TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Turistica

Por:   •  7/9/2015  •  Abstract  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

4. Gestão Turística

No levantamento de informações e dados no que tange a gestão turística, observou-se a constante presença de diretrizes segundo o Conselho Municipal de Turismo e do Departamento Municipal de Turismo. Assim, são de participação ativa e estruturada segundo as competências esperadas de tais órgãos.

Ressalta-se aqui a coleta de dados realizados através de documentos cedidos por membros da Diretoria de Turismo.

4.1. Histórico da atividade turística no município

Ao longo dos anos, foram criando-se maiores conhecimentos populares dos elementos de visitação da cidade.

Considerando a potencialidade observada pela gestão municipal, a governança municipal criou a Divisão Municipal de Turismo de Piedade, que hoje se encontra atualmente extinto.

Tal Divisão criada em 1997, foi órgão pioneiro da cidade e possibilitou a criação mais tardia do Conselho Municipal de Turismo, que foi órgão de criação e mediação de outros órgãos de turismo de Piedade.

Fomentando a atividade segundo as diretrizes dos órgãos, hoje Piedade conta com atrativos, eventos típicos e serviços desenvolvidos de turismo.

4.2. Órgãos oficiais de turismo

Departamento de Turismo – DEMTUR. Criado em 1998, sob a Lei 2.964, de 26 de Fevereiro, na gestão do prefeito municipal José Tadeu Resende.

Compete ao Departamento citado o planejamento turístico, pesquisas relacionadas, procedimento de suas análises, providência de documentações, promoção e divulgação do município.

Existe no departamento a seção de Administração, que compreende as subseções de Serviço de Pesquisa e Planejamento, Serviço de Promoção e Divulgação e Serviço de Operação Turística. A composição de tal órgão ocorre exclusivamente por servidores já existentes no quadro de pessoal da prefeitura.

4.3. Ações realizadas e previstas para o desenvolvimento do turismo

As ações realizadas para o desenvolvimento do turismo são:

  • Guias oficiais de informação turística – elaborados pelo Departamento de Turismo do município e prefeitura municipal. Têm importância considerável, pois são suportes facilmente encontrados em serviços de atendimento ao turista e podem compilar de forma organizada e esteticamente atrativa os serviços e atrativos disponíveis em Piedade.
  • Curso de turismo receptivo – curso ministrado pela ETEC municipal para capacitação de mão de obra para atração e recepção de turistas.
  • Curso de turismo rural – realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, capacita o reconhecimento de potencialidade para a implantação de turismo rural.

As ações previstas para o desenvolvimento do turismo são:

  • Palestras de sensibilização para empreendedores no turismo, e também para alunos de escola municipais. Buscando estimular o interesse em ambos públicos para a valorização dos eventos e atrativos municipais.
  • Elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo (adequação dos atrativos, classificação dos meios de hospedagem e equipamentos alimentícios).
  • Elaboração do Plano Diretor de Turismo, que possibilitará a efetiva criação de diretrizes para um planejamento de curto, médio e longo prazo para a cidade, considerando suas potencialidades, demanda e ofertas.

4.4. Legislação Turística

Lei 2.912, de 22 de Outubro de 1997 – Criação do Conselho Municipal de Turismo de Piedade.

Lei 2.955, de 16 de Dezembro de 1997 – Criação do Fundo Municipal de Turismo (FUTUR).

Lei 2.964, de 26 de Fevereiro de 1998 – Criação do Departamento de Turismo (DEMTUR).

Decreto 3.810, de 23 de Setembro de 2004 – Regimento Interno do Conselho Municipal de Turismo.

Decreto 3.811, de 24 de Setembro de 2004 – Permissão de uso de bem público pelo COMTUR.

Decreto 3.812, de 24 de Setembro de 2004 – Regulamentação do Centro de Informações Turísticas do Município de Piedade-SP.

4.5. Conselho Municipal de Turismo

Instituído pela lei municipal 2.912 de 22 de outubro de 1997, o órgão tem caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador. Ele promove a integração entre o poder público e civil no que tange ao desenvolvimento turístico do município. Tem atribuições como ;coordenar e incentivar o turismo municipal, propor aspectos relacionados a administração de pontos turísticos, diagnosticar o cadastro de informações de serviços turísticos, promover e divulgar eventos ligados ao turismo municipal, dentre outras atribuições de apoio, organização e fomento.

Tal conselho tem como atual presidente o Sr. Osmar do Amaral e mais dezenove integrantes entre membros, secretários, suplente e vice-presidente.

4.6. Fundo municipal de turismo

O instrumento de suporte financeiro do município de Piedade foi criado em 1997 e tem como objetivo reunir e aplicar recursos na elaboração, manutenção e desenvolvimento de peças publicitárias e projetos de atendimento turístico. Entretanto, o FUTUR encontra-se atualmente inativo em Piedade.

4.7. Inserção do município em planos, políticas, programas, projetos de desenvolvimentoturístico de âmbito regional, estadual ou nacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (178.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com