TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico da Hotelaria

Por:   •  10/10/2016  •  Resenha  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 7

1 HISTÓRICO DA HOSPITALIDADE

Marco da hotelaria coincide com os jogos olímpicos, pois foi na Grécia Antiga que ocorreu esse evento aonde visitantes de várias localidades iam a Olimpiada.

Destaca-se que os grandes deslocamentos do povo romano foi um marco no desenvolvimento dos meios de hospedagem. No início da expansão do império, os romanos iniciaram a construção de estradas entre as cidades conquistadas que eram utilizadas como meio de comunicação. Entretanto destaca-se que nessa época o transporte fluvial eram os mais eficientes da época.

Enfatiza-se que com o passar do tempo essas vias foram se expandindo e foi necessário a construção de hospedagem. Isto porque as cidades tornaram-se mais distantes.

Vale destacar que no século IV a.C Roma governava a Itália central, o que trouxe a necessidade de construir caminhos para que os homens transitassem. Assim, o imperador romano Apio Claudio construiu nesse século a Via Appia, considerado o primeiro caminho romano, pois essa via era cheio de tabernas que servia de pousadas. Entretanto cabe relatar que os moradores não analisavam essas pousadas como segmento positivo em razão de que os hospedes eram considerados invasores romanos que estavam levando ordens do imperador.

Para maior visibilidade e crescimento das vias as tabernas passaram por melhores estruturas que foram denominadas de hotel, o qual passou a solicitar uma carta assinada por uma autoridade que comprove que a viagem era de negócio ou a serviço do imperador.

Destaca-se que com a queda do Império Romano, as estradas vieram a ser menos usadas, em razão da falta de segurança. Esse fato diminuiu o número de hospedes, o qual só se elevou com o advento do cristianismo que prega “amor ao próximo”. Diante disso criou-se uma segurança entre moradores e viajantes quanto ao lugar onde se hospedavam.

Relata-se que com o advento do cristianismo a qualidade no atendimento passou a ser de extrema importância, pois hoje no mercado hoteleiro a qualidade no atendimento é tratada como aspecto mercadológico, enquanto naquela época estava ligada a religião e suas pregações.

Destaca-se que durante essa época os mosteiros passaram a trabalhar como sistema de estádias, pois muitos mosteiros funcionam como sistema de hospedagem até os dias atuais.

Os primeiros estabelecimentos de hospedagem com propósito exclusivamente comercial surgiram no final da Idade Média na Europa . Destaca-se que nessa época os hospedes é que cuidavam de suas roupas de dormir, alimentação e da iluminação (velas, lampiões e outros).

Menciona que aos poucos diversos países implantavam leis e normas para regulamentar atividade hoteleira, especialmente a França e a Inglaterra. Logo foram os Londrinos que denominaram a palavra hotel.

Relata-se que foi na França em 1407 onde se criou a primeira lei para registro de hospedes visando aumentar a segurança das hospedarias.

OBS: Sabe-se que antes das ferrovias o que garantia o transporte aos estabelecimentos hoteleiros eram as carruagens. Logo com a evolução das ferrovias os hospedes passaram há ficar menos tempo nos estabelecimentos hoteleiros o que provocou uma crise financeira nesses estabelecimentos.

Com a chegada das ferrovias os hotéis passaram a serem construídas próximas às estações de trens e não mais ao longo das vias por onde passavam as diligências. Nota-se que neste momento começa a predominar o turismo de negócios.

O primeiro processo da hotelaria planejada ocorreu em 1870 em Paris com César Ritz que implantou banheiro privativo em cada quarto e ainda colocou a uniformização dos colaboradores.

No que se trata de aperfeiçoamento no atendimento os Estados Unidos passaram a ser referência para hotelaria mundial. No final do século XIX, a expansão da economia norte americana provocou um aumento no turismo de negócios e de Lazer.

Um dos primeiros hotéis de grande proporção foi o City Hotel em 1794 qual possuía 73 Unidades Habitacionais – UH.

O conceito de apartamentos “double” e “single” bem como a disponibilização de utensílios como sabonetes e toalhas, remonta ao ano de 1829, numa iniciativa do “Tremont House”, de Boston, considerado o maior e mais caro hotel da época.

Na década de 50 surgiram nos Estados Unidos os motéis que se multiplicaram rapidamente, fazendo concorrências com os hotéis. Logo com o passar do tempo, houve uma incorporação dos motéis pela associação norte americana de hotéis, o que possibilitou a aproximação dos dois segmentos.

A grande diferença na hotelaria dos Estados Unidos para a Europa é que nos EUA se teve uma consciência da igualdade. Já no século XIX na Europa, os únicos que podiam desfrutar de luxos eram os Aristocratas, nos Estados Unidos esses luxos estavam à disposição de quem pode pagar.

O grande pública da hotelaria americana no final do séc. XIX, era a classe média, o que representou para os empresários da época um grande desafio em desenvolver conceitos que satisfaziam a esse público com igualdade no atendimento e preços mais acessíveis.

O período da Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) coincide com uma estagnação na expansão do setor, que volta a reagir de 1910 a 1920, assinalando de luxuosos e famosos hotéis, como o hotel Pennsylvania (atual Stlater) em Nova York; New Yorker (de Ralf Ritz) em Nova York e Steven Hotel (hoje pertencente à marca Conrad Hilton) em Chicago. A década de 30 marcaria a grande depressão (1929 a 1939) e o pior período para a hotelaria norte – americana. Nesse período,85% das propriedades fecharam suas portas ou ficaram sobre intervenção judicial. (DUARTE 1996, p.13).

Perante o autor acima somente na segunda guerra mundial (1931 e 1941) o setor hoteleiro dar sinais de recuperação. Isto porque, grandes negócios eram feitos no que diz respeito à indústria bélica e de suprimentos. Todavia foi na década de 50 que o segmento hoteleiro prosperou bem, pois as grandes redes hoteleiras se expandiram não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo.

Compreende-se que esse avanço na hotelaria e no turismo como todo se deve em razão de que a viagem tornou-se uma necessidade cultural do ser humano em realizar intercâmbios com diversas culturas diferentes, pois quem não viajou a maioria sente vontade de conhecer novos lugares que não seja o seu. Logo quem já viajou almeja muitas vezes retornar no lugar visitado como, também, explorar novos destinos.

1.1 HISTÓRICO DA HOTELARIA NO BRASIL

Duarte (1996) detalha que registros históricos assinalam o século XVII, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com