TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES MEDIATOS E IMEDIATOS DO SURGIMENTO DOS BATISTAS

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

FATORES MEDIATOS E IMEDIATOS DO SURGIMENTO DOS BATISTAS

O autor descreve no começo de sua obra cita o período do escolasticismo, concílios romanos, concílios de reformadores e alguns acontecimentos dentre os quais vale destacar as figuras de John Wycliffe na Inglaterra e John Huss na Boêmia. No período da Reforma Espanha era o país mais importante, que devido suas alianças conseguiu unificá-lo e inclusive fundou a universidade de Alcalá.

Com o advento da modernidade o mercantilismo teve grande contribuição neste período no aspecto econômico e social, fazendo a transição do feudalismo culminando na Revolução Burguesa que afetou o clero e a nobreza que perderam muitos dos seus privilégios. Vale salientar que neste período era a época das idéias e é então onde surge o Humanismo, onde se coloca o homem e suas idéias em evidência neste cenário e a Reforma Protestante vem para responder e combater muitas dessas correntes e suas respectivas ideologias. Entretanto é no século XVI que protestantismo toma força e forma com as correntes: Luterana, Zwingliana, Calvinista, Radical e Anglicana, sendo que a Igreja Católica neste período também lança a contra-reforma para tentar conter o avanço dos protestantes e suas transformações, que eram substanciais na sociedade, nas mais variadas camadas sociais dos seus respectivos países que aceitaram o novo sistema.

Porem vale lembrar que ainda no século XVI, os reformadores tiveram grande contribuição, no campo doutrinário o luteranismo cria a doutrina da consubstanciação para ceia e eliminaram quase todos os sacramentos da igreja católica, substituição do latim no culto pela língua vernácula, rejeição do sistema eclesiástico católico, aboliu o monasticismo e celibato clerical. Destaca-se ainda neste, outro reformador, o suíço Ulrico Zwinglio que foi uma reforma mais intelectual, rejeitando tudo aquilo que não tinha base e nem sustentação bíblico teológica. Neste mesmo contexto o autor faz menção e de um importante personagem, o também reformador João Calvino no que diz respeito a sua consistência teológica e por seu zelo na área éticas, sociais, políticas e econômica.

Observa-se que a reforma Anglicana foi tida por alguns como, meia reforma, pois, deixou a entender para alguns a superficialidade de seus requisitos, o que deu margem a seus opositores para contestá-las. Os fatos ocorridos no sec. XVI contribuíram para surgimento dos batistas com alguns elementos teológicos provenientes dos reformadores, Lutero, Zwinglio e Calvino, o que fez com que trouxessem grande contribuição para crescimento de sua denominação. No entanto nota-se que a Reforma do século XVI e seus reformadores cometeram alguns excessos, porem isso não invalida a obra, objetivo e mensagem que foi colocar as sagradas escrituras novamente no centro do culto e ser acessível a qualquer um, para que todos pudessem ler a bíblia em sua própria língua.

ORIGEM DOS BATISTAS

Os batistas surgiram no século XVII como, um grupo separatista de protestantes vindos da Holanda e Inglaterra, com uma teologia em sua maioria arminiana absorvida inicialmente dos menonitas. Lembrando que ainda existem outras três teorias sobre o surgimento e origem dos batistas, são elas: teoria JJJ (Jerusalém, Jordão e João Batista), Teoria de que os Batistas são uma continuidade dos Anabatistas e a ultima é que os Batistas vieram dos separatistas ingleses, ou seja, dos batistas que dissentiram da Reforma Anglicana. Tendo porem cada uma dessas teorias, alguns que foram adeptos e muitos que as rejeitaram. Todavia o nome Anabatistas ficou associado a fanatismo e a violência o que muitos dos Batistas rejeitaram serem identificados como Anabatistas.

Neste período então surge John Smith (1570-1612), pastor anglicano entre 1600 e 1603 formado em teologia em Cambridge auxiliado por um Advogado Thomas Helwys (1551-1616) se unem e formam uma congregação em Gainsborough na Inglaterra, porem foi por meio da perseguição iniciada no reinado de Tiago I que por meio de uma resolução na congregação decidiram ir para a Holanda, apenas os homens. Porem ao chegar em solo holandês e começar os trabalho de sua congregação tiveram alguns contratempos quando foi confrontado por Francisco Johnson acerca de sua pregação e é no ano de 1609 que Smith e Helwys se auto-batizam (Sebatismo) e depois batizam outros membros. Com isso foram duramente criticados por seus adversários o que levou a rever seus atos e conseqüentemente o retrocesso deste.

Isso fez com que Smith voltasse ate os Menonitas para pedir filiação o que lhe foi negado o que alguns dizem ter sido o motivo da morte de Smith devido à tristeza profunda com que sentia por ter sido rejeitado pelo Menonitas. Após a morte de John Smith, Thomas Helwys se torna pastor e regressa para Inglaterra nas proximidades de Londres, sendo ali protagonista da defesa da liberdade de consciência e religiosa quando já em solo inglês escreve uma declaração que lhe acarretou em quatro anos de prisão, de onde só saiu morto no ano de 1616.

Sendo que, houve uma rejeição por parte de alguns da teologia calvinista e adoção da teologia arminiana sendo seus membros chamados de Batistas Gerais ou Arminianos. Contudo havia dois grupos de batistas: um quanto à teologia calvinista e outro de linha arminiana, este segundo acabou por influenciar a grande maioria que adotaram os princípios e praticas semelhantes em 1891 onde se uniram através da união Batista da Grã-Bretanha onde prevaleceu a teologia arminiana.

   

OS BATISTAS SE FIRMAM NA INGLATERRA

Contudo vale lembrar que alguns fatores, foram primordiais, para que a presença, tanto dos Batistas Gerais como dos Particulares na Inglaterra foram, em primeiro lugar, as associações e confissões de fé adotadas por eles, sendo este último o primordial para que os batistas se estabelecessem na Inglaterra. Segundo, a luta pela liberdade religiosa é considerada, um ponto positivo, e seu envolvimento na guerra civil, os batistas lutaram pelo direito a liberdade, é também neste período que a Igreja Anglicana, retorna como a instituição religiosa oficial do estado e também é neste contexto que o famoso escritor inglês John Bunyan lança da prisão o famoso clássico, O Peregrino.

Mas é neste período, que os batistas sofrem um declínio, decorrente de posições teológicas por demais perigosas, (liberalismo) que pouco a pouco minaram o entusiasmo do muitos ministros, o modalismo e unitarianismo também tiveram sua contribuição chegando a negando o significado da trindade. O hipercalvinismo também teve sua parcela de contribuição para esse declínio, porem esse ensino é totalmente contrário ao que o próprio Calvino defendia e ensinava.

OS BATISTAS NOS ESTADOS UNIDOS

Os batistas aportaram na América do Norte, mais precisamente na região conhecida como Nova Inglaterra, onde ansiosos sonhavam com a tão esperada liberdade religiosa, porem isso não ocorreu. No entanto o crescimento dos batistas no período do grande avivamento foi lento, vindo a crescer somente no período posterior, onde se espalharam pelo mundo inclusive Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com