TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Instrução e Pesquisa Escola da Polícia Militar “Tiradentes”

Por:   •  23/8/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 7

Polícia Militar do Estado de Mato Grosso Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa Escola da Polícia Militar “Tiradentes”

Aluno(a): Juliana Braga da Silva  

Série: 3° D

Professor(a): Andreia Andreoli Silvestre

Marie Curie

[pic 1]


Sumário

Quais elementos químicos foram descobertos por Marie Curie?        3

Quais descobertas deram à Marie Curie dos dois prêmios Nobel?        3

Qual foi a contribuição dela na Primeira Guerra Mundial?        3

Marie também contribuiu para a ciência ao aprisionar o gás que emanava do elemento rádio e enviar os tubos para o tratamento do câncer em hospitais do mundo inteiro.” Pesquise o nome desse tratamento, ainda utilizado atualmente.        4

Onde a radioatividade é utilizada em nosso cotidiano?        4

Apreço pela ciência, ética no uso do conhecimento e machismo permeiam a história de uma das mulheres mais extraordinárias da história. Faça um resumo sobre a trajetória de vida e profissional de Marie Curie e responda ao final o seguinte questionamento: O que os estudos e trabalhos de Marie Curie contribuíram para a sua vida, faça uma reflexão em todos os aspectos e fatos ocorridos com essa grande cientista feminina para responder a esse questionamento.        5

Referência        6


Quais elementos químicos foram descobertos por Marie Curie?

polônio e rádio.

Quais descobertas deram à Marie Curie dos dois prêmios Nobel?

Prêmio Nobel de Física em 1903: Marie Curie, juntamente com seu marido Pierre Curie e o cientista Henri Becquerel, recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1903 por suas pesquisas pioneiras sobre a radioatividade. Eles investigaram a radiação emitida por substâncias como o urânio e descobriram que essa radiação não era influenciada por fatores externos, como temperatura ou pressão. Essa descoberta revolucionou a compreensão da natureza dos átomos e inaugurou o campo da radioatividade.

Prêmio Nobel de Química em 1911: Marie Curie recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1911 por suas contribuições para o estudo da radioatividade e suas descobertas dos elementos polônio e rádio. Ela conseguiu isolar esses elementos a partir do minério de urânio, demonstrando que a radioatividade não era uma característica apenas do urânio, mas também estava presente em outros elementos. Essa descoberta teve um impacto profundo na ciência e na medicina, levando ao desenvolvimento de novos campos como a radioterapia.

 Qual foi a contribuição dela na Primeira Guerra Mundial?

Durante a Primeira Guerra Mundial, Marie Curie desempenhou um papel significativo no fornecimento de assistência médica por meio de seu trabalho pioneiro na aplicação da radiologia no campo de batalha. Sua contribuição foi principalmente na criação de unidades móveis de radiografia, que eram conhecidas como "petites Curies" (pequenas Curie, em francês), que ofereciam diagnósticos rápidos e precisos para soldados feridos. Aqui estão os principais aspectos de sua contribuição durante a guerra: Radiografia de Campo: Marie Curie reconheceu a importância da radiografia na detecção de ferimentos internos e fraturas sem a necessidade de cirurgia invasiva. Ela organizou uma equipe de mulheres voluntárias treinadas como radiologistas para operar as unidades móveis de radiografia. Petites Curies: Com o apoio financeiro de doações e da Cruz Vermelha, Marie Curie equipou diversas unidades móveis de radiografia que podiam ser transportadas até as linhas de frente. Essas unidades móveis permitiam a obtenção de imagens radiográficas de soldados feridos com rapidez e precisão, ajudando a guiar os tratamentos médicos. Avanços na Medicina de Guerra: As técnicas de radiografia desenvolvidas por Curie e sua equipe ajudaram a salvar muitas vidas e a melhorar os cuidados médicos nos campos de batalha. Sua abordagem inovadora e seu compromisso com a ciência e a medicina contribuíram para avanços duradouros na medicina de guerra e na radiologia. Reconhecimento e Legado: Marie Curie e suas colaboradoras foram reconhecidas por sua valiosa contribuição no front de batalha e por suas inovações médicas. Seu trabalho durante a guerra estabeleceu a importância da radiologia em contextos médicos e militares e teve um impacto duradouro na medicina. Marie Curie demonstrou, mais uma vez, sua dedicação à ciência e à aplicação prática de suas descobertas para beneficiar a sociedade. Suas ações na Primeira Guerra Mundial ajudaram a transformar a radiologia em uma ferramenta valiosa para o diagnóstico e tratamento médico, além de ilustrar sua coragem e compromisso em tempos de crise.

Marie também contribuiu para a ciência ao aprisionar o gás que emanava do elemento rádio e enviar os tubos para o tratamento do câncer em hospitais do mundo inteiro.” Pesquise o nome desse tratamento, ainda utilizado atualmente.

braquiterapia, uma técnica médica que envolve o uso de fontes radioativas colocadas diretamente no tecido ou próximo a ele para tratar o câncer. Marie Curie e seu marido Pierre Curie desenvolveram essa técnica pioneira, também conhecida como "radioterapia interna", usando materiais radioativos, incluindo os tubos contendo o gás radônio que emanava do elemento rádio. Na braquiterapia, as fontes radioativas são posicionadas próximas ou dentro do tumor ou área afetada. Isso permite que a radiação seja direcionada com maior precisão para as células cancerígenas, reduzindo os danos aos tecidos saudáveis circundantes. A braquiterapia pode ser usada para tratar vários tipos de câncer, como câncer de próstata, câncer cervical, câncer de mama e outros. O trabalho de Marie Curie na braquiterapia e sua pesquisa sobre a radioatividade tiveram um impacto duradouro na medicina e na luta contra o câncer. A braquiterapia continua sendo uma técnica importante e eficaz no tratamento do câncer, sendo utilizada até os dias de hoje para beneficiar pacientes em todo o mun.do

Onde a radioatividade é utilizada em nosso cotidiano?

A radioatividade é amplamente utilizada em várias aplicações em nosso cotidiano, abrangendo áreas como medicina, indústria, energia, agricultura e pesquisa. Aqui estão alguns exemplos de como a radioatividade é aplicada em nosso dia a dia: Medicina: Radioterapia: A radioatividade é usada para tratar o câncer através da destruição de células cancerígenas. Diagnóstico: Exames de imagem como radiografias, tomografias computadorizadas (CT scans) e cintilografias são realizados com o auxílio de materiais radioativos para visualizar estruturas internas do corpo. Energia: Energia Nuclear: A radioatividade é usada em reatores nucleares para gerar energia elétrica por meio do processo de fissão nuclear. Radioisótopos para geradores: Radioisótopos são usados em geradores de radioisótopos para fornecer energia em espaçonaves e em dispositivos médicos implantáveis, como marca-passos. indústria: Testes de Qualidade: Radioisótopos são usados para testar a integridade e qualidade de materiais, como soldas em dutos e estruturas metálicas. Datação por Carbono: A radioatividade é usada na datação por carbono para determinar a idade de materiais orgânicos antigos. Agricultura: Irradiação de Alimentos: A radioatividade é usada para irradiar alimentos, prolongando sua vida útil e eliminando micro-organismos nocivos. Pesquisa Científica: Estudos em Física de Partículas: A radioatividade é utilizada em experimentos de física de partículas para entender a estrutura e as propriedades fundamentais da matéria. Radioisótopos para Marcadores: Radioisótopos são usados como marcadores em experimentos biológicos e químicos para rastrear processos e reações. Detecção e Segurança: Detecção de Fumaça em Alarmes: Algumas versões de detectores de fumaça utilizam a radioatividade para detectar partículas de fumaça no ar. Inspeções de Segurança: A radioatividade é usada para inspeções de segurança em portos e aeroportos para detectar materiais perigosos ou ilegais. Instrumentos Científicos: Medidores de Densidade e Nível: Medidores de densidade e nível em indústrias usam radioisótopos para medir a densidade e a espessura de materiais. Detecção de Radiação: Detectores de radiação utilizam princípios de radioatividade para medir níveis de radiação em ambientes de trabalho e ambientes naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (168.6 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com