TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS FATORES QUE LEVARAM O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  1.353 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CIÊNCIAS SOCIAIS

FRANCIELE DOS SANTOS TAVARES

PROF. OZÉAS

INTRODUZINDO OS CONCEITOS SOCIOLÓGICOS

PRINCIPAIS FATORES QUE LEVARAM O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

RONDONÓPOLIS-MT

06/02/2015.

INTRODUÇÃO

     Aqui se pretende selecionar um pequeno número de conceitos suficientemente centrais para permitir uma compreensão ampla da sociologia, sem ao mesmo tempo, exigir que se adentrem nos meandros da teoria.

CONCEITOS SOCIOLÓGICOS

    Muitos são os conceitos sociológicos cujo entendimento depende de percepção aprofundada da teoria global na qual se inserem e, mais ainda, de bases mais abstratas que explicitem sua referência ao social.

O que é social

      O primeiro conceito ou a primeira noção que um professor de sociologia precisa conhecer para introduzir essa disciplina à seus alunos.

      Para a sociologia, o social é o conjunto das formas de agir e pensar que são comuns aos indivíduos que vivem numa sociedade.

      Em primeiro lugar, é fundamental entender a sociologia como sendo uma ciência, o que a torna parte do mais importante principio de legitimação dos conhecimentos e da forma de perceber e agir no mundo na sociedade moderna.

      Em segundo lugar, é muito importante distinguir a percepção do cidadão comum sobre o mundo, ou o senso comum, da perspectiva cientifica sobre esse mesmo mundo.

Compreendendo o significado do concito de “social”, podemos avançar e elaborar conceitos que, num nível menos elevado e abstração, sejam ferramentas úteis no trabalho sociológico.

      Alguns desses conceitos são mais básicos e constituem os elementos a partir dos quais se fazem análises de fenômenos mais complexos. Ou seja, são aqueles elementos essenciais para a compreensão da vida coletiva em qualquer sociedade.Esses conceitos seriam: ação social , relação social , poder , dominação.

Ação social: Todo ato humano cujo sentido definido ou visado pelo individuo que age estaria orientado pela existência de outros indivíduos. A ação social não tem caráter moral: cuidar de alguém ou matar alguém são atos igualmente sociais.

Relação social: Expressa de forma contundente a  noção de social, refere-se a interação entre pessoas.

Poder: É uma das características mais conspícuas da sociedade humana, que não existiria sem ele. No entanto, é preciso ter atenção ao fato de que poder não se expressa apenas no absolutismo real ou nas ditaduras modernas, por exemplo.O poder é constitutivo da maioria das relações sociais, mesmo daquelas aparentemente muito distantes do que o senso comum varia como poder efetivo.

Dominação: O conceito de dominação é bastante parecido, mas introduz uma dimensão importante que é a da legitimação. É a probabilidade de que uma pessoa ou um grupo de pessoas faça a vontade de uma pessoa ou grupo de pessoas como se fosse a execução de sua própria vontade, isto é, a pessoa age assim não porque mandaram que ela agisse, mas porque ela acha que é essa forma correta,justa,legal ou tradicional de fazer aquilo.

     Chega-se então ao conceito de Autoridade, uma forma legitima de exercer o poder.

Arbitrariedade: exercício do poder sem obediência às normas legais e aos princípios reguladores de determinados atos. Autoritarismo: Um abuso da autoridade (um cidadão que se vale do seu cargo público para impor uma relação ou para permanecer no poder mais tempo ou mais vezes que o que foi autorizado pelas leis está sendo autoritário).

Principais fatores históricos, econômicos, sociais e

culturais que levaram o surgimento da Sociologia

 

     A sociologia como um determinado campo delimitado de saber cientifica, só emerge em meados do século 19. As reflexões sobre as origens da vida social e sua natureza fortaleceram esse conceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com