TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licenciatura

Por:   •  8/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Prof: Enio Luiz de Carvalho Biaggi

Alunos: Paulo Sérgio Abreu Silva

Atividade sobre os textos: “Leitura: por que a interdisciplinaridade?”, de Regina Zilberman, e “As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto”, de Magda Becker Soares.

  1. Quais as novidades que a emergência da atividade da leitura proporcionou na sociedade?

A leitura proporcionou a sociedade a difusão da escrita, a fixação da história ou matéria, à alfabetização do individuo, e a adoção de comportamento mais pessoal e desprovido de valores tradicionais. E como se as pessoas que lessem e tivessem vontade de escrever passariam oque elas são para o papel, conferindo um caráter mais individual a escrita.

  1. Quais alterações ela provocou no sistema de ensino/aprendizagem escolar?

Assume o componente democrático da leitura e da escrita, ou seja, da produção e transmissão de arte e conhecimento. Ela também provoca a necessidade de um profissional especializado em ensinar a escrever e a ler, sendo assumido assim que não é um ato de intuitivo, e deve ser guiado.

  1. A partir da leitura dos textos, conceitue o processo de leitura?

A leitura é um processo de apreensão e compreensão de determinado texto        , que não depende só do texto, mas sim de qualquer dos processos de leitura como por exemplo a escrita.

  1. Explique, de forma simplificada, a relação da leitura com a ascensão de classe social.

E a relação dominador e dominado, se o dominado tem os mesmos conhecimentos adquiridos pelo dominador, ele tem mais estratégias para reivindicar seus direitos e com os direitos assegurados a de fato a ascensão.

  1. Explique, com suas palavras, a seguinte afirmação presente na página 26 do texto “As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto”: “De um mesmo texto, duas leituras diferentes. Portanto, o texto não preexiste à sua leitura, e leitura não é aceitação passiva, mas é construção ativa”.

Da mesma forma que ha aprendizados diferentes e métodos pedagógicos diferentes para alunos diferentes, também existem formas diferentes de interpretar um texto, isso depende da forma que as pessoas que leem o texto foram educadas e uma serie de outros fatores advindos de cada pessoa. A questão da aceitação passiva ou construção de senso critico e conhecimento também depende se a pessoa tem e é estimulada á prática de divergir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com