TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da existência de formalidades para o decorrer de um evento

Por:   •  22/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.604 Palavras (11 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

 

TURISMO

 

 

 

 

APS

CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA

 

 

 

 

Livia Baldi Nunes de Souza – 21237094

 

 

 

 

 

DOCENTE: ÁDILER CAROLINE

 

 

 

 

SÃO PAULO 2020

1. INTRODUÇÃO

 

     A importância da existência de formalidades para o decorrer de um evento já é mais que entendida. Não só o fato do cerimonial deixar explícitos os costumes e tendências daquele acontecimento, com ele vem de forma conjunta o protocolo que visa seguir as regras e padrões pré-estabelecidos  pela cultura do local, o que faz ter uma ordem de pessoas, acontecimentos e até organização de coisas utilizadas no evento, como bandeiras, locais na mesa.

     Cada etapa pensada é fundamental para que a atividade como um todo seja capaz de projetar a empresa de forma positiva e de gerar nos convidados os sentimentos e atitudes definidos nos objetivos.  

     Não é tão simples lidar com tantos fatores, além do cerimonialista ter que lidar com todos os fatos culturais do local, assim respeitando a vontade do contratante, é necessário seguir outras vertentes assim como: Regra do centro métrico para cerimonial e protocolo, Regra da direita, Regra da proximidade, Regra da analogia. Além das regras que cabe a cada evento e a quantidade de eventos divergentes que pode ter, tem muitas questões também sobre traje, conversação e comportamento.

     Os eventos escolhidos foram: Casamento Real e Jogos Olímpicos e dentro dessa analise nesse artigo, terá todos os fatos contundentes sobre esses eventos.

 

 

 

         

2. O CASAMENTO REAL

 

     Ao contrário dos casamentos tradicionais, os casamentos reais são cercados de detalhes sempre respeitando o cerimonial e protocolo milenar.

     Dando o exemplo mais recente, no casamento de Kate & William e também de Harry & Meghan que foi cercado por diversas quebras de protocolos reais, mas ainda assim é um exemplo de cerimonial e protocolo do qual não é totalmente explicito.

     O primeiro exemplo que tem a ver totalmente com a localidade que estão é que o príncipe Charles que entrou com a Kate Middleton não a segurou pela mão e sim pelo braço, demonstrando assim que ele é um Monarca e ela uma Plebeia. Já Meghan Markle decidiu entrar sozinha na Igreja sendo recebida também pelo príncipe Charles.

 

  • Princesa Kate Middleton entrando na igreja. (2011)

 

[pic 2] 

 

  • Princesa Meghan Markle entrando na igreja. (2018)

[pic 3] 

     Apesar de muito espanto pela quebra de protocolo de Meghan Markle, a até então atriz fez esse gesto como uma fala feminista assim seguindo todo seu histórico de ativista pelo direito da mulher. A ideia foi tomada no momento que seu pai disse que se ausentaria do casamento, assim surgindo a ideia da própria Meghan.

     Dentre diversas formalidades, entraremos nos CONVIDADOS, esses protocolos foram seguidos em ambos casamentos e até então em todos já feito pela corte inglesa tirando apenas um único detalhe que não passou despercebido, os pajens (que carregam aliança) no casamento de Meghan & Harry estavam de calça comprida sendo que na formalidade milenar o comum são bermudões.

     Os Convidados devem chegar 20 minutos antes da noiva. Após esse horário acontece a passagem da rainha, até então nos dois casos Rainha Elizabeth II. Como qualquer outro casamento com cerimonial e protocolo não é permitido o uso de branco, vestidos curtos e transparentes para convidados. As mulheres da realeza fazem uma reunião para discutir a cor de seus trajes, sendo que a cor mais forte sempre terá que ser da Rainha. A regra de chapéus está de volta, não a qualquer impedimento sobre como será os chapeis. Os homens de modo geral, usam uniforme militar ou fraque, pode-se optar pelo terno tradicional bem alinhado, mas os convidados principais e o noivo obrigatoriamente têm que estar de uniforme militar.  

 

  • Rainha Elizabeth II e convidados no casamento de William & Kate. (2011)

 

[pic 4] 

 

     Um fator de extrema obrigatoriedade para a NOIVA é a tiara que sempre é escolhida e dada pela Rainha. A coroa tende a ser branca e de cristais. O que não deixa a escolha da noiva falar por si, o que pode causar um desconforto.

 

  • Respectivamente, princesa Kate e princesa Meghan com suas tiaras escolhidas por Rainha Elizabeth II. (2001 & 2018)

 

[pic 5] 

 

     Outro protocolo é que a família real sempre se sente a direita na cerimônia, assim tendo uma divisão clara de patamar. O noivo entra com um padrinho, que costuma ser o irmão e assim aguardam a noiva de costas para a entrada. Assim que a noiva chega, os príncipes e a noiva devem fazer uma saudação, tanto no início quanto no fim.

 

  • Casamento de William & Kate. (2011)

 

[pic 6] 

 

          Um fato muito importante para o decorrer de um casamento real é o buffet, apesar de ser a família real inglesa, o buffet não tem luxuosos pratos e bebidas. Tudo sempre escolhido pela Rainha Elizabeth (até então) tem diversos tipos de canapés, tanto doce quanto salgado, pratos servidos em bowls e bebidas. Os noivos são obrigados a permanecerem juntos durante todo o tempo, assim falando com todos os convidados. A única diferença é o bolo, obrigatoriamente são escolhidos dois bolos com sabor de frutas assim um sendo o sabor preferido da Rainha e o outro convencional decido pelos noivos. A lembrancinha do casamento também é um pedaço de bolo.

 

  • Bolo de casamento de Meghan & Harry. (2018)

 

[pic 7] 

 

     O buquê é protagonista em casamentos tradicionais e não seria diferente no real, tendo que obrigatoriamente ter um ramo de murta (que foram plantadas pela Rainha Victoria e estão no jardim do castelo), buquê não é jogado aos convidados e sim levado para o tumulo do “Soldado Desconhecido” assim fazendo uma homenagem a todos que se foram na guerra do Reino Unido.  

     A religião católica não é aceita pela realeza assim todas as calouras na família real tem que se batizar na Igreja Anglicana seguindo assim a tradição, existe uma lei inclusive que protege esse posicionamento, claramente não dando chance de escolha da própria fé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (973.2 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com