TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EM CRISTO NÃO HÁ MAIS DIFERENÇAS DE GÊNERO, CULTURA, OU POSIÇÃO SOCIAL

Por:   •  3/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.260 Palavras (30 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 30

Introdução

Em Cristo não há mais diferenças de gênero, cultura, ou posição social, encontramos este tema explicitamente na carta de Paulo às igrejas da Galácia: “Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher; pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28). Semelhante à carta aos Romanos e aos Coríntios: “De sorte que não há distinção entre judeu e grego, pois ele é Senhor de todos, rico para todos os que os invocam” (Rm 10,12); “pois fomos todos batizados num só Espírito para ser um só corpo, judeus e gregos, escravos e livres, e todos bebemos de um só Espírito” (Cr 12,13). Estas três perícopes definem o tema proposto neste trabalho, precisamente fixemos mais o tema da carta aos Gálatas 3,28 que é desmiuçada na exegese e na hermenêutica do atual trabalho.

Para os judaizantes das igrejas gálatas, Paulo era um fariseu que repudiaria a lei judaica. Pervertera-lhe o sentido íntimo, porque dera a entender que ela havia sido suplantada pela vida de Jesus, desse Jesus que Paulo acreditava ser o Messias prometido no Antigo Testamento. Para eles, Paulo era o homem que contestava a própria base da religião veterotestamentária. Andava a apregoar que os cristãos podiam viver sem lei de espécie alguma, o que os judaizantes achavam que conduziria inevitavelmente à anarquia moral nas igrejas da gentilidade.

Para muitos cristões convertidos do paganismo Paulo parecia, pelo contrário, pouco ter perdido das suas características judaicas. Judeu emancipado, talvez, mas incapaz de desvencilhar-se dos preconceitos que caracterizavam a sua raça. Embora protestasse que ficara livre da obrigação de obedecer à letra da Lei, parecia-lhes que seus atos ficavam, não raro, aquém das suas crenças.

Paulo nunca se esqueceu que nascera da tribo de benjamim, nem a sua formação farisaica. Não obstante a sua vocação especial de apóstolo dos gentios e a sua firme crença de que em Cristo não havia judeu nem gentio, Paulo se ufanava de ser judeu.

Porquanto, a pesquisa do trabalho proposto utiliza o método indutivo e dedutivo numa perspectiva teológica. O procedimento é bibliográfico e documental. O trabalho é relevante e viável, no que se refere da importância do tema que contribui para uma visão crítica e atual de nossa fé cristã. Certamente, tal trabalho coopera principalmente para o pensamento teológico e alarga o questionamento acadêmicos que tem predileção às cartas de Paulo, porque a teologia paulina não é um sistema filosófico, mas é o que ele foi elaborando no decurso de própria experiência cristã. Se não tivesse saído a campo contra os judaizantes nas igrejas gálatas, não teríamos a Carta aos gálatas com a explicação da posição dos cristãos relativamente à Lei veterotestamentária. Se não tivesse havido partidos em Corinto, não teríamos o ensinamento igualmente importante das duas cartas aos coríntios. E se Paulo não se tivesse envolvido nessas discussões, talvez nunca tivesse escrito a Carta aos romanos exatamente daquele modo como a escreveu. A teologia de Paulo não é um sistema de ideias de gabinete, ela é um estilo de vida, destinado a ser experimentado no mundo da realidade cotidiana.

1 TEMA

Em Cristo não há mais diferenças de gênero, cultura, ou posição social.

2 SINOPSE

2.1 ROMANOS 10,12

2.1.1 Texto em grego

“οὐ γάρ ἐστιν διαστολὴ Ἰουδαίου τε καὶ Ἕλληνος, ὁ γὰρ αὐτὸς κύριος πάντων, πλουτῶν εἰς πάντας τοὺς ἐπικαλουμένους αὐτόν· πᾶς γὰρ ὃς ἂν ἐπικαλέσηται τὸ ὄνομα κυρίου σωθήσεται”.

2.1.2 Texto em português

“De sorte que não há distinção entre judeu e grego, pois ele é Senhor de todos, rico para todos os que os invocam”.

2.2 CORÍNTIOS 12,13

2.2.1 Texto em grego

“καὶ γὰρ ἐν ἑνὶ πνεύματι ἡμεῖς πάντες εἰς ἓν σῶμα ἐβαπτίσθημεν, εἴτε Ἰουδαῖοι εἴτε Ἕλληνες εἴτε δοῦλοι εἴτε ἐλεύθεροι, καὶ πάντες ἓν πνεῦμα ἐποτίσθημεν”.

2.2.2 Texto em português

“Pois fomos todos batizados num só Espírito para ser um só corpo, judeus e gregos, escravos e livres, e todos bebemos de um só Espírito”.

2.3 1 GÁLATAS 3,28

2.3.1 Texto em grego

“οὐκ ἔνι Ἰουδαῖος οὐδὲ Ἕλλην, οὐκ ἔνι δοῦλος οὐδὲ ἐλεύθερος, οὐκ ἔνι ἄρσεν καὶ θῆλυ· πάντες γὰρ ὑμεῖς εἷς ἐστε ἐν Χριστῷ Ἰησοῦ”.

2.3.2 Texto em português

“Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher; pois todos vós sois um só em Cristo Jesus”.

3 TEMA NA PERÍCOPE

3.1 Romanos 10,12

Nesta perícope Paulo imaginou inicialmente na comunidade romana a unidade entre judeus e cristãos numa só comunidade: cristianismo judaico. Deus chamou essa comunidade dentre os judeus e também dente os gentios . Mas quando Ele escreveu aos romanos era sabido que nem tudo deu certo.

Essa comunidade unificada de judeu-cristãos e de pagão-cristãos não aconteceram do jeito que Paulo almejava e, não se efetivaram dentro dos parâmetros normais das atividades missionária de Paulo.

Se tanto judeu como pagãos são julgados da mesma forma, por suas obras e consciência, vale a pena ser judeu? É importante a ideia de fidelidade na resposta de Paulo: Deus fez uma Aliança com Israel; confiou nele e lhe deu seus mandamentos. A infidelidade dos israelitas não anula a Aliança nem faz Deus ser infiel. Portanto, continuam de pé as promessas de Deus para a salvação de Seu povo assim como a sentença de condenação pela infidelidade deste (Rm 3,1-4). O povo de Israel continua a ser o escolhido por Deus e guiado por seus mandamentos. Mas, Deus não é injusto me condenando por algo que faz destacar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.9 Kb)   pdf (211.4 Kb)   docx (594.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com