TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia a partir do Novo Testamento

Por:   •  22/8/2018  •  Ensaio  •  2.631 Palavras (11 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 11

É possível fazer teologia a partir do Novo testamento?

Crítico dessa iniciativa foi Hikki Raisanen que aponta 4 motivos do porque isso não é possível

  1. História e teologia não se misturam

- o que um estudioso do NT pode fazer é simplemente escrever um relato descritivo sobre a igreja primitiva e nada mais que isso.

- escrever teologia é uma tarefa prescritiva, e os estudiosos do NT não possui autoridade para prescrever coisa alguma a ninguém;

-

  1. O próprio material nos restringe a escreve um relato histórico sobre a religião dos cristãos.

-

  1. Um estudo que se limita a análise dos documentos do NT foi imposto. Imposição do cânon sobre o estudioso.

- Estes documentos se constituem num adequado objeto de estudo?

  1. Existem muitas contradições entre os documentos que seria impossível extrair uma teologia do NT no sentido de uma teologia que fosse unificada.

Resposta de Peter Balla:

  1. Não existe razão para a teologia dos primeiros cristãos não ser objeto de estudo histórico

- este estudo pode ser realizado sem que seu ponto de partida seja uma perspectiva eclesiástica.

  1. Surgiram nos últimos anos 10 grandes obras escritas por acadêmicos do NT de alta competência inclusive ligado a vertentes teológicas distintas.
  2. Esses documentos foram reconhecido por cristãos em períodos seguintes como conjunto de livros sagrado que gozavam de status atribuído aos escritos que os judeus aceitavam com Escritura Sagrada.

- esses documentos foram escritos pelos primeiros seguidores de Cristo que participaram pessoalmente do nascimento e da expansão da igreja ou tiverm contato próximo com os participantes. Logo há uma base para uma possível unidade no que diz respeito ao local e o tempo;

-os livros do NT constituem a quase totalidade da literatura cristã que sobreviveu ao primeiro século.

- os livros do NT apresentam uma unidade temática patente perceptível pelo fato de que todos tratam de Jesus e da religião que se criou em torno dele.

  1. Não existem documentos que demonstram um tipo de pensamento cristão sem paralelos na literatura. Isso é um julgamento subjetivo.

- Tese defendida: faz sentido perguntar se existe uma teologia básica que seja comum a todos os livros que a igreja primitiva considerou canônico.

- No processo de esclarecimento do conteúdo do NT e de reconstrução histórica devemos considerar todas a fontes relevantes das diversas formas de literatura cristã (método de Etheelbert Stauffer)

- Etheelbert Stauffer: contextualizar o NT em relação a “antiga tradição bíblica ao ponto de correr o risco de quase atribuir o mesmo status canônico a este material extracanônico.

QUESTÕES DE CARÁTER CIRCUSNTANCIAL À DIVERSIDADE E À EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO

- Nenhum dos livros foi especificamente escrito com um enfoque teológico, com o propósito de ser um relato sistemático e detalhado sobre a visão de seu autor acerca da existência de Deus.

- Foram escritos em ocasiões determinadas, para um grupo definido de pessoa .

- acredita-se que os evangelhos também foram escritos para comunidades específicas, embora essa concepção esteja sujeita a certas ponderações.

- nenhum livro traz a apresentação completa e sistemática da teologia de seu autor.

- a existência de uma variedade e diversidade entre os livros que compõe o NT é outra dificuldade.

- os livros diferem uns dos outros em função de seu gênero literário, sendo que evangelhos, epístolas e apocalipse apresentam notória dificuldade de definição em relação as suas características.

- os livros tratam de uma variedade de perspectivas entre si, alguns chegam a alegar contradições.

- todos estes aspectos dão origem a questão sobre a existência ou não de uma unidade de pensamento entre os livros.

- no entanto mesmo que não possamos partir do pressuposto da unidade de pensamento, mesmo assim faz sentido analisar o corpo dos primeiros livros cristãos com o propósito de identifica as teologias ali representadas.

- os livros foram um processo de evolução e o pensamento se divide em duas fases: 1. Período do ministério de Jesus. 2. Período após a morte de Jesus onde os seguidores de Jesus cresceram e difundiram-se. Eles produziram a literatura que carrega a mensagem cristã.

- os ensinos de Jesus e de seus discípulos estão longe de serem considerados idênticos.

- se concentrarmos nos livros do NT são documento que tiver evolução cronológica e não podem ser tratado da mesma forma.

- se estamos empenhados em reconstruir a teologia da igreja primitiva temos que descrever o panorama de ideias e processo de mudança e evolução.

MÉTODOS PARA ESSA TAREFA

- o propósito de quem estuda teologia do NT é investigar a evolução do pensamento dos escritores do NT a respeito de Deus e do mundo (do mundo e dos seres humanos, bem como eles se relacionam);

- O NT não é uma simples peça de literatura, apesar de que o estudo literário tem relevância na análise teológica.

- Existe uma distinção entre o estudo da teologia do NT e o estudo a religião dos primeiros cristãos. Apesar de a religião ser importante, pois ela dá origem à teologia e a teologia dá forma a prática religiosa.

- é possível fazer uma compilação de afirmações teológicas retiradas do NT, mas isso seria um monte de citações aleatórias. Pois arrancaria essas afirmações de seus contextos originais e deixaria de ser uma análise cuidadosa com as nuanças e variações. Teologia não é uma mera coletânea de textos, deve haver uma certa organização.

- Dois equívocos metodológicos: utilização indiscriminada dos livros do NT, como se todos refletissem uma única perspectiva. Além disso empregar um estrutura de organização que não pertence ao NT.

- G.B. Caird adotou: o Terceiro método que evita estes riscos é analisar individualmente os autores e livros do NT destacando o que cada um ensina sobre os mais variados assuntos. Depois colocar eles lado a lado e comparar seus conteúdos.  (Conferência entre os autores do NT a respeito de vários temas)

- Quarto método: abordagem histórica traça a evolução das ideias presentes nos documentos. Ela nos mostra a relação genealógica entres das diversas formas de expressão de diferentes ideias do NT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (326.5 Kb)   docx (854.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com