TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nova Friburgo Country Clube

Por:   •  4/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

O Nova Friburgo Country Clube é um dos mais tradicionais clubes de Nova Friburgo e um dos pontos turístico localizado na cidade.

Antigamente era a residência de campo do Barão de NF , Antonio  Clemente Pinto, considerado o quarto homem mais rico do Brasil no período imperial, durante a segunda metade do século XIX.  o Casarão construído em 1860, em frente à Praça Getúlio Vargas, pelo arquiteto alemão Gustave Waehneldt e o jardim projetado pelo paisagista  francês Auguste Glaziou, o mesmo idealizador do projeto da Quinta da Boa Vista na cidade do Rio de Janeiro.

Não foi construída para servir de moradia, mas um espaço para eventos sociais,  realizava festas, bailes, concertos, quando a aristocracia carioca e membros da realeza se encontravam.

Naquela época chamavam a residência de  Chácara do Chalet, devido a sua arquitetura, mas tarde quando a residência foi passada como herança a seu filho eles a chamavam de Parque São Clemente, pois o seu filho era Conde de São Clemente.

Em 1883, recebeu a visita ilustre do imperador Dom Pedro II em um baile de inauguração da segunda estacao da estrada de ferro de Cantagallo e qdo teve uma inauguração elétrica em Campos. ( uma das curiosidades)

Após pertencer a 4 gerações da família, em 1913 a propriedade foi vendida pelos sucessores do Barão de Nova Friburgo  para o empresário Eduardo Guiinle, integrante da tradicional família Guinle, mas tarde o seu filho, Carlos Guinle, cedeu a mansão do Parque São Clemente que seu pai havia comprado para ali ser instalado o Nova Friburgo Country Clube.

Em 20 de abril de 1957 foi fundado o nova Friburgo country club. Portanto, há mais de 150 anos.

 O Country não é apenas um clube social, esportivo, cultural. É um clube histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como um dos espaços mais bem cuidados e preservados do país.

A área possui 225 mil metros quadrados, dos quais 90 mil fazem parte de um jardim.

numa extensa área de 3,87km².

O seu patrimônio é hoje gerido por uma sociedade civil sem fins lucrativos - o Nova Friburgo Country Clube.

 Além de ser um dos cartões postais da cidade, o local é também promove festas e eventos. Parte do Nova Friburgo Country Clube é aberta à visitação pública, enquanto algumas de suas dependências funcionam exclusivamente para quem é sócio.

O clube oferece aos sócios : piscina, sauna, salão de festas, campos de futebol, quadras poliesportivas, quadra de basquete, três quadras de tênis e quadras de squash.

O clube oferece aos sócios e aos visitantes um espaço de lazer, esporte e convívio social. Tem bosques com trilhas para caminhadas, muitas pessoas tiram fotos de formatura, casamento , é uma área de muito verde, lagos, cascata, animais silvestres, micos, pássaros, patos, gansos, ficam soltos, na natureza. Fazem piquenique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com