TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de Empresas

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

ORGANIZAR E ORGANIZAÇÃO

O processo de organizar e o resultado do processo;

A organização, no sentido institucional, corporativo, pode-se entender como o processo de organizar, onde este ato se torna o produto cujo resultado é um objetivo comum.

Dividida em departamentos, com funções distintas e pessoal com funções preestabelecidas, a organização depende de um controle direcionado à cada departamento, formando um sistema hierárquico.

Com isso, a organização requer autoridade das pessoas que exerçam controle para que os objetivos sejam atingidos, de acordo com as suas prioridades.

POSTULADOS CENTRAIS

Considerando um ciclo, a organização - formada pelos seus departamentos e estes formados pelos seus participantes (colaboradores)  - injeta incentivos para obter resultados. Esses resultados dão forças e recursos para que a organização continue mantendo e superando os incentivos ofertados. Esses incentivos são o que fazem os colaboradores e seus setores produzir, seja remunerativo, seja com ambiente propício para execução das atividades.

Justamente por ser composta por pessoas, a organização, tanto pode se manter firme no mercado por décadas, alimentando este ciclo, como pode desaparecer, devido à falhas.

A interação com qual o sistema organizacional se mantem com o ambiente externo, pode ser compreendida por fatores de macroambiente e microambiente.

Compõe o macroambiente os fatores mais abrangentes e interativos externos, de maneira mais aberta. Podemos citar os fatores Científicos e tecnológicos, políticos, econômicos, institucionais, demográficos e ecológicos.

Compõe o micro ambiente os fatores mais pontuais, diretamente relacionados à organização, tais como consumidores, fornecedores, concorrentes e regulamentadores.

Cada setor ambiental possui um subsistema, uma espécie de compilação de “departamentos” destinados à trabalhar o problema específico. Um exemplo é a relação clientes e concorrentes, que são trabalhados pelo departamento de vendas e marketing.

A NECESSIDADE DE UM OBJETIVO

Ter um objetivo é um dos fatores essenciais para o funcionamento e direcionamento dos setores para chegar ao que é necessário. Uma organização pode possuir um ou diversos objetivos à serem seguidos e com isso poderá chegar ao resultado ou produto esperado.

AS ATIVIDADES EXECUTADAS NA ORGANIZAÇÃO

A relação das atividades

Ao determinar o(s) objetivo(s) é preciso verificar fazer um levantamento de quais setores e atividades da organização colaboram para que seja possível chegar ao objetivo. Assim se torna, de modo fácil, possuir um controle para que não haja nenhum problema ou verificar se há um modo de melhorar seu desempenho para chegar ao resultado esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com