TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontue as funções e atribuições de um Guia de Turismo, numa excursão de ônibus, de 5 (cinco) dias, para um grupo de 35 pessoas da 3ª idade, de Campinas, SP, com destino a Caldas Novas, GO.

Por:   •  13/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 3

Pontue as funções e atribuições de um Guia de Turismo, numa excursão de ônibus, de 5 (cinco) dias, para um grupo de 35 pessoas da 3ª idade, de Campinas, SP, com destino a Caldas Novas, GO.

O papel do guia de turismo, segundo a apostila “Práticas de Turismo” do Curso Soer, é o de acompanhamento dos turistas, “servindo como líder e animador do grupo”, com um perfil de liderança criativa e capaz de proporcionar uma experiência de qualidade e que administre as adversidades das viagens.

        Suas funções como Guia se iniciam antes mesmo de receber o grupo, uma vez que a organização do conjunto da documentação necessária e do conforto e segurança do ônibus precisa, necessariamente, passar pela averiguação e análise do Guia de Turismo.

        Ademais, após as providências indispensáveis para o inicio da viagem, o Guia tem a função de esclarecer sobre as regras e o roteiro da viagem, para que todos iniciem sua experiência de forma orientada.

        Em seu trabalho durante a viagem, o Guia de Turismo deve atuar como uma liderança facilitadora na apresentação e comunicação dos passageiros, a fim de criar um clima amistoso e vibrante, ficando atento as paradas obrigatórias determinadas pela EMBRATUR e na orientação do grupo nesses momentos.

        No caso em questão, o Guia de Turismo está fazendo uma excursão de ônibus para Caldas Novas, em Goiás, e as informações relativas à cidade, como localização geográfica, aspectos históricos, população, atrações turísticas, etc, devem ser transmitidas com excelência pelo Guia. Além de orientar quanto a segurança do desembarque dos passageiros, bem como alinhar e sintonizar os procedimentos da viagem com a rede hoteleira e com o grupo de pessoas guiado.

        Necessário destacar que o Guia tem que ficar atento quanto aos procedimentos das refeições, uma vez que se o serviço foi contratado previamente ou não, terá uma diferença na atuação do guia.

        Nos passeios opcionais, o Guia deve adequar o passeio ao perfil do grupo guiado e medir a “temperatura” da opção para medir o sucesso do passeio, que deve ser previamente organizado, com o preparo do grupo para chegar neste local, seja do ponto de vista das informações do lugar, do que é necessário para fazer o passeio com conforto e até de como serão viabilizados elementos necessários, como por exemplo, a refeição do grupo.

        Chegando nos lugares programados, o Guia tem a função de garantir a segurança inicial do grupo e do sucesso daquele passeio, combinando e verificando com todos os responsáveis se todas as questões necessárias para um bom roteiro estão devidamente alinhados.

        Esses procedimentos devem ser feitos todos os dias da viagem, bem como deve ser realizado os passos para um retorno tranquilo para o hotel, agradecendo sempre a colaboração de todos e garantindo que o translado seja feito sempre com segurança pelos passageiros.

        Após findar os roteiros da viagem, o Guia tem a função de organizar junto a rede hoteleira o check out do grupo de pessoas, averiguar as condições físicas e documentais do ônibus, a fim de garantir todos procedimentos necessários para um bom retorno, de igual forma como é realizado no início da viagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com