TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

Por:   •  3/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA 

INTRODUÇÃO A ANTROPOLOGIA 

SABRINA DE SOUSA DE CASTRO 221016877








BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO, A APROPRIAÇÃO EUROPEIA 












Curso: Biblioteconomia e a Ciência da Informação 

INTRODUÇÃO 

[pic 1]

Meu projeto de pesquisa diz respeito a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, uma biblioteca de extrema importância para a história brasileira, com isso quero propor uma pesquisa a respeito da apropriação europeia no desenvolvimento da biblioteca. 

 Vinda dos Europeus para a América.

A respeito da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, proponho uma pesquisa aprofundada da sua arquitetura de modelo europeu. Este acontecimento pode ter ocorrido com a vinda dos europeus para a América, por volta dos anos 1492. Colombo com os seus navegadores trouxeram coisas diversas, de crenças místicas - sereias, ciclopes, homens com calda e ama zonas -, doenças e até elementos da própria cultura. Um grande exemplo, são os tão famosos espelhos, que foram trocados por ouro com os nativos daquela terra, ou até mesmo o catolicismo que foi pregado para os originários, com a intenção de catequizar os que tinham “alma”. Para os europeus a América era uma “jovem nua selvagem”, um mundo novo, esse que tinha natureza exuberante e bom ar, associaram a terra a um Paraíso, porém o tal Paraíso possuía o próprio inferno demoníaco, com insetos e animais peçonhentos, calor, e principalmente os costumes das gentes daquela terra, para  eles a ignorância perante os nativos era o suficiente. Colombo apesar de instantaneamente perceber que os indígenas possuíam algum tipo de organização social como os espanhóis, era totalmente ignorante com a língua falada pelo povo, eram somente para ele, homens selvagens. Com isso, quero manifestar a ideia de que a cultura dos europeus foi implantada na América.

Tempos após a chegada dos europeus na América, em 1808, a família Real Portuguesa chega ao Brasil, fugida de Napoleão Bonaparte, esse que deu ordens para que Portugal fosse atacado, pois, o país não havia cortado laços comerciais com a Inglaterra. De sua fuga, a família Real, desencadeou no Brasil, diversos benefícios, como a instalação de fábricas, criação da imprensa régia, criação do Banco do Brasil, o teatro e em especial a Biblioteca Real, que mais tarde passaria a ser a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro 

A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, considerada pela UNESCO uma das principais bibliotecas da América Latina, teve a origem de seu acervo, quando a Livraria Real incendiou após um terremoto em Lisboa. Com este incidente, o rei Dom João I, tomou a iniciativa de juntar o que restou da Livraria e organizar no Palácio da Ajuda, foi desta organização que se formou o acervo que posteriormente viria para o Brasil. No acervo consistia livros, gravuras, estampas, desenhos, mapas e documentos. Acreditava-se que uma corte deveria viver cercada dos seus símbolos de riqueza, como os livros que para a monarquia representava poder. Por este motivo, a família Real trouxe o acervo para o Brasil. Segundo a antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, a  cidade do Rio de Janeiro seria beneficiada “de símbolos que representassem a visão iluminista do governo (…) e deveria estar apta para cumprir o seu papel de sede da monarquia e cartão postal do Império”. 

Com isso, sob o decreto do Príncipe Regente Dom João, após o acervo ter sido esquecido e permanecido armazenado no porto por algum tempo, e só então entre os anos 1810 e 1811, o acervo chegou ao Brasil e a biblioteca Real, foi finalmente inaugurada em 1814.

Construções Europeias no Brasil

Chegado os europeus no Brasil, a cultura que se estabeleceu no país, sofreu forte influência religiosa portuguesa. Com a corte real chegando, foram necessárias a construção de mosteiros e igrejas, para abrigar os missionários religiosos. Assim, o Barroco se fez presente em várias construções do Brasil, como prédios exuberantes de interiores com artes luxuosas. Após a Proclamação da República, o desejo de romper com todas as raízes coloniais, causou efeito também nas construções brasileiras. Recém Proclamada, a ideia era transmitir uma modernidade de uma república que estava atrás de um novo estilo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (87.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com