TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento do Turismo em Portugal

Por:   •  4/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento do Turismo em Portugal

O nascimento do Turismo

Desde sempre, que viajar teve sempre como objetivo fins religiosos ou a simples curiosidade.

No entanto, a partir do século XVI, surgem viajantes que, não só viajam por mera curiosidade, mas também pelo conhecimento, por instrução e fomentação do intelecto; estas viagens dão-se sobretudo na Europa. E porquê na Europa? Nesta época, os europeus eram detentores de conhecimento e sabedoria, exploradores do espírito e de novos mundos; entre estes destacam-se: astrónomos, médicos, físicos, matemáticos e filósofos, e viajar em si é um precioso auxiliar para estes: “porque o espírito terá nisso um contínuo exercício ao encontrar coisas novas e desconhecidas” – Montaigne.

Este fenómeno inicia-se em Inglaterra em direção ao continente, por parte dos jovens saídos das universidades e também aristocratas e simples curiosos de origem de famílias enriquecidas pelo comércio e pela indústria emergente.

Turista: nesta mesma época (fins do século XVI e início do século XVII) que surge o termo turista, que inicialmente começa por ser o viajante inglês que viaja e conhece por prazer e instrução e, mais tarde, este termo abrange também os viajantes de outras origens, mas os motivos que justificam a viagem mantêm-se até muito mais tarde: pelo menos até 1937 quando surge a primeira definição da Sociedade das Nações.

        A partir da segunda metade do século XIX o mundo ocidental sofre profundas transformações tecnológicas, industriais, económicas e sociais que dão origem ao direito ao repouso, ao lazer e às férias. Deste modo, surgem condições que permitem o acesso a viagens a outras classes sociais – rendimento, tempo livre e facilidade de deslocação; assim surge o turismo como atividade económica.

Assim, iniciam-se as férias sedentárias, a procura por épocas balneares e estâncias climáticas, também por razões terapêuticas, como as termas. Deste modo, podem-se distinguir vários tipos de turismo.

Com o turismo a evoluir e a desenvolver-se, inicia-se um processo de turistização de territórios, isto é, espaços de produção turística; o turismo começa a ser estruturado, organizado e planificado, de modo a controlar o fluxo turístico e a proporcionar melhores condições de oferta do produto turístico (até aos dias de hoje).

Iniciativa ímpar: criação de Sociedade de Propaganda em Portugal

        A iniciativa da criação desta sociedade foi uma das que mais despoletou interesse no turismo em meados do século XX, em Portugal. Leonildo de Mendonça e Costa foi quem esteve na base desta sociedade, pois inicialmente defendia a urgência em congregar patriotismos, utilizando o turismo como propaganda para ajudar o país a sair da crise social e económica que atravessava. A grande adesão à ideia levou Mendonça e Costa a promover uma reunião para a qual convidou “73 cidadãos que aderiram à ideia patriótica”. Entre personalidades que se destacavam, desde republicanos, católicos, jornalistas e etc, afastava-os a religião e a política, em duros confrontos, mas congregava-os o patriotismo como um valor da união em torno da procura de soluções para problemas comuns e também o objetivo de promover o desenvolvimento moral, intelectual e material de Portugal, para que fosse visitado sobretudo por estrangeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com