TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bibliologia

Pesquisas Acadêmicas: Bibliologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola?

Raimunda Barros de Souza Nascimento (raimunda.edu@hotmail.com)

Resumo: Esse texto destaca a importância da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, bem como os princípios básicos que orienta a prática pedagógica atual, que ajuda a equipe escolar a estabelecer metas para a organização do trabalho pedagógico de modo que esta venha a atender às necessidades dos alunos. Identificando o processo de avaliação da aprendizagem como instrumento de gestão.

Palavras – chave: aprendizagem, conhecimento desenvolvimento, e avaliação.

Sabe-se que a aprendizagem escolar é considerada um processo natural, que resulta de uma complexa atividade mental, na qual o pensamento, a percepção, as emoções, a memória e os conhecimentos prévios estão envolvidos e onde a criança deve sentir o prazer em aprender.

É importante ressaltar que toda comunidade escolar esteja trabalhando em consonância para que o processo de ensino aprendizagem seja desenvolvido no ambiente escolar, permitindo dessa forma promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola. Para que isso ocorra, também é necessário que todos os envolvidos possam aprofundar seus conhecimentos nas teorias principais que tratam da relação desenvolvimento e aprendizagem, dentre elas: Behaviorismo - acredita que o desenvolvimento é igual à aprendizagem; Construtivismo - ressalta que para haver aprendizagem, é preciso que os alunos já tenham certo nível de desenvolvimento. Nesse sentido, a aprendizagem segue o desenvolvimento; Sociointeracionismo – relata que, o bom ensino é aquele que incentiva o aparecimento de novas formas de pensar, sentir e perceber o real, permitindo aos alunos acesso a novos níveis de aprendizagem.

Percebe – se que existe uma relação de grande importância entre o desenvolvimento e a aprendizagem, pois estes são fundamentais para que possa acontecer um ensino de forma organizada. Além dessa reflexão, é preciso ressaltar os dez princípios da aprendizagem sendo estes essenciais para que os alunos sejam levados a se apropriarem de seus conhecimentos, sentimentos e valores de uma sociedade, dentre eles: a história particular do aluno; O autoconceito do aluno influi em sua capacidade de aprender; A aprendizagem deve ser significativa para a vida do aluno; Novos conhecimentos; Elogio poderoso arma para promover a aprendizagem dos alunos; Aprendizagem vivenciada; Repetição de forma interessante; Aprendizagem é mais sólida quando se conhece os erros cometidos; Estilo cognitivo e Aprender a aprender.

O sucesso do trabalho pedagógico da escola precisa está focado na realização de atividades, abrangendo de forma coletiva toda comunidade escolar, sendo indispensável à presença de uma liderança que tenha uma visão ampla da situação, que incentive a equipe a pensar, analisar, planejar e executar o que foi previsto.

Para que se possa alcançar sucesso é necessário que a gestão, leve sua equipe a entender que é através da relação entre desenvolvimento e aprendizagem que é tratada as principais correntes psicológicas. Levando em conta que é essa concepção de ensino – aprendizagem que irá orientar o trabalho da escola.

A interação professor/aluno é fundamental quando a necessidade destes é atendida e quando ambos são parceiros da linguagem, do dialogo e da comunicação. Dessa forma a interação professor/aluno se torna mais dinâmica, pois o professor tem o papel de mediador na construção do conhecimento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com