TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de metodologia

Por:   •  7/9/2015  •  Seminário  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  1.640 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Milene Graciele de Almeida

Pesquisa-ação: uma introdução metodológica

Autor: David Tripp, universidade de Murdoch; tradução de Lólio Lourenço de Oliveira, Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, p. 443-446, set./dez. 2005.

Acadêmicos, fiquem de olho!!!

No artigo o autor discute algumas questões comuns relativas ao método, como a participação, o papel da reflexão, a necessidade de administração do conhecimento e da ética do processo.

Não há certeza sobre quem inventou a pesquisa-ação, segundo o autor. E é difícil definir a pesquisa-ação por duas razões interligadas: primeiro, é um processo tão natural que se apresenta, sob muitos aspectos, diferentes; e segundo, ela se desenvolveu de maneira diferente para diferentes aplicações.

O artigo demonstra um ciclo básico da investigação ação no qual se mostra a identificação do problema e o planejamento para uma solução.

Segundo o autor, pesquisa ação é uma forma de investigação-ação que utiliza técnicas de pesquisa consagradas para informar à ação que se decide tomar para melhorar a prática.

O artigo apresenta as características da pesquisa ação e a diferencia da prática rotineira e da pesquisa científica, mostra que ela é inovadora, contínua, participativa, problematizada, deliberada, documentada, compreendida e disseminada. A pesquisa-ação geralmente é realizada por acadêmicos, sem financiamentos, geralmente usada para teses por muitos alunos.

O autor mostra que a pesquisa-ação está dividida em várias linhas rotineiras, ao qual o leitor pode comparar ou interligar uma com a outra e escolher a que melhor se adapta ao seu objetivo. Destaca também os meios para proceder a pesquisa-ação, demonstra como é realizado o registro de dados, representa o ciclo de pesquisa e o processo da pesquisa-ação como é seguido, demonstra como se beneficia da administração do conhecimento e trata-se sobre a ética na pesquisa-ação.

O artigo é de interesse acadêmico e muito bem elaborado, mostrando passo a passo como proceder em cada caso onde será aplicada a pesquisa acadêmica, e podendo ajudar muitos alunos em seus trabalhos de conclusão de curso, na elaboração de artigos e futuramente em resenhas e teses. O texto do autor é bem claro e de fácil leitura, porém a leitura é um pouco extensa, mas detalha muito claramente como se proceder para realização de trabalhos utilizando-se da pesquisa- ação.

Resenha crítica por Milene Almeida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com