TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções e atribuições de um Guia de Turismo

Por:   •  31/7/2017  •  Exam  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  2.337 Visualizações

Página 1 de 3

Funções e atribuições de um Guia de Turismo, numa excursão de ônibus, de 5 (cinco) dias, para um grupo de 35 pessoas da 3ª idade, de Camínas, SP, com destino a Caldas Novas, GO.

Como é uma excursão para pessoas de 3ª idade, alguns cuidados devem ser tomados na hora de organizar a viagem, afinal, segurança vem em primeiro lugar e deve fazer parte do planejamento.

O roteiro seria revisado para garantir a acessibilidade e a segurança do grupo de 3ª idade durante a excursão, evitando passeios com longas caminhadas por terrenos acidentados, eliminando assim possíveis inconvenientes.

Informar os turistas a verificarem o prazo de validade da carteira do plano de saúde e orienta-los a trazê-la.

Deve ser certificado também se o hotel/pousada tem fácil acesso, são arejados e com fácil comunicação com a recepção, caso seja necessário pedir alguma ajuda.

Além disso, levarei comigo um material de primeiros socorros de pronto uso, adequado às atividades que serão desenvolvidas e planejarei com antecedência rotas de fuga para casos de emergências e locais de atendimento hospitalar.

Feito isso, o próximo passo seria estudar o programa contratado pelos turistas, a fim de poder organizar a programação, roteiro, informações a serem apresentadas sobre os locais e pontos turísticos e orientações sobre as atividades envolvidas.

Estando pronta a parte de planejamento, viria a organização do começo da viagem, ou seja, toda a parte de logística, conferindo se estão presentes todas as pessoas que contrataram o pacote, auxilio com a bagagem e com o embarque, e garantir a pontualidade no horário de saída.

Uma vez que embarcamos e saímos no horário marcado, me apresentarei e transmitirei ao grupo todas as informações sobre a programação, visitas, roteiro, hospedagem, horários, cuidados, paradas e procedimentos que serão feitos durante a viagem, desta forma vou transmitir segurança para os turistas e garantir comodidade.

Chegando ao local, farei o auxílio com o desembarque, bagagens e check-in no hotel/pousada e estarei pronto para mediar os conflitos entre os passageiros e os prestadores de serviços caso seja necessário.

Irei repassar o roteiro para o primeiro dia e orientar todos a instalarem suas bagagens nos seus quartos, pegar o necessário e marcar um ponto de encontro em um horário conveniente para começarmos o tour.

Uma vez sendo o horário marcado no ponto de encontro, irei conferir se estão todos presentes e começaremos o nosso roteiro, onde vou acompanha-los, orienta-los de forma criativa sobre os atrativos, região, localidade, pontos turísticos e locais incluídos na nossa visita, sempre valorizando a cultura , a identidade e o meio ambiente, sempre mantendo a pontualidade e a organização durante os deslocamentos.

Este é o momento onde vou mediar o contato entre os turistas e o local.

Durante o percurso, haverá o tempo livre, mas sempre deve ser informado o ponto de encontro e o horário para nos encontrarmos e seguirmos com o roteiro.

No fim do dia, eu os acompanharia até o hotel/pousada e informaria o roteiro do próximo dia, a fim de manter a organização e a clareza a respeito da viagem.

Chegando ao fim da viagem, eu iria auxiliar mais uma vez com a logística, como o check-out, bagagens e presença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com