TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE SOUVENIRES DE DESTINOS TURÍSTICOS E A MEMÓRIA AFETIVA DO TURISTA

Por:   •  22/5/2019  •  Artigo  •  3.372 Palavras (14 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 14

Resumo

O artigo em questão relaciona o souvenir com as memórias criadas e as experiências vividas nas viagens, destacando a importância da memória afetiva do turista na obtenção de produtos turísticos, assim como o seu valor para o visitante. A metodologia utilizada foi quantitativa-qualitativa descritiva e o instrumento que possibilitou nossa pesquisa foi o questionário formulado na plataforma Google Forms, divulgado virtualmente em algumas redes sociais. A partir de suas respostas coletamos e analisamos os dados que serviram de base para este artigo, no qual constatamos que o souvenir remete à lembranças de experiências vividas em determinado destino turístico, gerando uma forte ligação emocional e, portanto, a relação de afetividade com o objeto.

Palavras-chave: Souvenir. Memória. Turismo. Viagem. Experiência.

Abstract

This article relates the souvenir with the memories created and experiences lived in the trips, highlighting the importance of the affective memory of the tourist in the acquisition of tourist products, as well as its value to the visitor. The methodology used was quantitative-qualitative descriptive and the instrument that made our research possible was the questionnaire formulated in the platform Google Forms and virtually spread in some social networks. Based on the responses, we collected and analyzed data that served as the basis for this article, in which we found that souvenirs brings back the memory of the experiences in a certain destination, generating a strong emotional bond and, therefore, a relationship of affection with the object.

Keywords: Souvenir. Memory. Tourism. Travel. Experience.

1 Introdução

“Souvenir” é uma palavra francesa originada do latim que na tradução livre para o português significa “memória”. Sabendo disso, podemos entender que a aquisição de souvenires, comumente chamados também de “lembrançinhas”, está diretamente ligada à experiência que o turista teve no local visitado.

Em suas viagens, os turistas procuram artigos que os lembrem da cidade que visitaram, que representem a cultura local e que não os deixem esquecer do tempo que passaram se divertindo e conhecendo a cidade em questão. A maioria dos que compram souvenires compram para si próprios ou trazem para amigos e famílias na intenção de demonstrar que lembraram deles e exaltar seu carinho.

O souvenir possui ligação com as memórias criadas durante as viagens. São as lembranças dos bons momentos, das novas experiências vividas, da sensação de estar em uma região diferente da habitual, com diversos lugares para se explorar, novas culturas, línguas e pessoas para conhecer, que motivam o turista a adquirir diferentes tipos de souvenires, se possível um ou mais de cada viagem realizada.

A sensação de poder guardar e carregar consigo uma parte do destino visitado para outros lugares e provar à todos que já esteve lá, viabiliza o apego emocional ao objeto e o torna especial para o seu proprietário, pois cada souvenir possui um significado próprio criado por seu dono e representa lembranças específicas e únicas de suas aventuras passadas.

O estudo foi realizado em duas etapas: a pesquisa bibliográfica visando a fundamentação teórica; e a pesquisa de campo, na qual foi utilizado um formulário com algumas perguntas que possuíam o propósito de nos auxiliar a responder a problemática do artigo em questão, sendo ela achar uma relação entre souvenires de destinos turísticos e a memória afetiva do turista; e cujas respostas embasaram a conclusão da nossa pesquisa.

Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo principal compreender a conexão entre souvenir de destinos turísticos e o turista que possui tal objeto, do ponto de vista da memória afetiva, e concluir se de fato as lembranças às quais tais memórias remetem estão diretamente relacionadas ao souvenir e a importância que ele tem para o turista.

2 O souvenir e a memória da experiência turística

O souvenir é um produto turístico extremamente popular entre os visitantes de um determinado destino e seu consumo está diretamente ligado às experiências vividas e memórias ali criadas. “A aquisição de souvenirs está amplamente presente no turismo. Nesse tipo de consumo os turistas procuram tornar mais concretas e, também, eternizar as experiências vividas através do turismo” (PAULA; VIANNA, 2016).

Referido por alguns autores como “mercado de lembranças” (HORODYSKI; MANOSSO; G NDARA, 2012), o comércio de souvenires caracteriza-se por ofertar mais que simples produtos, oferecendo ao turista um sentimento de apego, familiaridade e nostalgia do destino visitado.

Em seus estudos, Wilkins (2011) apud Boley, Magnini e Tuten (2013), percebeu que as três motivações mais comuns para a aquisição de souvenir são: para presentear terceiros, para ajudar a manter viva a memória das experiências da viagem e por último para servir de evidência de que a pessoa viajou. Essas motivações se sobrepõem consideravelmente com os motivos que levam os turistas à tirarem e postarem fotos online, pois mostrar que eles realmente visitaram um lugar e criar lembranças das viagens são seus maiores estímulos.

Os resultados obtidos por Boley, Magnini e Tuten (2013) indicaram que pessoas que postam fotos de suas viagens são mais propensas a comprar souvenires como presentes do que pessoas que não compartilham suas fotos. Já em sua segunda questão, buscando descobrir se o primeiro grupo tem mais probabilidade de usar o souvenir como uma lembrança do lugar visitado em comparação com o segundo, os dados referentes às respostas de suas pesquisas mostraram que sim, mas os resultados do método ANCOVA (Análise de Covariância) apontaram que a diferença não era estatisticamente significante.

Outra conclusão feita por eles foi que as pessoas que postam suas fotos viajando nas redes sociais têm um maior interesse em comprar produtos artesanais feitos na região e itens específicos pelos quais o local é conhecido, como comidas, bebidas, materiais de roupas, entre outros.

O mundo mudou bastante nas últimas décadas, e a globalização, entre outras coisas, facilitou o deslocamento para outras cidades, países e até continentes, possibilitando uma intensa troca entre culturas às vezes diametralmente diferentes das de origem dos viajantes.

Por terem essa facilidade de poder viajar a qualquer momento que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com