TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Budismo Pelo Mundo e no Brasil

Por:   •  18/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.458 Palavras (10 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        HISTÓRIA DO BUDISMO        

2.1 O Budismo pelo mundo e no Brasil        

3.        O BUDA        

3.1 Os Ensinamentos do Buda        

3.2 Nobre Caminho Óctuplo        

4.        CURIOSIDADES SOBRE O BUDISMO        

5.        CONCLUSÃO        

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo a apresentação da religião–filosófica, conhecida como Budismo, no qual possui um grande acervo de informações.

A elaboração deste trabalho foi realizada sobre nossa visão com relação a outros grupos interculturais, com os quais não temos ou nunca tivemos um contato direto, e que podem ter gerado visões e opiniões distorcidas sobre eles.

Com isso, o objetivo deste trabalho, é mostrar um pouco sobre as práticas do Budismo, e que seus modos de vida podem ser aderidos por qualquer um, independente de suas raízes religiosas.

Este trabalho se dividiu em três partes, iniciando-se com a história do Budismo, seguido por um detalhamento sobre o Buda e seus principais ensinamentos, uma entrevista realizada em um templo budista tibetano, e apresentando três curiosidades encontradas, que nos chamou à atenção.

Utilizamos como metodologia a pesquisa de campo, realizando uma entrevista com Sr. Pedro Maia, que é praticante do budismo há 14 anos; também utilizamos fontes online, para aderir maior conhecimento sobre a história do Budismo.


  1. HISTÓRIA DO BUDISMO

O Budismo foi fundado na Índia aproximadamente 528 a.C. pelo príncipe Siddhartha Gautama. Segundo a lenda, Maya, a mãe de Buda, numa manhã sonhou com um Elefante Branco, que se aproximando com uma loto branca, colocou sua tromba ao lado da Rainha, e desapareceu, entrando em seu útero.

Certo tempo depois, a Rainha Maya, deu a luz a Siddhartha Gautama, que devido ao sonho, os profetas acreditavam que ele viria a ser ou um grande Rei ou um Buda. Sete dias, após seu nascimento, infelizmente a Rainha veio a falecer. O Rei com medo de que seu filho um dia pudesse abandonar o reino para se tornar um guia espiritual, decide lhe educar sem qualquer interferência religiosa, ou sofrimento, por isso ele nunca deveria ter contato com o mundo exterior, crescendo somente em um ambiente luxuoso e cercado de conforto.

Mesmo se casando, e tendo um filho, ele tivera um espírito inquieto e pesquisador. Ao completar 29 anos, pediu a um dos guardas que o levasse escondido para conhecer a Cidade. Ali, Siddhartha tem seu primeiro contato com o mundo real, tendo seu primeiro contato a velhice, a doença e a morte. Mas, quando retornava ao palácio, impressionou-se ao encontrar um monge errante que mendigava alimento, e notou uma expressão serena, tranquila e feliz em seu rosto, assim ele presenciou o desapego. Siddhartha então, decide  que deveria abandonar o palácio e sua família, e iniciar um caminho de buscas pela “verdade” que ele tanto almejava.

 Faz longas viagens, ficando com mestres e monges, por aproximadamente, 6 anos, em busca da verdade. Até que um dia se assentou uma figueira, conhecida hoje como a árvore do conhecimento (Árvore Bodhi), e começou a meditar profundamente. Durante sua profunda meditação, foi tentado pelo desejo, prazer e cobiça, muitas distrações surgiram, como a sede, a luxúria, o descontentamento, e distrações de prazer, mas ele permaneceu imóvel, alcançando todos os graus de realização, adquirindo o conhecimento de todo o seu ciclo de mortes e renascimentos. Quando finalmente amanheceu, seus desejos e sofrimentos haviam terminado, se levantando como um Buda ou "O Iluminado", “Aquele que Despertou e experimentou o Nirvana”, em seus 35 anos de idade.

Assim, Sidarta adotou o nome de Buda, e saiu pelo mundo para ensinar sua filosofia. Pregou por 45 anos o Caminho do Meio, o Caminho do Dharma, através das 4 nobres verdade. Após sua morte, seus discípulos juntaram seus ensinamentos no Tripitaka, ou “três cestos de flores”, e saíram a ensinar os ensinamentos do Buda.

2.1 O Budismo pelo mundo e no Brasil

Com o passar dos anos, o Budismo se espalhou pela Índia, Ásia, Ásia Central, Tibete, Sri Lanka, Sudeste Asiático como também para países do Leste Asiático, incluindo China, Myanmar, Coréia, Vietnã e Japão. Hoje o budismo se encontra em quase todos os países do mundo, amplamente divulgado pelas diferentes escolas budistas.

Já no Brasil, o budismo foi introduzido pelos imigrantes japoneses que chegaram no século XX, para trabalharem nas diversas plantações da época. Mas só a partir de 1950, missionários começaram a ser enviados, e com eles foram fundadas as primeiras organizações budistas, sendo que atualmente, já existem comunidades de todas as correntes Budistas em todo o território nacional.

  1. O BUDA

Buda significa “o iluminado” ou “desperto”, não compreende somente em um profeta fundador, mas um título no budismo para indicar pessoas iluminadas, ou seja, que quebraram o ciclo da reencarnação e possuem um avançado esclarecimento espiritual. Dessa forma, na filosofia budista existem muitos budas, entretanto, Siddhartha Gautama é o mais conhecido.

3.1 Os Ensinamentos do Buda

As Quatro Nobres Verdades foram os primeiros e também os últimos ensinamentos do Buda, que hoje são consideradas pelos budistas como uma ferramenta para encontrar a felicidade.

A Primeira Nobre Verdade é que existe sofrimento para todos. Que estão divididos em três tipos de classes de sofrimento:

“Dois sofrimentos”: São os sofrimentos internos e os externos que não podem ser evitados. Os sofrimentos internos é parte do ser humano, como a dor física, medo, raiva e assim por diante. Os sofrimentos externos são aqueles vem de fora, incluindo frio, calor, animais selvagens e assim por diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com