TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Além dos Muros da Escola

Por:   •  22/6/2022  •  Artigo  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA MUNICIPAL WALTER FAUSTO DO AMARAL

PROJETO. VISITA A CIDADE DE OURO PRETO.

DISCIPLINAS: LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA, ARTES E GEOGRAFIA

Turma EJA

Professores Jadir L. França, Joyce Serpa e

1. JUSTIFICATIVA

A importância das cidades históricas, em especial as mineiras, na formação cultural do Brasil é notável por todos. Com isso, fica evidente que, a inclusão de visitas a essas cidades no currículo escolar só traz ganho na formação de cidadãos conscientes e reflexivos. A cidade de Ouro Preto, pela sua relevância  nos contextos: histórico, político, geográfico, cultural, artístico e social  mostra-se como uma das mais importantes para realização de trabalho de campo e pesquisa. Essa cidade, a de maior destaque no ciclo do ouro, possui um lugar privilegiado na história do Brasil. Este patrimônio cultural da humanidade tem em suas igrejas, prédios e casarios, um dos maiores conjuntos arquitetônico Barroco do mundo.  Neste aspecto, destacam-se as obras dos mestres Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Manoel da Costa Ataíde e de seus discípulos. No contexto histórico e político, Ouro Preto foi o palco que revelou o primeiro grande movimento pela independência do Brasil: A Inconfidência Mineira, que teve como Mártir o ilustre Tiradentes.

  Objetivos

O Projeto visita a Ouro Preto tem como objetivo propiciar aos alunos a possibilidade de observarem a importância das cidades históricas que os colocam em contato com os temas desenvolvidos na disciplina Língua Portuguesa, na arte barroca; arquitetura, escultura, pintura e outras. Na disciplina História do Brasil Colonial e assuntos relacionados como: trabalho escravo, revoltas como: Inconfidência Mineira, dentre outros, destinadas à abordagem de possibilidades de estudar História em ambientes não escolares. Na disciplina de geografia, o ciclo do ouro e seu processo de mineração.

A cidade de Ouro Preto, antes chamada de Vila Rica, transpira arte, cultura e história. No século XVIII vivenciou a Inconfidência Mineira, com a participação de Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes. Teve grande importância no ciclo do ouro do Brasil, tornando-se foco da economia brasileira e alvo dos países europeus, passando a ser capital de Minas Gerais antes de Belo Horizonte. Em sua arquitetura barroca podemos encontrar grandes obras de arte, possuindo um dos maiores acervos da arquitetura colonial brasileira. Suas igrejas, além de locais religiosos, são pontos turísticos, possuem altares cobertos de ouro nos estilos Barroco e Rococó, obras de Aleijadinho, mestre Ataíde e outros.

      Anos depois, esta mesma cidade, se tornou a segunda capital do estado de Minas Gerais. Outro aspecto que teve um grande destaque na cidade foi a produção literária. Aliados ao sentimento de independência e inspirados no iluminismo europeu, jovens escritores, na maioria, formados nas universidades da Europa, difundiram em Ouro Preto o Arcadismo, estilo literário do século XVIII.

      Este último aspecto, o da literatura, aliado à história, formam a mola propulsora deste mini-projeto. Com o intuito de motivar o desenvolvimento da leitura com as turmas da EJA da Escola Municipal Walter Fausto Do Amaral, nós professores, propomos um estudo mais aprofundado na História Brasileira, em especial o ciclo do ouro, e nos estilos de época de nossa literatura.

O Arcadismo, mesmo sendo inspirado na Europa, foi com muita propriedade difundido no Brasil. O sonho da Arcádia (uma região bucólica da Grécia antiga) ganhou espaço entre os escritores mineiros. Do século XVIII. O crescimento urbano e desordenado da cidade, a exploração do ouro, agredindo a natureza, motivou os escritores a idealização da Arcádia no Brasil.  

Entre os nomes dos escritores Árcades, destacam-se os poetas: Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga, Frei de Santa Rita Durão, Basílio da Gama e Alvarenga Peixoto.   Entre eles, Gonzaga será o mais contemplado neste trabalho.

2. OBJETIVO GERAL

         Desenvolver, junto aos alunos da EJA, uma experiência consciente de apropriação dos bens culturais, por meio da apreciação da poética Árcades, das obras de arte, da arquitetura, da análise de crenças e tradições populares, bem como compreender o ciclo do ouro no Brasil Colonial como um movimento econômico e social.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Despertar nos estudantes o respeito pela nossa história, como forma de identificar o presente e planejar o futuro.
  2. Observar a arquitetura, a cultura, a paisagem natural, comparando características atuais e antigas;
  3. Compreender o processo de ocupação de Minas Gerais, por meio da associação de fatores geográficos, históricos e biológicos e sua influência na construção do patrimônio histórico-cultural;
  4. Possibilitar ao estudante a experiência de apreciar a arte e a arquitetura, através de visitas a museus, igrejas, casarões e ruas de Ouro Preto;
  5. Aprofundar o conhecimento da literatura produzida em Minas Gerais e seus autores.  
  6. Identificar a intrínseca ligação entre a história, a literatura, a arte e a política.
  7. Tornar o aluno mais consciente de sua formação como sujeito crítico e reflexivo.

 4. METODOLOGIA

      A emoção flui em cada ser humano de forma diferente, e com a aproximação do conteúdo concreto e palpável, procuraremos fazer com que o aluno se integre e interaja efetivamente ao ambiente proposto. As atividades pretendidas neste projeto visam relacionar a teoria e a prática através do trabalho de campo em Ouro Preto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com