assim, dá-me a tua mão. Por opinião ou termos, esforcemo-nos juntos pela fé do evangelho”. Pag 16 Mildred Bangs Wynkoop – Fundamentos da Teologia Arminio Wesleyana, Casa Nazarena de Publicações no Brasil, Campinas, 2004

        Existe uma linha divisória entre estas duas correntes da tradição cristã, a encruzilhada se dá em conceitos como: Soberania de Deus e a responsabilidade do homem; o pecado e a graça; justificação e santificação; a fé humana e a obra do Espirito Santo de Deus.

        O ato da predestinação é um ensinamento Bíblico; porém propomos entender melhor aqueles que elaboraram teorias acerca deste tema tão relevante nas Sagradas Escrituras.

Pano de Fundo Histórico

A Igreja Cristã primitiva em sua totalidade estava unida ao longo de linhas muito claras e definidas. Naquele período não existia uma organização hermenêutica como em nossos dias; porém, a mesma gozava de uma unidade de espirito e entendimento a respeito da fé cristã comum.

Os credos ecumênicos foram elaborados para tratar assuntos pertinentes ao cristianismo como: Natureza de Cristo, a Trindade e o Canôn das Escrituras. Eram salvo-condutos contra as heresias que já haviam começado a surgir sobre os já mencionados temas. Os concílios que deram seus nomes a estes credos foram:

  • Concílio de Nicéia (325 d.C), que afirmou a doutrina da verdadeira deidade contra os ensinamentos de Ário.
  • Concílio de Constantinopla (381 d.C), que afirmou o ensinamento da real humanidade de Cristo, em oposição a Apolinário; e da personalidade do Espirito Santo em contraposição a Macedônio.
  • Concílio de Éfeso (431 d.C), afirmando a unidade da pessoa de Cristo contra os nestorianos.
  • Concílio de Calcedônia (451 d. C), que postulou a clara distinção entre a humanidade de Cristo e a Sua natureza divina, contra a posição de Êutico. Este concílio deu à Igreja uma declaração de fé sobre cristologia que tem resistido o teste do tempo.

Divisões

A Igreja Oriental, que abordava a teologia com um estilo altamente especulativo, se desviou da Igreja do Ocidente, que era mais prática, até que por fim, resultou o rompimento eclesiástico e teológico. A Igreja Ocidental tomou por denominação “Católica” ou “Universal”.

Na época da reforma, a Igreja Católica Ocidental se dividiu em duas facções maiores: A Igreja Católica Apostólica Roma e os Protestantes. Essa divisão representava dois conceitos em conflito sobre a igreja e seu entendimento teológico a respeito da salvação. Os Católicos Romanos diziam que a Igreja era o único caminho para Jesus Cristo. Os Protestantes, que os homens chegam a pertencer à Igreja mediante a fé.

Na caminhada da Igreja Cristã a doutrina é, em certa medida, a história do desenvolvimento e ascendência das filosofias predominantes. O exemplo claro se dá por intermédio de Tomás de Aquino, ousadamente sistematizou a doutrina cristã, sobre a base da lógica e conceitos filosóficos de Aristóteles. Até aquele momento, a teologia cristã tinha sofrido influência preponderante do neoplatonismo. A teologia cristã atual é confrontada pelo existencialismo e a filosofia em curso. A teologia sempre busca um fundamento filosófico adequado à sua verdade e que também esteja em sintonia com a linha tradicional de pensamento.

A teologia sistemática é a doutrina cristã organizada de acordo com os princípios inerentes a determinada filosofia que seja aceita como fundamental. Aquilo que é de primordial importância na teologia é colocada em posição central, às demais doutrinas são daí logicamente derivada. É neste ponto onde as maiores diferenças teológicas se fazem evidente.

Equilíbrio: antitodo eficaz contra o Provincialismo Teológico

“Provincialismo” é o termo que utilizamos para referirmos a qualquer verdade parcial ou qualquer ênfase sobre um ponto dentro da totalidade do evangelho de Jesus Cristo, que tende a obscurecer outros fatores do grande todo que rechace ou negue uma parte qualquer do conjunto. Denotamos como provincialismo a elevação de um aspecto da doutrina até uma posição central dominante, colocando-a fora de seu lugar próprio, o qual desequilibra o todo do tecido teológico.

O evangelho cristão, como apresentam as escrituras, é a Palavra de Deus. Um equilíbrio próprio sensitivo, grandioso de todas as partes do ensinamento bíblico é a grande necessidade contemporanêa. Não podemos viver na dinâmica dos reducionismos, os quais ferem a sã doutrina.

A Igreja neo-testamentária acreditava e ensinava que Cristo havia morrido em favor de todos os homens e mulheres. Diziam que qualquer um independente de raça, cor e posição social podia abraçar a fé e ser abraçado por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Esta confiança é nítida no tremendo vigor evangelizante e missionário da Igreja fruto do Pentecostes. Cresceu e se propagou como fogo em uma floresta seca. Igrejas pobres enviaram os seus melhores líderes como missionários (At. 13.1-3).

Os “Pais Apostólicos”: Barnabé, Clemente, Inácio, Policarpo e outros ensinavam que a vontade humana podia optar entre o bem e o mal, Deus ou o pecado. Precisamos de frisar sempre que toda a literatura do Novo Testamento foi escrita por judeus, a que se seguiu brotou exclusivamente da pena dos gentios. Depois da morte dos apóstolos, o cristianismo vital foi quase exclusivamente gentio.

Pelágio x Agostinho

No ano 409 d.C chegou a Roma o monge britânico chamado Pelágio. Era homem de elevada reputação, erudição e santidade.

Pelágio sentia que a desmedida ênfase dada por Tertuliano ao pecado original tinha a tendência de minar o sentido da responsabilidade pessoal. Ele rechaça totalmente a doutrina do pecado original, insistindo em que o pecado é meramente voluntário e individual, e não pode ser transmitido. A queda de Adão não afetou nem as almas, nem os corpos de seus descendentes. Como Adão cada homem é o criador de seu próprio caráter e determina o próprio destino. Seu caráter lhe pertence e não pode ser transmitido a outro. Ademais, seu caráter não determina sua conduta. Pode trocar seu curso de ação, quando desejar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (200.4 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com