TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS 28 ANOS DO ENCONTRO PARA NOVA CONSCIÊNCIA

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO DE HUMANIDADES

UNIDADE ACADÊMICA DE HISTÓRIA

CURSO: HISTÓRIA

DISCIPLINA: HISTÓRIA DE CAMPINA GRANDE

PROFESSOR: ANTÔNIO CLARINDO

ALUNO: EWERTON THIAGO COSTA BARBOSA

A FÉ E A RELIGIOSIDADE EM DEBATE –

OS 28 ANOS DO ENCONTRO PARA A NOVA CONSCIÊNCIA

Campina Grande, 24 de abril de 2019

A FÉ E A RELIGIOSIDADE EM DEBATE –

Os 28 anos do Encontro Para a Nova Consciência

Ewerton Thiago Costa Barbosa

Resumo: Todos os anos durante o carnaval, a cidade de Campina Grande, se transforma

em um espaço para a ciência, a cultura, a arte, as tradições religiosas e tudo o que diz respeito ao Patrimônio Cultura Imaterial. É o Encontro Para a Nova Consciência, evento que já é realizado há duas décadas, de início com grande sucesso de público de todo o Brasil, constando nos calendários de turismo de eventos nacionais. Trabalhando nesses 25 anos com uma proposta da Cultura de Paz, o Encontro mudou a face da cidade que esvaziava no período de carnaval. Hoje a cidade recebe turistas de todo o Brasil, lotando a rede hoteleira, restaurantes, bares e serviços, mudando totalmente a economia local, que já funciona hoje com o sistema de hospedagem alternativa, por ser grande o número de pessoas que procuram opções que não sejam carnaval. Com inúmeros eventos paralelos, envolvendo pessoas de todas as idades e segmentos, o Encontro da Nova Consciência já conquistou seu espaço na mídia especializada e de massa com abrangência nacional, já tendo sido alvo de muitas reportagens nos meios de comunicação de maior alcance de público. A participação nas palestras e shows do Encontro é gratuita e não é necessário se inscrever para frequentá-lo, já que este é realizado por uma organização sem fins lucrativos.

Palavras-chave: Nova Consciência; Carnaval; Campina Grande.

Introdução

Nos carnavais das duas últimas décadas, Campina Grande/PB, a exemplo de outras cidades nordestinas, tem recebido um número expressivo de visitantes. Mas o apelo da cidade é de outra ordem. É comum ouvir slogans como "Neste Carnaval vamos fazer a cabeça" ou "Neste Carnaval saia de alma lavada", indicando um tipo singular de "folia carnavalesca". Desde 1992, Campina Grande abriga o "Carnaval da Alma", evento anual oficialmente conhecido como "Encontro Para a Nova Consciência: O pensamento da cultura emergente". Ao encontro em Campina Grande comparecem anualmente representantes de diferentes universos confessionais, tradições de cura e artes divinatórias, o que proporciona, além da manifestação de um conjunto de práticas e vivências, reflexões sobre dilemas da contemporaneidade, entre os quais se destacam as questões da tolerância, da paz, da globalização.

A princípio, um encontro que, de acordo com alguns dos seus pioneiros e assíduos frequentadores, propunha reunir pessoas dispostas a discutir questões que dizem respeito à humanidade no seu conjunto e a cada um em particular, a partir da ênfase na diversidade, na tolerância e no diálogo. Desde o início das atividades, na década da virada do milênio, esse evento articulou-se de modo significativo com outras expressões do chamado "Movimento da Nova Era", fenômeno que, embora mais evidente naquele período, ainda tem repercussões significativas no começo deste novo século. O fato instigante é o caráter de permanência do Encontro para a Nova Consciência, no qual tais conteúdos vêm sendo alimentados anualmente, em um fluxo dinâmico que amplia os sentidos do Carnaval da Nova Consciência, num contexto em que muitos dos meios de difusão que, na virada do milênio, marcaram uma forte onda neo-esotérica, parecem estar perdendo força.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com