TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL A CONTRIBUIÇÃO DOS MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICO PARA A VIDA CRISTÃ

Por:   •  1/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 7

                INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

                             LUANA DE CÁSSIA PIRES

 

 PORQUE O USO DA METODOLOGIA PODE INFLUENCIAR NO ENSINO

                CIENTIFICO E NA TRANSFORMAÇÃO DA TEOLOGIA

[pic 1]

        

                                               ARAPOTI

                                                    2022


PORQUE O USO DA METODOLOGIA PODE INFLUENCIAR NO ENSINO CIENTIFICO E NA TRANSMISSÃO DA TEOLOGIA

Luana de Cássia Pires

Prof. Helen Zacchi Garcia

Instituto Teológico Quadrangular – Pólo Arapoti

Metodologia do Trabalho Acadêmico

30/04/2022

RESUMO

                Metodologia da pesquisa cientifica é a ciência que busca compreender qual a relação entre objeto de pesquisa e o sujeito, analisando e entendendo os problemas visualizados e quais suas aplicações em meio às alterações do ambiente. Através dos métodos disponíveis a estruturação e sistematização do problema será iniciada, esquematizando qual a melhor maneira de pesquisar e obter os melhores resultados.

PALAVRAS-CHAVES: metodologia, pesquisa, pesquisador, científico, métodos, análise, produção, ciência, acadêmico, estudar, interpretar, ferramentas, planejamento, desenvolver, realizar, conhecimento, descobrir.

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho é sobre metodologia do trabalho acadêmico, porque o uso da metodologia pode influenciar no ensino e na transmissão da Teologia.

            De modo mais especifico para a metodologia da pesquisa teológica, pode-se definir teologia como estudo sistemático da Revelação de Deus conforme registrada nas Escrituras Sagradas tendo com fim último o glorificador a Deus através do seu conhecimento e obediência à sua Palavra. Assim, tanto o tema quanto o conteúdo da teologia se resumem à Revelação de Deus.  

           A pesquisa, e aprende-se que muitas e importantes tarefas, permitem o pesquisador obter uma produção científica de qualidade, que é fundamental ler muito e continuado, constantemente ler significa: conhecer, interpretar, decifrar saberes, analisar, estudar, decompor, dissecar, dividir e interpretar. Todo trabalho a ser desenvolvido, deve ser planejado, a fim de que sejam atingidos os objetivos e propósitos de maneira eficaz.

DESENVOLVIMENTO

        

          Metodologia do trabalho acadêmico trata-se de um estudo sobre um tema especifico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia. Investiga determinado assunto não só em profundidade, mas também em todos os seus ângulos e aspectos, dependendo dos fins a que se destinam. (SALOMAN 1999).

            Dentre os vários tipos de metodologia podemos elencar as principais modalidades de trabalhos acadêmicos: artigo e uma publicação ou parte de um trabalho maior, com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento; dissertação e um estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um determinado tema.

Métodos Científicos é um procedimento racional que permite ao pesquisador encontrar fatos verídicos de maneira verificável, segura e econômica, através de uma sequência de escolhas que agem como ferramenta de auxílio na sua tomada de decisão, tipos de métodos científicos: métodos indutivos, métodos dedutivos, método hipotético -  dedutivo, método dialético.    

Para se fazer uma boa pesquisa, é preciso um bom pesquisador. Pesquisa e pesquisador têm uma relação extremamente importante. Gil (1999) apresenta algumas características de um bom pesquisador: conhece bem o assunto, é curioso, criativo, integro intelectualmente, sensível socialmente, humilde e tem atitude auto-corretiva, é perseverante, paciente e confiante na experiência. É necessário também, ter um espírito científico, que é antes de qualquer coisa, uma atitude ou disposição subjetiva do pesquisador, que busca soluções sérias, com métodos adequados, para o problema que enfrenta. Como ponderam Cooper & Schindler (2003, pg. 51), se as ferramentas do pensamento são a mente da ciência, então, a atitude científica é o espírito.

        Importantes tarefas permitem ao pesquisador, obter uma produção científica de qualidade, que são: a leitura, análise de texto, e as anotações. Essas práticas são essenciais na pesquisa do trabalho acadêmico.

        De acordo com Cervo e Bervian (1983), podem ser chamadas de técnicas, aqueles procedimentos científicos, utilizado por uma ciência determinada, no quadro das pesquisas próprias dessa ciência. Analisar significa estudar, decompor, dissecar, dividir e interpretar. Anotar, diz respeito a recolher por escrito, elementos constantes em um texto, ou situação.

        Os tipos de pesquisa podem ser: Exploratória, que explora áreas em que os dados existentes são limitados, seu objetivo, não é testar hipóteses, e sim, desenvolver hipóteses, inserindo características inéditas até então não reconhecidas; Descritiva, responde as perguntas, quem ou o que, onde, quanto e quando, tem a função de identificar, relatar e comparar, descrevendo as características; Explicativa, o porquê dos fenômenos, isto é, como uma variável produz mudança em outra, identifica os fatores que determinam ou contribuem, para que ocorra certos fenômenos/fatos, por explicar a razão e o porquê das coisas. Há diversas formas de pesquisas científicas. Cervo e Bervian (1983) destacam que em relação a sua natureza, uma pesquisa pode ser considerada, básica ou aplicada, e que tanto uma, quanto a outra, são fundamentais para o progresso científico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (219.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com