TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS GERENCIAIS

Casos: PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  4.308 Palavras (18 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 18

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

EAD – Pólo Presencial Lauro de Freitas / Bahia

Professor EAD: Lincon Lopes

Professora Tutora Presencial: Patrick Pallos

ATPS

Alunos:

Aldemir da Silva – RA 382518

Lilian Machado Pinheiro Costa– RA 387440

Lucineide do Amor Divino Silva– RA 382509

Neuracy Bahia da Silva– RA 388566

Renata Santos de Carvalho – RA 396443

Semestre 2012.2 – Turma N20– Noturno (1° e 2°)

PROCESSOS GERENCIAIS

ATPS

Trabalho apresentado a Universidade Anhanguera – Uniderp, como conclusão da disciplina de Processos Gerenciais.

Semestre 2011.2 – Turma N20 – Noturno (1° e 2°)

Introdução

O objetivo de o desafio a seguir é mostrar o conhecimento adquirido em sala de aula, alem de adquirir novos, sobre o tema “planejamento”, analisando e diferenciando os tipos, para melhor aprendizado profissional, nos quais foram adquiridos através de pesquisas.

ETAPA1/PASSO1(individual)

O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Planejar é muito importante para o alcance dos objetivos, não é e nem pode ser de uso exclusivo de grandes empresas, ele deve ser usado por pequenos empresários, que tenham um mercadinho, um pet shop, até por pessoas comuns, planejar onde se deve gastar o dinheiro conseguido no mês, que carreira seguir, quais os passos para se chegar La, curso técnico, graduação, pós-graduação, isso deve ser analisado e seguido, para tornar o planejamento efetivo. Representa uma tentativa da organização de integrar o processo

decisório e alinhá-lo à estratégia adotada, para orientar o nível operacional em suas atividades e tarefas, a fim de atingir os objetivos organizacionais anteriormente propostos (CHIAVENATO, 1994).

Vejamos algumas definições de Planejamento:

Planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para entregar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios (como será feito). (ROBBINS, 2000, p.116).

ETAPA1/PASSO2(individual)

VEJA O FUTURO ANTES DOS OUTROS X O DESAFIO DO ADMINISTRADOR DO FUTURO

O professor Roberto Shinyashiki, em seu artigo “veja o futuro antes dos outros”, fala sobre essa habilidade de enxergar alem do que as coisas nos mostram. Ele diz que “quando as pessoas não enxergam adiante pagam pela falta de visão...”

Visão e a arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vêem problemas.

Já o professor Paulo Barreto dos Santos diz “que não trabalhamos apenas para ter uma renda, mas sim para encontrar sentido em nossas vidas”, se isso não ocorre o trabalho não terá sucesso. A visão nos ajuda a evoluir.

Preocupados cada vez mais com a qualidade de vida, trabalhamos pensando em colher o fruto, e não só em sustentar a nossa família e ganhar o “pão de cada dia” como nossos avos no passado e ate quem sabe nossos pais.

No mundo dos negócios e na vida pessoal, só sobrevive quem estiver preparado para o que der e vier. Olhar para frente e construir cenários de longo prazo são uma atitude fundamental para empreendedores.

Não se trata de usar bola de cristal e de fazer previsões esotéricas. Aqui se fala da necessidade de atitudes empreendedoras na visualização de cenários futuros que permitam refletir, analisar e decidir sobre qual caminho seguir. De atitudes prospectivas que precisam ser incorporadas e exercitadas de forma disciplinada na cultura empresarial.

ETAPA1/PASSO3

Capítulo 7 PLTPlanejamento estratégico

O planejamento estratégico representa a forma de como a empresa pode colocar em ação o que esta apenas no “papel”. O planejamento estratégico identifica ‘’o como fazer’’ para que a empresa possa alcançar seus objetivos. Contudo este planejamento deve ser aplicado em longo prazo, quando se trata de um local estável e ou estabilizado considera-se um longo prazo de cinco ou mais anos. Já em um local turbulento o longo prazo é de no máximo doze meses estando assim atualizações constantes.O planejamento estratégico existe para que exista a coerência e a consistência ao que está incerto.Deve-se contar com a participação não apenas de níveis institucionais mas contar com a participação do gerente de linha que possui profundo conhecimento em sua área de atuação.

Etapas do planejamento estratégico:

1. Determinação dos objetivos.

2. Análise ambiental externa.

3. Análise organizacional interna.

4. Formulação de alternativas.

5. Elaboração de planejamento.

6. Implementação e execução.

7. Avaliação dos resultados.

Capítulo 8 PLT Planejamento Tático

O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), mas devem ir além do dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” têm a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos. O planejamento tático da segurança empresarial tem por objetivo a realização de um estudo prático de análise de riscos corporativos que afetam os ativos tocáveis e intocáveis da empresa. Pode ser realizado pelo gestor de segurança da empresa, já que é desenvolvido nos níveis intermediários da organização. Nele compara-se o custo versus os benefícios, sempre integrando os meios organizacionais, com a reformulação ou criação de normas e procedimentos, com os recursos humanos e os meios técnicos, sejam ativos ou passivos. Lembrando que esses três fatores somados são primordiais para alcançar os objetivos pretendidos, por meio da eficiência, eficácia e efetividade esperadas em um planejamento de segurança. Além disso, sabe-se que o planejamento tático deve estar alinhado às políticas de segurança da empresa, visando objetivos empresariais. Atualmente, o planejamento possui sete fases, que consistem basicamente na identificação dos perigos reais e potenciais, na identificação dos fatores de risco, elaboração do diagnóstico, análise e após a classificação de risco, plano de ação, controle e avaliação.

Características Principais:

 Processo permanente e contínuo;

 Aproxima o estratégico do operacional;

 Aproxima os aspectos incertos da realidade;

 É executado pelos níveis intermediários da organização;

 Pode ser considerada uma forma de alocação de recursos;

 Tem alcance mais limitado do que o planejamento estratégico, ou seja, é de médio prazo;

 Produz planos mais bem direcionados às atividades organizacionais.

Conceito:

Representa uma tentativa da organização de integrar o processo decisório e alinhá-lo à estratégia adotada, para orientar o nível operacional em suas atividades e tarefas, a fim de atingir os objetivos organizacionais anteriormente propostos (CHIAVENATO, 1994).

O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados.

O Planejamento tático por se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negocio da empresa. Como tal, ele é elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades de seu órgão.

O planejamento é sempre voltado para o futuro, e esta intimamente ligada com previsão.

O planejamento se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão, pois funciona como meio de orientar o processo decisório.

O planejamento seleciona entre as várias alternativas disponíveis um determinado curso de ação.

O planejamento é iterativo, ele deve ser flexível para aceitar ajustamentos e correções.

O planejamento é uma técnica de alocação de recursos de forma antecipadamente estudada e decidida.

O planejamento é uma técnica cíclica.

Capitulo 9 O Planejamento Operacional

O Planejamento Operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” focalizando sempre a otimização e a maximização de resultados, também possibilita aos administradores visualizar e determinar ações futuras dentro do nível operacional que melhor conduzam ao alcance dos objetivos da empresa. O planejamento operacional se caracteriza pelo detalhamento com o qual estabelece as tarefas e operações, pelo caráter imediatista que focaliza apenas o curto prazo pela abrangência focal que aborda apenas uma tarefa ou operação. O planejamento operacional e composto de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções da empresa, eles podem ser classificados em quatro tipos: procedimentos; orçamentos; programas ou programações e regulamentos. Procedimentos é um sistema de passos ou técnicas sequenciais que descreve como uma determinada tarefa ou atividade deve ser feita, em geral são transformados em rotinas e expressos na forma de fluxograma. Orçamentos são planos operacionais relacionados com dinheiro em um determinado período de tempo que costumam ser de um ano correspondendo ao exercício fiscal da empresa, sendo assim sua dimensão local e sua temporalidade limitada.Programas ou programações consistem basicamente em planos que correlacionam duas variáveis: tempo e atividades a ser executadas. A programação seja simples ou complexa é uma importante ferramenta de planejamento no nível operacional das empresas. O programa mais simples é o cronograma, um gráfico de dupla entrada no qual as linhas configuram as tarefas ou atividades e as colunas definem os períodos de tempo, geralmente dias ou meses. Regras e regulamentos especificam como as pessoas devem se comportar em determinadas situações. Salientam o que as pessoas devem ou não fazer, visando substituir o processo decisório individual, restringindo o grau de liberdade das pessoas em determinadas situações previstas de antemão. O planejamento operacional preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para a otimização e maximização de resultados, seu problema básico é a eficiência, e se baseia em planos operacionais que de proliferam nas diversas áreas da empresa no nível operacional.

PLANEJAMENTO – CONCEITOS

Conforme LACOMBE (2003) “Planejamento é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado”.

Podemos ainda acrescentar que é um processo intencional, pois depende da vontade dos articuladores em ter um processo de planejamento, senão, o acaso é quem determinará as diretrizes, entretanto, o Planejamento como um processo administrativo, não significa burocracia, mas sim uma forma de, montando um cenário possível futuro, descrever os objetivos deste futuro, independente do tempo em que se olha a frente, antever as consequências das decisões tomadas hoje, e assim desenhar os caminhos a serem seguidos, adequando e reavaliando permanentemente os processos para alcançar os objetivos traçados.

Distanciar o Planejamento do processo burocrático quotidiano é importante para que não se faça o planejamento por fazer, como cumprir com as obrigações tributárias, como exemplo. O que pode ser alterado no processo de planejar é o seu conteúdo, ou seja, o Planejamento pode mudar o perfil do tributo, mas, não muda a obrigação tributária, portanto, Planejar é vislumbrar o futuro mais provável, definir os caminhos, antecipar os eventos, inclusive àqueles adversos.

“Planejar também não é uma “ciência” exata, é sim, uma “ciência” de probabilidades onde o cenário futuro previsto esta dentro de uma probabilidade de ocorrer”. Assim colocado, haverá cenários com menor probabilidade de ocorrer, e estes em maior ou menor grau devem ter planos preparados para uma eventual mudança rápida de rumo.

De forma sintética para se desenvolver o Planejamento existem três grandes processos empresariais:

• Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico é um processo que define a razão de ser e os objetivos de longo prazo da organização, estabelece os programas de ação para alcançá-los e aloca os recursos necessários para tanto.

• Planejamento Tático

O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. É importante ressaltar a temporalidade deste processo. Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), mas devem ir além dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” têm a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos. Esta aqui um momento oportuno para se estabelecer os KPI´s de médio prazo. Como é nesta fase onde os recursos começam a serem detalhados, os planos de investimentos/treinamentos aqui devem ser indicados.

Nas minhas experiências, gerar um documento onde se possa registrar a contribuição dos gestores de forma organizada e divulgada, mostrou-se um instrumento poderoso para que não se perdesse o rumo em momento de turbulência, e também para a correção deste rumo quando necessário, olhando as premissas que o nortearam o plano.

• Planejamento Operacional / Orçamento

O Planejamento Operacional ou Orçamento estuda as receitas, custos e despesas, indicando os valores que são necessários para manter o empreendimento no momento e no futuro, considerando tendências e objetivos estratégicos definidos. Não somente as questões de valores, que são de suma importância, mas também toda a estrutura das Operações necessárias para a geração dos componentes valorados.

Faz-se necessário um adendo do Orçamento no que tange ao “Zero Base Budget”. O Orçamento Base Zero ou Zero Base Budget é o processo de elaboração do Orçamento onde é construído a partir da base da pirâmide, que permite a participação responsável no desenvolvimento do Orçamento, dos responsáveis pelas atividades da organização e gerando com consequência o comprometimento pela sua realização. Também permite agregar ao sistema de construção do Orçamento avaliação setorial, podendo ser determinante de premiações.

8.

9.

ETAPA2/PASSO1

Planejamento da organização do projeto de Ação e Conscientizaçao social

Projeto Ação e Conscientização social

Planejamento

Objetivo: Ajudar as famílias da comunidade de Portão, Lauro de Freitas, BA, com a arrecadação e doação de alimentos, roupas e documentação.

Organização

1°passo

Viabilizar com a prefeitura a autorização da utilização da praça e a segurança com as policias civil e militar, juizado de menores e SAC.

2° passo

Selecionar voluntários entre elas funcionários das empresas e cidadãos da região. Onde a equipe que planejou passara todas as orientações sobre o evento.

3°passo

Buscar parcerias de redes de supermercados, lojas de roupas. Essas parcerias serão importantes, pois elas serão responsáveis pelas doações.

4°passo

Divulgar a ação nas escolas, igrejas, e nas ruas sobre a realização do evento. A divulgação deve ser feita de modo a atrair o maior numero de pessoas que o evento consiga atender.

Direção

Os trabalhos serão divididos em partes como veremos a seguir:

Lucineide: Responsável por elaborar uma lista de empresas que tenham interesse em participar do evento.

Lilian: Ira buscar com a prefeitura a autorização do espaço e o apoio das polícias, juizado de menores e a presença do SAC.

Neuracy: Responsável por conseguir voluntários e orienta-los do evento.

Aldemir e Renata: Responsável pela divulgação do evento

A direção de o projeto ira cuidar para que os passos sejam seguidos da melhor forma possível esclarecendo duvidas dos participantes, e no dia do evento sua presença será de imensa importância.

Controle

Será estipulado um limite de tempo para cada função, a fim de termos um controle de tempo, com os dados que CAD membros passar para a direção do projeto. Saberemos quanta pessoa podemos ter no evento de acordo como material arrecadado e quantas pessoas poderão tirar documentos, assim teremos uma ideia de como fazer a divulgação.

ETAPA2/PASSO2

Organização

Conceitos de Organização

Segundo Maximiano (1992) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações, que costumam se classificar desde micro - organizações, as pequenas, a médias, a grandes e até mega - organizações.

Segundo Robbins (1990), a organização é "uma entidade social conscientemente coordenada (liderada, vide liderança), com uma fronteira relativamente identificável, que funciona numa base relativamente contínua para alcançar um objetivo e/ou objetivo comuns". Uma organização é constituída por pessoas – para que ela mude também as pessoas têm que mudar. No entanto, o ser humano é único e, como tal, cria o seu próprio pensamento individual, quer por antecipação, quer por relação. A forma como estes pensamentos e correspondentes ações se reflete no contexto organizacional poderá ganhar uma dimensão tal, que torna a relação do sistema imprevisível.

ETAPA3/PASSO1 (individual)

Direção

Segundo Chiavenato (2007, p.275), “dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-las”. Neste sentido observa-se que direção é um recurso que busca viabilizar o processo de adaptação dos colaboradores (internos e externos) na execução das operações, conforme o planejado e organizado.

Por estar diretamente ligada aos recursos humanos da empresa, a direção compõe uma das funções mais complexas dentro da área administrativa, por que lida com pessoas, orientando-as, prestando assistência na execução das tarefas e motivando-as continuamente para suprir as necessidades da empresa e pessoais de cada um de seus colaboradores.

Lacombe e Heilborn (2006, p. 89) definem direção como:

“O conjunto de esforços no nível hierárquico mais alto da organização e visa à determinação dos objetivos e promove a realização por meio de recursos humanos e materiais”.

Direção é a terceira função administrativa, ela é uma função muito importante e garante todo o processo administrativo, uma vez feito o planejamento, o diretor é quem vai garantir que seja cumprida a risca, a direção se refere a relações interpessoais, portanto o diretor deve cultivar um bom relacionamento com todos, para conseguir exercer seu poder de influencia com mais tranquilidade, um diretor precisa comunicar, liderar, e motivar.

ETAPA3/PASSO2

Como a equipe estabeleceu níveis de direção, ela foi estabelecida com o planejamento feito, identificamos tarefas de acordo com as características da pessoa, distribuímos as funções para cada um conseguir desenvolver de maneira eficaz e ela foi feita com o acordo de todos os participantes discutindo a melhor forma de alcançar os resultados Esta etapa teve como objetivo mostrar características do processo de direção de um projeto, as decisões que foram tomadas, evitar algumas falhas que vimos no texto “Por que as ferramentas gerenciais podem falhar”, falhas que na maioria das vezes acontece por essas ferramentas que não levam em consideração o psicológico de algumas pessoas.

ETAPA4/PASSO1(individual)

Segundo Chiavenato, os desafios dos novos administradores atuais estão em desenvolver suas competências em níveis mundiais. Gerar as riquezas as corporações porem e vital uma redução naformaçao da cadeia de valores para seus produtos,levando em consideração que os objetivos a serem alcançados não são apenas na geração de riquezas,mas,sim,em uma analise mais complexa envolvendo as questões e impactos sociais de sua organização e produtos ou serviços prestados.

O texto “O trabalho do gerente executivo: uma visão geral e critica”, se desenvolve sobre o novo perfil dos gerentes executivos no aspecto de reeducar seus sistemas que serão subsistemas de um conjunto maior. Novos paradguimas,novosdesafios,novos indicadores.

O texto “Aplicações de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem” discorre sobre as competências das empresas, na obtenção e eficiência operacional neste novo ambiente. As formas de gerar os novos conhecimentos ela importância e integração de todos os níveis da corporação.

Todos os textos interagem em casos afirmando e às vezes ate se aprofundando ate mesmo explorando com maior riqueza os novos conceitos e preocupações para os administradores desta nova geração. Apesar de parecer complexo os novos conceitos e necessidades para os novos gestores concordaram plenamente,pois o bem maior ela sustentabilidade do planeta em que vivemos.Nos dias de hoje o administrador e a peça fundamental na tomada de decisão para que torne as necessidades uma realidade,e um trabalho fundamental em que direcionara os esforços da organização no rumo ao sucesso.

ETAPA4 /PASSO2

Implicações éticas do controle

A ética nas organizações

Motivações para o interesse em ética organizacional

O interesse com a ética empresarial tem crescido muito sendo alvo da mídia e da literatura sobre administração, as empresas estão preocupadas em ter consultores para estruturar suas empresas.

É provável que as empresas tenham alcançado a excelência devido às abordagens de atributos culturais no mesmo ramo

Veja algumas características de uma empresa:

-preferência para a ação

-proximidade do consumidor

-autonomia e espírito empreendedor

-produtividade através das pessoas

-orientação

pelos valores

-Circunscrição ao negocio da organização

-forma simples e staff enxut0

-clima de dedicação para os valores centrais da companhia combinado com tolerância para com os empregados que os aceitam.

Existem algumas empresas que buscam um resultado imediato e a responsabilidade a largo prazo é uma necessidade de sobrevivência e nesse caso a ética é um fator muito importante para os ganhos.

A capacidade gerencial e a figura do executivo aos poucos vão se tornando personagem central do mundo sócia. O gestor tem uma grande capacidade e habilidade para imaginar e criar dentro de uma empresa. o gestor tem uma capacidade inovadora que não se prende ao passado e tenta diminuir os gastos na hora de fazer uma negociação a preocupação com a ética correta , deve fazer parte do desenvolvimento da organização .

As organizações sociais reclamam de um atuar eticamente adequado, portanto os resultados econômicos em curto prazo, do respeito dos direitos das pessoas da satisfação dos consumidores de tomar decisões da ética pode ser um ato heroico mais pode ser arriscado o seu espaço no trabalho.

A insistência na qualidade ética leva por extensão a qualidade mais ampla resultando em um maior resultado para uma empresa ter uma boa imagem, não pode faltar à ética mais também a qualidade do produto que colocam a disposição no mercado.

Na década de 80 a ética nas empresas era responsabilidade institucional e pela capacidade moral dos indivíduos, foi feita uma pesquisa no ano de 1989 pela Columbia universitygraduateschoolof business com mais de 1500 executivos de 20 países a ética é a característica primordial para o presidente daempresa ideal no ano de2000.

Já nos anos 90 o foco da ética esta nos negócios como manter e obter as questões éticas deve fazer parte o calculo para solução dos problemas do cotidiano de uma organização.

A ética no mundo dos negócios tem mudado muito principalmente na tentativa de acompanhar o dinamismo do empreendedor

Os grandes empresários de hoje em dia se preocupam mais com a causa dos fins do que com as normas dos regulamentos. Uma organização atua de forma eticamente adequada quando esta em jogo sua metas e seus valores.

A impaciência e a pressa para chegar aos objetivos constitui a negligencia das questões éticas nas organizações. Os empregados e os clientes podem ficar insatisfeitos e com isso pode afetar os resultados.

O desafio diminui pontos específicos da organização, falhas no controle social, punições através do meio indispensável com a corrupção, os riscos da perceptividade é necessário que todas as organizações tenham suas características das quais os bens internos a esta atividade e os meios adequados para atuar nessa organização.

Etapa4/PASSO3

Processo Administrativo- Funções administrativas-teorias e pratica

O sucesso ou o insucesso das organizações depende da qualidade de sua administração, que estabelece objetivo e guia a organização de forma a alcançá-los.

As organizações surgem como resposta à necessidade dos indivíduos de alcançar metas que, isoladamente, não conseguiriam, em virtude da complexidade e da variedade das tarefas inerentes ao trabalho a se efetuar. Conseguem isso através de uma estrutura organizacional. Empresas são organizações especiais, pois atuam na lógica das leis de mercado e visam o lucro ou excedente.

Com o surgimento das organizações surge a necessidade de administrá-las. Definida por Mary ParketFollet como “a arte de produzir bens ou serviços por intermédio das pessoas”. Uma definição mais complexa pode ser dada como: “um processo (modo sistemático de fazer algo) que consiste na coordenação (partes interdependentes funcionando como um todo) do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz (fins) e eficiente (meios)”.

São os administradores que decidem onde e como aplicar os recursos da organização. Eles podem ser classificados pelo nível que ocupam na organização e pelo âmbito da atividade pelas quais são responsáveis – administradores gerais ou funcionais.

* nível estratégico (administradores de topo) é responsável pelas principais decisões da organização.

* nível tático (gerentes) coordena a atividade de outros níveis mais baixos e é responsável pela tradução das políticas e estratégias definidas pelos administradores de topo.

* nível operacional (supervisores) é o mais baixo na hierarquia e são formados pelos administradores de primeira linha, eles são responsáveis pela coordenação do trabalho dos membros da organização, que, por sua vez, são responsáveis pela execução e realização das tarefas cotidianas.

Administração é um processo dinâmico que compreende quatro funções interligadas: * planejamento (especificação dos objetivos a serem atingida, definição das estratégias e ações que permitem alcança-los, e no desenvolvimento de planos que interagem e coordenem as atividades da organização),

* organização (que resulta na estrutura organizacional),

* direção (processos de gestão de pessoas na organização) e

* controle (monitoração e avaliação do desempenho da organização, comparação deste com os objetivos planejados e correção dos desvios que se verifiquem). Na prática, todas as funções são executadas de uma forma inter-relacionada e não sequencial.

Todos os administradores desempenham as quatro funções da administração, porém o tempo que dedicam a cada uma delas é variável. À medida que se sobe na hierarquia organizacional os administradores planejam mais e dirigem menos. Os fatores que influenciam na forma que cada administrador desempenha seu trabalho são: nível organizacional, tipo de organização, dimensão da organização.

As organizações estão normalmente divididas em áreas funcionais. Essas áreas representam atividades e tarefas especializadas que são desempenhadas por unidades ou departamentos da organização. As áreas mais comuns são:

* área de produção ou de operações – a principal razão de ser de uma organização é a produção de bens ou a prestação de serviços, sendo assim o centro ou coração de sua atividade.

* área comercial e de marketing – está relacionada com as atividades cujo objetivo e captar e manter os clientes da organização.

* área financeira – seu principal objetivo consiste em captar e utilizar, de maneira eficaz, os recursos financeiros de forma a alcançar os objetivos organizacionais.

* área de recursos humanos - tem como objetivo a administração de comportamentos individuais em função dos objetivos coletivos.

RELATORIO FINAL

Depois do desenvolvimento desse desafio, conseguimos esclarecer através de pesquisas realizadas, a importância desse tipo de desafio para complementar o nosso aprendizado. Analisamos que para tudo que formos realizar precisamos de planejamento, desde uma simples ate a antes complexa decisão a ser tomada.

Desde o diretor de uma empresa ate o mais simples dos colaboradores. Para que essa empresa tenha sucesso, vários fatores tende a acompanha-la durante sua gestão como: direção, organização, administração, comunicação e muita motivação humana para que o sucesso seja em todos os setores da empresa.

BIBLIOGRAFIA

Ansoff, I, 1965, Estratégia Empresarial, McGraw-hill, S. Paulo, (Trad. Ed.1965).

CHABDLER, A., 1962, Strategy and Structure, MIT Press, Cambridge, MA.

KATZ, R. L., 1970, Cases and Concepts in Corporate Strategy, Prentice-Hall Inc., New Jersey.

LEARNED, E. P., C. R. Christensen; K.R. ANDREWS E W.D GUTH, 1965 Business Policy, Text and

Cases, Richard D. Irwin

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoriageral da administração. 6 ed. Rio de Janeiro Campus, 2000.

STONER, James A.F.: Freeman, R. Edward. Administração. 5 ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1999.

DRUCKER, P. F. (1997) – Administração de organizações sem fins lucrativos Pioneiros. São Paulo.

MAXIMIANO, A. C. A. (2000) – Introdução à administração. Atlas 5ª Edição. São Paulo.

Ética. Tradução de João Dell’Anna – 19ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto – Administração: teoria, processos e prática, (PLT 302). 4ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

BATEMAN, Tomaz S., SNELL, Scott A.. Administração: construindo a vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1997

www.wikipedia.org

...

Baixar como  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »