TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia Resenha critica Teologia Sistematica

Por:   •  19/3/2022  •  Resenha  •  1.845 Palavras (8 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO TEOLÓGIO QUADRANGULAR      CAMPUS JUVEVÊ – CURITIBA PR[pic 1]

DISCIPLINA:

TEOLOGIA SISTEMATICA 2

PROFESSOR:

LÍDIA

ALUNA:

SÉRIE:

3º ANO - SÁBADO - ANO 2022

RESENHA CRITICA

        Em todos os tempos  os seres humanos  nunca conseguiram descobrir os  mistério da vida, por essa razão procuram respostas para sua criação, desde então surgiram varios pensadores que podem responder essas perguntas que norteiam os pensamentos de todos nòs.  No entanto em virtude de  várias religiões, e até mesmo os  ateus e a ciência tentam responder tais questões,  mas vejo que nos cristão temos o privilegio  de ter a bíblia como o livro que responde coerentemente e com abrangência a pergunta que mais pertubam os seres humanos que são: O que é o ser humano? Quem sou eu?

        Por estas razão o ser humano criam vários sistemas que tentam dar essas repostas e uma delas é por meio da filosofia materialista, que não acredita na existencia divina, pois eles acreditam que a materia é o que importa, não acreditam que na existencia de  Deus, dos anjos,céu e inferno e muito menos na alma humanos e isso vai contra  a fé cristã.

        Considerando os sistemas observamos que o ateístas acreditam que a origem do homem acontece por intermedio do evolucionismo, teoria que se baseis que tudo começou com a explosão da terra e o ser humano é um produto complexo deste processo milenar, conforme Morris cita em seu livro “ O macaco nu”, de que o homem é como um animal evoluído, baseando sua filosofia de que o ser humano é uma criatura sem proposito, pois não tem destino ou razão para existir e que ele esta aqui simplesmente o papel de sobreviver, sendo considerado um produto impessoal que surge do acaso. Para os Ateistas nossa liberdade de escolha é ilusória, e nosso comportamento é determinado por um processo de causa e efeito, e nossas decisões e atitudes é determinada pela nossa genetica e o meio em que vivemos e esta incapacidade humana transcede a lei da causa e efeito e banaliza o bem e o mal e tira  nossa resposabilidade peossoal. Por essa razão o ateismo mina o valor do ser humano, e o materialismo ateu disfarça esta devalorização desde que seja coerente com sua ideologia tira o valor do ser humano, ja para  biologico ateu o valor intrínciso não é maior do que um orangotango ou uma baleia, pois esses fazem parte do mesmo processo evolucionário. Para o  ateísmo o individuo não em valor intrínsico.

        Ja para a filosofia existencialista secular que vem do materialismo tem uma visão diferente da cristã, pois eles amenizam o desânimo provacado pela desvalorização do ser humano, pois as religiões e filosofias tentar valorizar o ser humano de uma forma singular, mas o materilismo bem abortar esse crendice, pois eles acreditam que o ser humano não passava de um animal mais evoluído,por essa razão o existencialismo acredita que o ser humano deve procurar seu valor na sua propria existencia, pois cabe ao individuo que mesmo sabendo que não tem valor deve criar um valor para si e cada pessoa precisa ir em busca de seu sginificado por meio de suas próprias experiencias  e em sentimentos que agregam sendo de valor. O exisistencialismo enfatiza a vida acima do conhecimento, o desejo acima do pensamento, o concreto acima do abstrato, o dinamico do estático, o amor acima da lei, o pessoal acima do proposicional, o individuo acima da sociedade, o subjetivo acima do objetivo o não racional acima do racional e a liberdade acima da necessidade.        Uma terceira vertente do materialismo e o humanismo secular, que tira Deus do centro do universo, substituindo Deus pelo proprio ser humano, pois essa ideologia é antropocêntrica, colocando o ser humano num lugar de grande importância que conforme o filosofo Protágoras que falou que “O homem é a medida de todas as coisas”. Já a renascença cultural a partir do seculo 14 propoe o antropocentrismo, onde o homem é o centro do pensamento filosofico, ao contratio do teocentrismo, que baseia-se na ideia de Deus no centro do pensamento filosofico,mas essa centralidade valoriza o ser humano. O humanismo secular se opõe a religião teísta; acreditam que tudo no universo se explica por leis naturais, afirma que a humanidade cria seus proprios valores morais, e creem qe o ser humano é autossuficiente, aqui eles subvalorizam o valor do himem, mas ao tiar Deus de cena, o ser humano deixa de ser a imagem de Deus e mais uma vez não passa de um animal mal evoluido. E ao assumir a centralidade e govenono do universo, o ser humano decide o que é certo e errado, e os mais poderossos impõem sua ética para alcançar fins pessoais, diminuindo a dignidade dos mais fracos, como exemplo disso a promoção do aborto induzido e a eutanásia demonstram que o forte pode eliminar o fraco e que os fortes decidem que sustentar a vida do velho doente prejudicaria a maioria. Percebe-se atraves dessa odeoloigia o abandono no ocidente da visão biblica do homem como imagem de Deus tem trazido consequencias desastrozas para o individuo e para a sociedade, pois essas alternativas materialistas, resultam na redução do ser humano no nivel animal e o enfraquecimento do sendo moral e justificações de aberrações éticas como aborto e eutanásia, isso se da porque acreditam que o ser humano não é mais uma criação especial de Deus e o valor de seu proprio raciocíonio  é substituido pela busca de novas experiências sociais.

        Sabemos que o materialismo não é a única proposta que se opõe a visão cristã do ser humano, pois existem outras alternativas religiosas que podem respondem a pergunta “o que é um ser humano? Assim como a religião Panteísta que domina as várias religiões de origem oriental como o hunduismo e o budismo. Para o panteista “Tudo e de Deus e Deus é tudo”, diferene do teismo ortodoxi, que afirma que Deus fez tudo, exemplo disso cristão creem que Deus fez a vaca e que essa não é Deus. Já  o Panteista afirma que vaca, rio, planeta, flor etc. Faz parte de Deus proque Deus é tudo e tudo é Deus.Segundo essa ideologia o homem é Deus porque tudo é Deus.No Hinduismo do deus panteista é impessoal que engloba tudo que nele existe e chama-se Brama onde para eles todo ser humano é Brama, porque o universo é Deus e Deus o universo. E qualque coisa que não seja brama é maya ou ilusão, e todas as coisas compartilham esta mesma divindade, Eu e você somos Brama, o qual inclui macacos, pedras, baratas, câncer e estupo de criança, essa ideologia engloba toda realidade, de fato quando tudo e Deus, nada é Deus, isso diminui o valor do ser humano e perde a proeminencia no universo como imagem de Deus. Para os materialistas eles desconsideram a origem sobre natural do homem reduzindo-o a um animal  evoluido, um ser sem valor intrínseco em busca da ilusão de valor ou de um ser autoterminante a mercê da agenda dos poderosos. Mas a Biblia nos afirma que somos de inestimaval valor por sermos criados a imagem e semelhança de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com