TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE TEOLOGIA-RESENHA_PROF_PR_ONDINO

Por:   •  5/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO BÍBLICO PENTECOSTAL MONTE SINAI

CURSO DE TEOLOGIA

ATOS DOS APOSTOLOS

RESENHA “LIÇÃO 1 E 2 DA APOSTILA VOL.5  PÁGIANAS Nº 5 À 14

MANAUS/AM

2017

INSTITUTO BÍBLICO PENTECOSTAL MONTE SINAI

TUTOR: PR. ONDINO RAMOS PEDROSA

ALUNO: FRANCISCO AGILDO ALVES DE ASSIS

Trabalho para obtenção de notas na matéria do curso Teológico, módulo ATOS DOS APÓSTOLOS orientado pelo tutor: Pr. Ondino Ramos Pedrosa

MANAUS/AM

2017

ÍNDICE

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA......................................................................... 4

CREDENCIAIS DO AUTOR..................................................................................4

RESENHA..............................................................................................................4

DATA, PROVENIÊNCIA, DESTINO E AUTORIA......................................................4

A TEOLOGIA DE ATOS................................................................................................5

SÍNTESE ...............................................................................................................5

REFLEXÃO CRÍTICA ..........................................................................................6

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA  

MARSHAL, Howard. Atos. Editora Mundo Cristão. São Paulo

CREDENCIAIS DO AUTOR DA OBRA

Ian Howard Marshall (12 de janeiro de 1934 - 12 de dezembro de 2015) foi um erudito escocês do Novo Testamento.  Foi Professor Emérito da Exegese do Novo Testamento na Universidade de Aberdeen , na Escócia . Ele foi anteriormente o presidente da Tyndale Fellowship para Pesquisa Bíblica e Teológica; Ele também foi presidente da Sociedade Britânica do Novo Testamento e presidente da Sociedade de Teólogos Evangélicos Europeus. Marshall identificado como um metodista evangélico . Ele foi o autor de numerosas publicações, incluindo 2.005 Book Award Gold Medallion vencedor Novo Testamento Teologia.  Ele morreu de câncer pancreático em 2015.

RESENHA

DATA, PROVENIÊNCIA, DESTINO E AUTORIA

Hoje em dia, mesmo entre os mais críticos do meio acadêmico, já é bem-aceita a ideia de que o Evangelho de Lucas e o livro dos Atos dos Apóstolos tem um mesmo autor. O autor do livro de Atos inicia sua obra citando um “primeiro livro”, o que é considerado pelos estudiosos com uma indicação sobre a primeira parte do mesmo documentário histórico, preparado objetivamente para um destinatário específico chamado “Teófilo”. Fica claro, ao examinar o próprio contexto da obra, que havia uma estreita amizade entre o autor de Atos e o apóstolo Paulo (At16.10-17;20.5-21.18;27.1-28.16). Outros textos nos garantem que Lucas era médico (Cl 4.14: At 1.3;3.7;9.18,33; 13,11;28.1-10). Lucas da mesma forma que Paulo, atendeu ao chamado missionário para proclamar o Evangelho aos macedônios, foi responsável pela obra de discipulado e edificação da igreja de Filipos por cerca de seis anos e, mais tarde, acompanhou as lutas e a grande obra e Evangelização realizadas por Paulo em Roma. A maioria dos mais reconhecidos estudiosos acredita que o livro de Atos foi escrito durante o período do primeiro aprisionamento do Apóstolo Paulo; e com este relato Lucas encerra sua narrativa histórica por volta do ano 63 d.c.

Não se sabe ao certo onde exatamente o material do livro foi finalizado, alguns estudiosos (Eruditos) afirmam que poderia ter sido finalizado em Antioquia.

A TEOLOGIA DE ATOS

Durante todo o tempo em que ficaram à espera da grande visitação do Espirito Santo, os apóstolos também já estavam se preparando para a grande missão que lhes era a atribuída, não seria injusto adotar 1:8 como resumo do seu conteúdo: "Sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra". Atos se ocupa, igualmente, com a oposição que cerca a expansão do evangelho. "Através de muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus" (14:22). Lucas reconhece que, assim como o caminho que Jesus seguiu levou ao Seu assassinato judicial, assim também o caminho da Palavra de Deus está cerceado por oposição. Começa com a zombaria dirigida contra os apóstolos no dia do Pentecoste, e continua na forma dos esforços do Sinédrio para forçá-los a guardarem silêncio acerca de Jesus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com