TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Hermeneuticamente Exegese

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.106 Palavras (13 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 13


  1. Introdução

   O avanço global na ciência e tecnologia tem trazido prejuízo na aria da teologia cristã, pois as pessoas que não tem compromisso com a palavra de Deus acabam distorcendo a verdade pensando em si mesmo, passam a trabalhar para o seu próprio interesse. Já pessoas que tem esse compromisso com a verdade, luta em prol dessa causa com veracidade e temor e amor pelo evangelho.

Há muitas pessoas que querem ver realmente o evangelho imperando em todos os rincões desse planeta terra, como o próprio Jesus ensinou independente do grau de conhecimento teológico ou ate mesmo secular, pois estar escasso, e com isso muitas são sufocados com as inverdades do próprio avanço que o próprio sistema nos oferece, a teologia Cristã é e sempre será um meio de estudo para aqueles que difratam querem ter um conhecimento real e genuíno do engavelo de Jesus cristo.  

E é nesse momento que precisamos da Hermenêutica e exegese que são as interpretações bíblicas, são essas as ferramentas indisponíveis para que tenhamos uma boa interpretação com firmeza coerente e correta, são esses que dão veracidade das narrações e revelações da bíblia de fato com verdadeiramente são, e que jamais podem ser distorcidas a genuína palavra de Deus que e as sagradas escrituras. São inúmeros os que se intitulam encenadores professores e pregadores que não buscam obter esse conhecimento, e os resultados com certeza são negativos.


  1. Hermenêutica

      O vocabulário Hermenêutico, no grego Hermeneutikós, foi usado pela primeira vez por Platão, filósofo da Grécia antiga, segundo a história esta palavra foi usada como um termo técnico que sugere a arte de interpretar escritos antigos e usados hoje em nossos dias.  Este termo é usado tanto para interpretação de ordem espiritual como das ciências e do direito, que é a Hermenêutica Geral. A Hermenêutica que vamos apresentar é de ordem espiritual, portanto estamos nos referindo á hermenêutica bíblica. Essa junção associada com a inspiração que e espirito Santo, faz Nasser no estudante da palavra de Deus uma clareza que e necessária para a exata compreensão do texto que está sendo abordado.

 O estudo da Hermenêutica faz-se necessário, para que possamos compreender e diferenciar a narração do autor de um texto dentro de um contexto especifico, visto que a explanação correta de um texto em particular depende de fatores determinados.

          Usamos Hermenêutica e ainda mais precisamente a EXEGESE que é uma técnica da hermenêutica, isso se deve ao fato de que surgiram entre as diferenças culturais, sociais, políticas e idiomáticas entre os homens e nações. Certo questionamento acerca de um objetivo da aplicação de um texto especifica. Devemos ter em mente que todo texto fora de um contexto, no levará a cometer erros imagináveis, entre eles podemos destacar:

  • Um sermão jamais atingirá seu alvo, se este não estiver pautando em uma sadia exegese para fundamentá-lo.

Se não conhecemos a verdade bíblica a ponto de defendê-la de duras críticas, negligenciamos a influência maléfica que esta linha de pensamento pode induzir; não devemos apenas crer na verdade devemos acima de tudo também defendê-la de ataque e incrédulos.

Ao estudar a Bíblia devemos ter alguns critérios, que no auxiliará numa melhor compreensão. Devemos levar em conta que a Bíblia é um livro singular, e por isso diferente dos demais que já foram produzidos hoje escritores hordienos. Então podemos afirmar que o uso da EXEGESSE BÍBLICA, evitará três coisas perigosas que devemos evitar quando estudaremos a Bíblia segue-se.

  1. As Más Interpretações E Aplicações Das Escrituras

A má interpretação do texto Bíblico fará com que o principio natural da mensagem do evangelho saia de seu alvo que é a vontade de Deus para nossas vidas. Então devemos observar que:

  • A Bíblia deve ser interpretada sempre que for possível.
  • Quando se encontra algo que não se entende, se deve deixar para mais adiante, até encontrar um ponto de apoio e interpretá-lo baseando no contexto.

Ao aplicar o texto bíblico de forma errônea estamos desviando a pureza das palavras do evangelho e induzindo as pessoas menos preparadas. Nossa responsabilidade para com a pureza e autenticidade do evangelho é superior a qualquer outra, pelo fato de que devemos manejar bem a palavra da verdade. Dessa forma certos cuidados precisam ser tomados, pois não devemos tomar uma escritura que se refira a uma coisa e deixa-la ser referida de outra, nem usar um texto sem considerar seu contexto. Há três métodos de interpretar a bíblia, e devemos observá-las para não fazermos uma má aplicação.

  1. Literal E Metaforicamente

A forma literal da interpretação deve sempre ser observada entre as três classes diferentes de pessoas na Bíblia: Judeus, Gentios, e Cristãos (Igreja) I cor. 10.32. Fazendo sempre com que o significado seja exatamente como se está escrito. Pois as linguagens figurativas estão em todo o contexto como, por exemplo, em João 6.48; 10.7 que fala de Cristo como “pão” e “portas”.

  1. Símbolos

Os símbolos estão presentes por toda as escrituras, este é um método que tem causado grandes erros em sua interpretação. O profeta Daniel, por exemplo, usa metais e animais para significar outras coisas, assim então será necessário aprender algumas expressões para um melhor entendimento deste estudo. A palavra “ERA” pode significar muitas coisas. Mas neste estudo tem um único significado. “ERA” é o tempo entre duas mudanças físicas na superfície da terra. Para melhor entendimento vamos especificar as três formas da palavra  ERAS  que aparecem na escritura da Bíblia:

Antediluviana ou Passada: Da criação até o dilúvio. Gênesis 7.11. As águas mudaram a superfície da terra original.

Pós-Diluviana ou Presente: Do dilúvio até a segunda vinda de Cristo em gloria. Zacarias 14.4. Quando seus pés toquem no Monte das Oliveiras, se abrirá um canal ou rio do Mar Mediterrâneo ao Mar Morto, Fazendo um grande lago na terra prometida o terreno para o Milênio.

Futura ou provir: Desde a vinda de Cristo em gloria até a renovação da terra por fogo. 2 Pedro3.10-14. Resultará no Novo Céu e na Nova Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com