TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimonio Historico

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

A). Qual a importância de se conservar e, principalmente, preservar o patrimônio cultural de uma destinação turística?

Preservar o patrimônio cultural é algo de enorme importância para o crescimento social e cultural de um povo, pois os bens culturais retêm todo um conjunto de informações. Eles podem refletir crenças, ideias e costumes, além de demonstrar um determinado gosto estético ou algum tipo de conhecimento tecnológico, e servir como documento das condições sócio-políticas e mesmo da econômica das civilizações.

B). Você conhece locais em que se pode verificar o desenvolvimento e sustentável de uma região, por meio da valorização do patrimônio? Elabore um comentário em defesa desta atitude, tomando como referência, os conteúdos estudados.

Como eu moro em São Paulo, aqui tem vários patrimônios, eu já visitei vários, pois gosto muito de pesquisar sobre museus e patrimônios históricos, vou citar alguns:

Conjunto do Ipiranga: Parque da Independência

O Parque da Independência, inaugurado em 1988 no bairro do Ipiranga faz parte do patrimônio histórico nacional brasileiro. Abriga o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência, jardins e a Casa do Grito. Um jardim projetado em estilo francês une o museu e o monumento aos outros edifícios existentes no local, que abrigam um viveiro de plantas e um museu de zoologia. Localizado em terreno rebaixado, o jardim proporciona grande impacto visual em conjunto com o prédio do Museu.

MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (O Museu de Arte de São Paulo foi criado por Assis Chateaubriand que o instalou, inicialmente, em 1947, nas dependências dos Diários Associados. Durante a administração de Adhemar de Barros, em 1959, a Prefeitura cedeu uma área do Trianon para a construção da sede definitiva do museu, inaugurado em 7 de novembro de 1968. O edifício sede do museu é um ícone da cidade de São Paulo. Em 2003 foi tombado pelo IPHAN. Além de museu, o MASP é um centro cultural que proporciona diversas atividades ao público, como escola de arte, ateliês, espetáculos de dança, música e teatro, palestras e debates, cursos para professores, entre outras tantas atividades realizadas durante todo o ano.

Igreja e Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Bento, localizado no Largo de São Bento, no Centro de São Paulo, é um dos edifícios históricos mais importantes da cidade. Forma um conjunto com a Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção, o Colégio de São Bento e a Faculdade de São Bento. Os monges vivem em oração, estando sempre de prontidão para receber hóspedes e visitantes, acolhendo ainda os que vêm à vida de oração, retiro, ou os que procuram orientação espiritual ou confissão. A Igreja de São Bento foi construída em 1598.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com