TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia em Gestão de Turismo

Por:   •  6/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.128 Palavras (13 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 13

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

                                                                               

         

EDLAINE PAULA DIAS DE SOUSA

   O PROCESSO DA PSICOPEGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA NO BRASIL

                                              GOIÂNIA

                                                    2021


GRUPO EDUCACIONAL FAVENI

                                         EDLAINE PAULA DIAS DE SOUSA

        

  O PROCESSO DA PSICOPEGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA NO BRASIL

[pic 1]

                                           

           GOIÂNIA          

2021

O PROCESSO DA PSICOPEGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA NO BRASIL

EDLAINE PAULA DIAS DE SOUSA

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais.

RESUMO

          Nesse artigo destacaremos a importância do processo histórico e a evolução da Psicopedagogia no Brasil que é uma área de aplicação recente. Através  de estudos nos mostra  que a Psicopedagogia não se restringe ao estudo das dificuldades e dos distúrbios de aprendizagem, mas à aprendizagem de um modo geral, seja no seu estado normal ou patológico , sendo assim a sua capacidade de intervenção no âmbito escolar e clínico trouxe grande aproveitamento para aplicação e desenvolvimento das crianças. Podemos então definir as áreas de atuação da Psicopedagogia, percebemos a diferença entre a atuação da psicopedagogia .De maneira preventiva atua a  Psicopedagogia Institucional  e a Psicopedagogia Clínica é predominantemente curativa. Dentro do processo de formação do psicopedagogo é indício para a formação da identidade deste profissional. O trabalho psicopedagógico atualmente de acordo com a  compreensão da aprendizagem do sujeito, o que requer uma modalidade particular de ação para cada caso no que diz respeito à abordagem, tratamento e forma de atuação.

PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogia no Brasil .Psicopedagogia  institucional. Psicopedagogia Clínica.


INTRODUÇÃO

          A psicopedagogia  advém de uma ampliação da visão sobre o problemática  do não aprender, considerando toda a história social e fisiológica do indivíduo em questão. Nesse contexto a psicopedagogia se  ramifica dando espaço a diversas formas de atuação profissional na clínica e em instituições. Na área da psicopedagogia clínica, podemos  ampliar a visão diante dos aspectos da vida escolar do aluno, relacionando as causas, a modalidade e o significado da aprendizagem para o aprendiz. A proposta psicopedagógica chegou ao Brasil na década de 1970 e teve como seu grande divulgador o seu criador, professor Jorge Visca  , argentino que vinha regularmente ao Brasil para formar grupos de profissionais. Dentro desse contexto  investigasse todos os fatores envolvidos sendo eles: orgânicos, cognitivos, emocionais e ambientais aos quais são fatores relacionados  às três vertentes: o indivíduo, a família e a escola.

        A atuação do psicopedagogo se enlaça em todo o cotidiano escolar, com seu poder de influenciar e ser influenciado , considerando a relação do aluno com a aprendizagem e com os fatores que a definem. A importância de observar o diagnóstico psicopedagógico no sentido de haver uma busca, uma investigação sobre o aprender e o não aprender. Captando a especificidade do diagnóstico psicopedagógico é identificar as características que o torna singular.  Na psicopedagogia ,a relação com a aprendizagem é capaz de conhecer o mundo e a si próprio, um ser conhecedor, que ao aprender reagi diante das suas ansiedades e das situações novas, de aprendizagem  movimentando em direção ao objeto de aprendizagem corporalmente. Na psicopedagogia clínica a tem a função de investigar os bloqueios vividos pelo  o aluno ,evidenciando a vida educacional.

        O psicopedagogo tem a função de investigar as origens/causas dos problemas de aprendizagem do aluno, sabendo que existem fatores internos como os( fatores emocionais, déficits no desenvolvimento neurológico) e fatores externos .

1 A EVOLUÇÃO DA psicopegagogia NO BRASIL

                 Desde  á décadas de 1970 no Brasil, a Psicopedagogia é uma área de estudo que tem por objetivo o fato de  estudar, compreender e intervir na aprendizagem . A formação do psicopedagogo , no Brasil  é realizada através de  cursos de pós-graduação lato sensu .Na Argentina o curso é de graduação e teve o seu início na Universidade de Buenos Aires, há mais de 3 décadas . Maria Lúcia Weiss, Aglael Borges, Nadia Bossa, são nomes que destacam pela proximidade com a realidade do processo da psicopedagogia, e são representantes brasileiros, que têm contribuído para o desenvolvimento da Psicopedagogia e produzido trabalhos de relevância  na área. Podendo atuar em vários espações educacionais o profissional da área de psicopedagogia , não apenas com a função de “psicopedagogo” ,podendo destacar o  olhar psicopedagógico diante da relação com a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (300 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com