TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa Mental

Por:   •  23/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 1 –

As aulas de Ensino Religioso quando estudante da educação básica era ministrado por uma religiosa, Irmã Cecília, pelo que me recordo ela era funcionária da Escola na área administrativa, mais as aulas de ensino religioso de todas as turmas.

O conteúdo da disciplina era católico, na minha turma tinha uma aluna adventista e uma evangélica, as alunas seguiam o mesmo conteúdo, no início da aula era feito uma oração (ave maria, pai nosso...) e para as alunas que não eram católicas era permitido ficar sentadas.

Era ensinado, orações da igreja católica, lia-se a bíblia sagrada, nas datas e feriados religiosos era sempre falado com conotação católica.

Lembro que para alguns colegas era considerada uma “aula chata”, mesmo estes sendo católicos, eu gostava da disciplina e também da professora.

Após a leitura da Unidade 1, da disciplina de Ensino Religioso no Brasil, bem como assistindo as aulas com as explicações do professor e colaboração dos colegas, segue meu entendimento:

Após a leitura e a discussão durante a aula, pude observar que a “questão” do Ensino Religioso é ampla e complexa. A disciplina já passou por diversas mudanças e é recorrente objeto de reflexão por parte de muitos estudiosos.

Contudo, pelo que li e ouvi, a “questão” é como vem sendo tratada a disciplina, pois na maioria das vezes ela é mal interpretada, sendo vista como Catolicismo, uma vez que o Ensino Religioso foi utilizado por muito tempo para garantir a formação doutrinária dos fiéis, porém esta não é mais a realidade – ou não deveria ser.

Ainda durante a leitura da Unidade 1, vimos que há 3 concepções do ensino religioso, sendo elas:

  • Ensino Religioso Confessional - onde a disciplina segue ensinamentos de uma religião específica, era obrigatório para as escolas de ensino fundamental, mas facultativo para os alunos (art. 33/LDB); porém as secretarias estaduais de educação não concordam, e afirmaram em suas regulamentações próprias, permitindo apenas o ensino religioso não confessional;
  • Ensino Religioso não Confessional – nessa concepção a disciplina tem como conteúdo programático a exposição das doutrinas, práticas, história e dimensões sociais das diferentes religiões, respeito a diversidade cultural, sem o emprego da catequese;
  • Ensino Religioso Interconfessional – trata-se de um ensino que abrange doutrinas e credos de várias religiões, insere diferentes confissões e crenças no espaço de aprendizado, porém alguns estudiosos tem interpretação diversa, como de um ensino de história das religiões, de cidadania, fortalecimento de valores morais ou até mesmo confundem com disciplinas antigas como Educação Moral e Cívica e OSPB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com