TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino Religioso Alunos com Deficiência

Por:   •  14/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

Fórum avaliativo 1

O PDI é uma ferramenta que auxilia o aluno que possui necessidades especiais a acessibilidade na escola, direito à educação e à igualdade no ambiente escolar. O Plano de Desenvolvimento Individual tem como objetivo criar um plano educacional específico para um aluno que possua algum tipo de deficiência, de acordo com suas necessidades, ou seja, fazer com que vários agentes da educação deste aluno possam ter o conhecimento do conteúdo programático elaborado para ele. Contribui, ainda, para que o aluno seja estimulado e cobrado de forma adequada, de forma que toda a equipe escolar, os profissionais e a família que acompanha esse aluno tenham conhecimento de como são feitas as abordagens tanto nos aspectos motores, psicomotores, cognitivos, afetivos e comunicacionais.

AIX SISTEMAS. PDI: plano de desenvolvimento individual do aluno na educação inclusiva. 2018. Disponível em: https://educacaoinfantil.aix.com.br/plano-de-desenvolvimento-individual-do-aluno/. Acesso em: 25 out. 2021.

MUNDO AUTISTA. O que é PDI ou PEI? 2018. Disponível em: https://omundoautista.uai.com.br/o-que-e-pdi-ou-pei/. Acesso em: 25 out. 2021.

ESTUDO DIRIGIDO

Como discorrido na Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015, no art. 1º "é instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

É necessário que se tenha uma escola com projetos que respeite seus alunos e suas diferenças, para que se possa construir conhecimentos, expressem suas ideias e se desenvolvam sem discriminação e para isso, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é fundamental na mediação do professor na inclusão na escola do aluno com deficiência (SILVA et al.).

O AEE pode ser desenvolvido por um profissional especializado que identifica, elabora e organiza os recursos pedagógicos que serão utilizados para a redução de barreiras e plena participação dos alunos portadores de deficiência (EQUIPE DIVERSA, 2019).

Por isso, para que se inclua e contribua para um eficaz aproveitamento escolar do R.M.S é necessário que se adotem processos de aprendizagem que visem a inclusão e o desenvolvimento do aluno. Dentre eles, podemos destacar a compreensão, em que se terá uma conversa com o aluno, mostrando pra ele a necessidade de se adquirir novos conhecimentos. Nessa etapa, é importante que seja passado para ele as vantagens de tal aquisição, como ler jogos, conseguir conversar com os colegas por rede social de forma escrita e outras coisas que podem ser vistas como interesse do R.M.S.

Após isso, iniciaríamos a retenção, etapa em que o conhecimento será passado de forma que respeite suas limitações e interesses. Nessa etapa, atividades com seus personagens favoritos, com jogadores de futebol, com uniforme de times e músicas serão amplamente utilizadas, para, além de ensinar, fazer com que ele se interesse pelo processo de aprendizagem.

Já na etapa da prática, serão desenvolvidos exercícios que possibilitem o R.M.S de brincar se divertir e construir melhor uma comunicação oral. A construção de frases, utilizando as mais diversas classes de palavras para que o ordenamento adequado seja incorporado à fala do aluno serão abordadas, sempre mantendo a temática que o atrai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com