TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Organizacional

Por:   •  30/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE LAUREATE EAD

ESCOLA DE NEGÓCIOS E HOSPITALIDADE

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA

RENATA DANTAS MATIAS

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

SÃO PAULO - SP

2019

RENATA DANTAS MATIAS

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Superior de  Tecnologia em Hotelaria instituição de ensino superior Laureate EAD de São Paulo, como requisito para a realização da disciplina de prática profissional: Diagnóstico Organizacional.

Orientador(es):  Profª. Elizabeth Gelardine Barone

                   

 SÃO PAULO - SP

         2019


RESUMO

O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver um diagnóstico do ambiente organizacional do Centro Esportivo Aquárius, buscando identificar e analisar o domínio organizacional,  levantar pontos fortes e fracos no seu ambiente intemo, levando em consideração sua estrutura, sua comunicação, seus processos e seus recursos. A metodologia utilizada foi a de pesquisa diagnóstico com caráter descritivo e o levantamento dos dados foi efetuado através de entrevista não estruturada, observação e análise documental. Através dos resultados da pesquisa foi possível identificar o que está afetando o rendimento do trabalho e o não atingimento dos objetivos organizacionais preestabelecidos. O trabalho portanto tem enfoque na administração e foi importante, pois, permitiu abrir o horizonte da empresa para estabelecer uma cultura organizacional forte.

Palavras-chave: diagnóstico do ambiente, metodologia, cultura organizacional

LISTA DE FIGURAS 

Figura 1 – Organograma Organizacional da Empresa Aquárius........................................        10

Figura 2 – Matriz SWOT....................................................................................................        10


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        8

1.1  OBJETIVOS DO TRABALHO        8

1.2  OBJETIVO ESPECÍFICO        8

2.        DADOS DA EMPRESA        11

3.        MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA        11

4.        ORGANOGRAMA ORGANIZACIONAL        

5.        DEPARTAMENTOS DA EMPRESA E SUAS FUNÇÕES        11

6.        ANÁLISE SWOT        13

7.        PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES        13

8.        CONCLUSÃO        13

9.        REFERÊNCIAS        13

     

   

1.  INTRODUÇÃO

Devido à constante necessidade de monitoramento do ambiente de trabalho, bem como de avaliação regular e adaptação às turbulências do mesmo, se faz necessário que o gestor saiba exatamente o que se passa não apenas fora, mas principalmente na organização interna da empresa.

Para que se chegue a este fim, é necessário que se faça uso de uma importante ferramenta para os administradores que é o diagnóstico organizacional. Tal ferramenta é fundamental para manter o gestor a par de tudo o que possa afetar de alguma maneira a longevidade e o andamento da sua empresa.

                        No âmbito interno devem-se analisar e verificar tanto os pontos fortes quanto os pontos fracos da empresa, podendo assim focar as qualidades e reforçar o que for mais problemático. No âmbito externo é importante estar bem posicionado em relação as ameaças e oportunidades inerentes a empresa, buscando as melhores maneiras de evitar ou usufruir de tais situações. O processo de diagnóstico interno e extemo deve também ser integrado, contínuo e sistêmico.

De acordo com Rosa (2001, p. 05), “Diagnóstico empresarial é o levantamento e análise das condições de uma empresa com a finalidade de se avaliar qual é o seu grau de saúde ou eficiência”. Assim sendo, através dele é possível verificar a existência de problema ou disfunções que estão afetando os resultados da organização, bem como fornecer indicadores para ações interventivas que colaborem com a supressão das queixas.

Neste contexto, este estudo busca diagnosticar as atividades e identificar qual é a estrutura e quais as características do ambiente de trabalho da empresa.

  1. Objetivos do Trabalho

Identificar, por meio do diagnóstico organizacional, fatores de melhoria da empresa Aquárius, mapeando o ambiente organizacional, com o intuito de otimizar os processos internos, aumentando assim a produtividade e a satisfação dos colaboradores.

1.2 Objetivo Específico  

  • Identificar melhorias no processo operacional
  • Identificar melhorias no processo motivacional
  • Identifcar melhorias organizacionais

2.  DADOS DA EMPRESA

Centro Esportivo Aquárius, com sede em São Paulo, é uma empresa de médio porte, atuante no mercado de natação a mais de 15 anos, realizando serviços de natação infantil, adulto e hidroginástica.

3.  MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA

De acordo com site Dicionário Financeiro, “Missão, visão e valores são os princípios fundamentais que norteiam uma organização. Eles indicam a forma como a empresa quer se posicionar no mundo e ser reconhecida por seus clientes, colaboradores e parceiros”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (50.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com