TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Brandão

Resenha: Resenha Brandão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

Brandão

De tempos em tempos, com o intuito de divulgar novos modos de abordar questões recorrentes a identidade, são desencadeadas diversas discussões acadêmicas relacionadas ao assunto. É dentro desse contexto que insere o primeiro capítulo “A IDENTIDADE EM QUESTÃO” que é um convite para a leitura do livro “A identidade cultural na pós – modernidade” que está em sua 6° edição. É de autoria do escritor jamaicano Stuart Hall, que estudou na Universidade de Oxford, onde obteve o seu mestrado (M.A.), trabalhou na Universidade de Birmingham, na qual tornou-se diretor, publicando artigos que foram importantes para a sociedade da época, como Situating Marx: Evaluations and Departures (1972), Encoding and Decoding in the Television Discourse (1973). Mais tarde foi nomeado professor de Sociologia na Open University publicando também uma série de livros The Hard Road to Renewal (1988), Resistance Through Rituals (1989) dentre outros. E em Em 1997, Hall aposentou-se da Open University.

Suas obras contibuiram fortemente para os estudos referentes a cultura e a identidade que vem sendo discutida por vários teóricos. No texto, como já foi falado, além de ser um convite para a leitura do livro, Hall coloca em questão as “velhas” identidades que se estabilizaram no mundo atual, mas que estão em declíneo, fazendo surgir novas identidades que entram em conflitos levando o homem moderno “a crise de identidade” que segundo ele, é um fruto da globalização. A identidade é um conceito abstrato, por vezes polêmico que envolve outros vários conceitos (cultura, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade), a depender de sua abordagem pode gerar confusões, por estar relacionado diretamente ao homem, ou melhor, “homens” alguns com ideias já formadas e outros em constantes mudanças.

Para tratar essas mudanças de conceitos e opiniões, Hall, apresenta três concepções de identidade que se desenvolveram ao decorrer da história, foram elas: O sujeito do Iluminismo, sua concepção referente a identidade é totalmente individual, centrada e unificada em torno do seu “eu” ao longo de sua vida sem que possa receber influências do meio. O sujeito sociológico, como a própria nomenclatura já traz, sua concepção é formada no meio social, mesmo tendo sua opinião já formada que pode mudar com o diálogo, ou seja, com a interação. E a terceira e última concepção o sujeito pós-moderno que ao contrário das anteriores, o indivíduo não possui apenas uma identidade, e sim várias, tornando em alguns momentos contraditórias a depender do contexto. Tais concepções apresentadas são bem fundamentadas e retrata com propriedade as transformações ocorridas ao decorrer da história.

Hall fundamenta-se em autore

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com