TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Componente Curricular Comunicação

Por:   •  31/10/2022  •  Dissertação  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Olá, estudante! Bem-vindo ao componente curricular Comunicação!

Para realizar esta atividade você deve ler atentamente o texto a seguir:

“A linguagem é um fenômeno extremamente complexo, que pode ser estudado de múltiplos pontos de vista, pois pertence a diferentes domínios. É ao mesmo tempo, individual e social, física, fisiológica e psíquica. Por isso, dizer que a linguagem sofre determinações sociais e goza de uma certa autonomia em relação às formações sociais não é uma contradição.”

(FIORIN, José L. Linguagem e Ideologia. São Paulo: Ática, 2002, p. 08).

Tendo o trecho apresentado e o contexto profissional do guia de turismo como referência, elabore um texto abordando como o uso inadequado da linguagem pode interferir no cotidiano do profissional do turismo enquanto formação social.

Para seu texto ser considerado adequado você deve:

Ser claro e objetivo na apresentação das suas considerações.

Retomar os conteúdos centrais requeridos na pesquisa.

Redigir as respostas de 15 a 25 linhas.

Formular próprias ideias. Não copiar trechos integralmente de outros autores sem dar a devida referência.

Respeitar as normas ortográficas e textuais.

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu/sua professor (a) mediador (a) no fórum de dúvidas ou por meio do correiotec, ok?

Bons estudos!

Texto:

A boa comunicação para o profissional de turismo é essencial para o sucesso da profissão, pois uma das principais responsabilidades do guia é levar informações ao grupo. Para isso a comunicação precisa ser clara e objetiva e deve ser adptada de acordo o perfil do grupo, por exemplo, um grupo mais jovem precisa ter uma linguagem mais informal ‘descolada’, o uso de gírias pode ser uma maneira informal para prender a atenção do grupo.

Os guias turisticos precisam se expressar bem, pois a comunicação ruim, muitas vezes, se atribui à falta de habilidade e conhecimento, podendo não trasmitir a ideia correta do planejado. Um erro comum que posso observar é a improvisação durante o roteiro, que provoca no público uma insegurança no que está sendo passado sobre o ponto turistico e assim se transformando em um erro de comunicação por parte do profissional.

Contudo, podemos concluir que a melhor maneira de se destacar profissionalmente, é estudar e conhecer bem os aspectos culturais e regionais, e levar o conhecimento correto acerca da história local, não deixando a camunicação ser uma interferencia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com