TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensinamentos A “Terra do Guaraná”

Por:   •  15/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

MAUÉS

A “Terra do Guaraná”, o município de Maués se distancia de Manaus, capital do Estado do Amazonas, cerca de 270 km em linha reta por via aérea, e a 356 km por via fluvial. Maués possui uma área de 39.988.873 km de extensão, com aproximadamente 60 mil habitantes. A cidade possui infinitas belezas naturais: rios, lagos, igapós e exuberantes praias, além da fauna e flora ....

“O GUARANÁ”

Seu principal   produto é o guaraná com uma produção de aproximadamente 700 toneladas ao ano. O Guaraná possui 3 x mais cafeína que o próprio café, é um estimulante com características nutricionais, faz parte da farmacopeia brasileira, assim como na indústria de refrigerantes, é exportado na forma de grãos e bastões..

PASTORAL DO DÍZIMO – Um pouco da história

                 (Foto do Pe. Dilson e da antiga Ig. Matriz)

 A  Paróquia de Maués, inserida na história e atenta à realidade, procurou discernir nos desafios aliados às orientações da CNBB, que pretendia tornar as  Igrejas Particulares do Brasil em comunidades de partilha no sustento para a evangelização.

 (Foto Bíblia, Doc. 08, Dízimo e Oferta na Comunidade, Expressão Forte de Comunidade)

Na década de 90  o  Pároco Pe Dilson  Brandão Pereira,  ao retornar de um encontro de evangelização no México, lançou o convite para alguns paroquianos, onde aos poucos foram sendo orientados  à  participação  e à nova maneira de evangelizar,   com nova proposta para a constante renovação e revitalização da comunidade humana e eclesial mediante à sua ação evangelizadora ( Partilha, o Compromisso e a Co-Responsabilidade )  através do Dízimo e da Oferta, deu-se o início aos trabalhos por grupo formado por:  Antonio Hassan da Silva-Machado, Antonio Cardoso Neto, Profª Maria Lygia Magnani, Rita Fonseca Desideri, in memória Massanoli Neo e Profª Raimunfa Rocha Fonseca.

 

   A IMPLANTAÇÃO DA PASTORAL DO DÍZIMO.

                       (Foto do Pe. Dilson e Antoninho Tatto)                  

Em 1994 com a vinda do Missionário leigo Antoninho Tatto,  do Instituto MEAC  de  São Paulo,   foi implantada a Pastoral do Dízimo na Paróquia,   na época da implantação havia somente às comunidades  de São Pedro (Ramalho Júnior), Bom Pastor (maresia), Santa Luzia (Santa Luzia) e São Francisco ( Eden) . Atualmente a cidade cresceu, e existem 09 comunidades urbanas e  ....... na Zona Rural.

REALIZAÇÕES DAS ATIVIDADES – ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA:

  1.  FORMAÇÃO SEMANAL:

        (Bíblia, Doc. 106,  Livro de capa amarela. Pastoral do Dízimo)

  1. PROGRAMA DE RÁDIO

      (foto da Iva, Osvaldina e Leonilda)

Programa na  Rádio Guaranópolis -  Partilha e Compromisso, 4ª feira de 11h às 12h, para divulgar e  manter os paroquianos informados sobre o tema  do dízimo e Oferta,  além das  informações paroquiais e  testemunhos dos dizimistas.

  1. ENCONTROS DE FORMAÇÃO NAS COMUNIDADES.URBANA.

              (foto de um Encontro)

 Com a participação dos comunitários que buscam formas comunitárias de viver a fé,  os Agentes da Pastoral do Dízimo, através de Encontros e Reuniões, fazem a conscientização  da comunidade sobre o significado do dízimo e das ofertas com o  reavivamento  pessoal através da  experiência com Deus e com sua Palavra,   através da co-responsabilidade  com a Igreja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com