TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida Em Sociedade

Artigo: Vida Em Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 5

A Vida em Sociedade

Todos nós precisamos de alguém.

A Vida em Sociedade

Nos desenvolvemos nos integrando com outras pessoas, dependemos uns dos outros direta ou indiretamente. Quando somos crianças dependemos totalmente dos nossos pais, ao crescermos aprendemos a fazer coisas sozinhos, mas precisamos deles para nos sustentar. Mesmo quando saímos de casa e temos nossa profissão dependemos do nosso emprego, e mesmo se tivermos um negócio próprio dependemos dos clientes, ou seja, somos todos dependentes.

Viver num círculo social não é uma escolha apenas, mas sim uma necessidade, mesmo que uma pessoa vá morar sozinha em outro planeta com todas as condições de sobrevivência, logo se sentiria solitário, sentiria falta de afeto e calor humano e certamente ficaria depressivo. Temos necessidade de interação com os outros. Nossa constituição física e psicológica não permite que vivamos sós.

A sociedade é uma coisa muito antiga, desde os primórdios, o homens das cavernas já se organizavam, com tarefas estabelecidas para cada um. Civilizações antiquíssimas tinham seu próprio jeito de organizar sua vida em comum, com sua regras e leis. E até mesmo os animais têm hierarquias que usam para organizar seu bando. A vida em sociedade é organizada de acordo com os valores que construímos e se modifica de acordo com o tempo.

A Comunicação

Falar é bom, mas ouvir é melhor.

Se comunicar é fazer-se entender por quem ouve. Há certas pessoas que tem muita facilidade com a comunicação, são articuladas, falam o necessário e conseguem manter a atenção para si. Já outras pessoas têm mais dificuldade, não conseguem expressar o que pensam ou falam demais cansando que o ouve.

A comunicação

Devemos ponderam a maneira que falamos certos assuntos se quisermos ser bem compreendidos. Se falamos de um modo grosseiro o ouvinte ficará na defensiva e o dialogo não será feito como deveria.

Há pessoas que não se dão conta que certos assuntos não devem ser falados em certos lugares e que não interessam a algumas pessoas. Quem fala o que não deve acaba sendo evitado e quem fala de mais acaba sendo cansativo e causa a dispersão do ouvinte no meio da conversa. Para saber se estamos sendo compreendidos e a conversa está sendo agradável, devemos prestar atenção no ouvinte, conforme a sua reação podemos dosar o tom da conversa.

Por outro lado também, é necessário saber ouvir, é muito desagradável tentar conversar com uma pessoa que não te deixa falar, acabamos ficando desanimados de conversar com ela.

Para conhecermos as pessoas e aprendermos sobre elas é preciso prestar atenção no que elas dizem, pois grande parte do que aprendemos vem pela audição. Imagine quanto conhecimento desperdiçados não escutando. As pessoas têm muito a nos ensinar, não há pessoa tão pequena ou insignificante que não possa nos ensinar algo. Até as crianças nos ensinam muito. Podemos aprender com a experiência dos outros ouvindo suas histórias. O interesse pelo outro ser humano é uma qualidade muito enriquecedora.

A comunicação é uma troca constante de informação que não é perfeita, sempre corremos o risco de sermos mal interpretados. Muitas vezes tentamos expressar algo, mas não achamos palavras. Os pensamentos que temos em forma de voz conseguimos transmitir com facilidade, mas os pensamentos abstratos não. Isso acontece porque esses dois tipos de pensamentos se encontram em lugares diferentes do cérebro, o pensamento em forma de voz se chama dialético e o pensamento abstrato se chama antidialético. Quando tentamos expressar um pensamento abstrato como um sentimento por exemplo, temos dificuldade, pois não conseguimos desenhá-lo em nossa mente. É como quando temos um sonho, lembramos dele, mas não conseguimos contar com exatidão o que sonhamos.

A dificuldade de expressão pode ser confundida ainda que injustamente com incompetência. Imagine-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com