TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meu nome e jonas

Por:   •  5/4/2016  •  Resenha  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

CURSO DE PEDAGOGIA

ADELAINE PEREIRA DA SILVA

RESUMO: A EDUCAÇÃO E SEU PROCESSO.

GOIÂNIA

2016

ADELAINE PEREIRA DA SILVA

RESUMO: A EDUCAÇÃO E SEU PROCESSO.

Resumo do texto: A educação e seu processo, apresentado à disciplina de MONOGRAFIA I, do curso de pedagogia, 7° período, turma A01, matutino, como um dos requisitos para a avaliação de N1, sob a orientação da Profa. Me. ANTÔNIO EVALDO OLIVEIRA.

GOIÂNIA

2016

Pontifícia Universidade Católica De Goiás.

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

CURSO DE PEDAGOGIA

Acadêmica: Adelaine Pereira Da Silva.

Orientador: Antônio Evaldo Oliveira.

RESUMO: A EDUCAÇÃO E SEU PROCESSO.

Um ser humano quando nasce, necessita de uma serie de cuidados e atenções que representam as primeiras intervenções educativas que recebe. Progressivamente estas ações educativas se tornam mais complexas, amplas e se sistematizam cada vez mais. A educação tem que ser entendida como um processo que possibilita ao homem “construir-se” de acordo com o imaginário humano tido em cada tempo e lugar como ótimo.

A educação é um processo que pretende fazer o com que o recém-nascido seja semelhantes aos demais sujeitos da comunidade. É o processo de ensino ao qual é submetido o ser humano, desde seu nascimento, adquirindo acervo cultural, para que ele possa aprender a viver com autonomia e de modo solidário em sua comunidade, o que varia é o conteúdo da educação, conforme os valores, objetivos e aspirações de cada sociedade, o processo básico, todavia, é o mesmo.

Denomina-se conteúdo da educação a tudo o que se ensina e aprende no processo educativo. A educação sistemática e escolar configuram os eixos essenciais do currículo acadêmico, não se ensina ”tudo”, mas apenas o tido como mais importante e indispensável em cada tempo e lugar. As ações educativas são realizadas pela família, de modo informal, e pela escola de forma sistematizada. A educação é um instrumento necessário tanto para a sobrevivência do individuo como da própria sociedade a qual pertence.

Para desenvolverem-se como pessoas são necessários recursos culturais que o integrem a comunidade, sem a educação, o homem não poderá adquirir o conjunto de: conhecimento (saberes), procedimentos (saber-fazer), a cultura é um modo de entender a vida e a realidade.

A educação é ao mesmo tempo instrumento de desenvolvimento individual, em um marco social concreto, que a converte também em um instrumento de socialização, ao promover o desenvolvimento de cada individuo em um meio social integrador.

A ação ou intervenção educativa é proposital ou institucional, tem como referência a realização dos objetivos, a ação educativa, por ser “proposital”, dirigida a uma finalidade, é uma ação racional, quer dizer, significativa, dirigida e intencional, cuja função básica é gerar ou promover a aprendizagem no sujeito que se educa.

A educação se realiza através de meios ou procedimentos que possibilitam a aquisição do conteúdo por parte daquele que se educa e tradicionalmente se denomina “meios” da educação.

Os meios da educação tem que ser coerentes com os mecanismos os modos de aprender da pessoa, pode ser distinguido em dois grupos: diretos que são os que permitem ao educando aprender e realizar a proposta educativa. São procedimentos ou vias por meio dos quais se aprende e consolida a ação educativa. A imitação pode induzir a revelação de processos não visíveis como o pensar, o decidir, etc., sempre que se observam ações vinculadas a estes processos. A observação inteligente e com sentido, o que repercute, logicamente, em uma aprendizagem mais compreensiva, mais funcional e mais vinculada ao meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com